quinta-feira, 16 de julho de 2015

«VISITA DE PM DE CABO VERDE» "MELHOR FORMA DE HOMENAGEAR AMÍLCAR CABRAL É REFORÇAR A COOPERAÇÃO ENTRE GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE", DEFENDE JOSÉ MARIA NEVES


Bissau 16 Jul15 (ANG) - O Primeiro-ministro cabo-verdiano defendeu hoje que a melhor forma de homenagear Amílcar Cabral é reforçar os laços de cooperação para o desenvolvimento da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

José Maria Neves que falava à imprensa depois de ter depositado coroas de flores junto a campa de Amílcar Cabral, fundador das nacionalidades da Guiné e de Cabo-Verde, no Mausoléu da Amura, lembrou que Cabral dizia que a independência é muito mais que ter umo hino e uma bandeira. 

“A independência deve significar melhoria da qualidade de vida e sobretudo a dignidade das pessoas. É nessa linha que temos de trabalhar reforçando as relações para que Cabo Verde e Guiné-Bissau possam se desenvolver para que os seus cidadãos vivessem com mais nobreza “disse o Primeiro-ministro de Cabo Verde.

José Maria Neves declarou que a sua expectativa em relação a esta visita é muito elevada e, disse que têm a obrigação de fazer muito mais para o reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois governos nos mais variados domínios, desde administração pública, da reforma do estado, governação eletrónica, o domínio da segurança social, agricultura, comercio .

“Dentro das nossas possibilidades, eu e o Primeiro-ministro da Guiné, Domingos Simões Pereira com seu governo e as autoridades da Guiné-Bissau, vamos tudo fazer para reforçar essas relações. Já temos as ligações aéreas e vamos ver agora as ligações marítimas para reforçar as trocas “ referiu o Chefe do governo cabo-verdiano.

Neves confirmou o apoio do seu país em relação ao processo de reformas no país, salientando que independente do apoio no quadro da CEDEAO, o seu país disponibilizou um fundo para a reforma das forças armadas e de segurança,e que também está disponível para apoiar a reforma na administração pública e a reforma do estado, designadamente a segurança social dos funcionários públicos .

“Estamos disponíveis a receber jovens guineenses nas nossas escolas de formação profissional, nas áreas do turismo, energias renováveis, de transformações de produtos agrícolas, e isso tudo pode acontecer já no próximo ano escolar ou seja no mês de Outubro próximo” garantiu José Maria Naves. 

O Primeiro-ministro de Cabo-Verde disse que colocar coroas de flores em homenagem a Amílcar Cabral na sua terra natal, é também homenagear o povo da Guiné-Bissau, por tudo que fez pela independência de Cabo-verde.

“Comemoramos este ano os nossos 40anos de independência, e temos uma enorme dívida para com o povo guineense, pelos contributos e sacrifícios consentidos para a nossa liberdade e estamos aqui para agradecer todo esses apoio ,e homenageando Amílcar Cabral estamos também a fazer o mesmo com esta grandiosa luta pela liberdade dos nossos dois países “ vincou José Mária Naves.

José Maria Neves chegou à Bissau esta madrugada para uma visita de quatro dias que o leva à algumas cidades do interior da Guiné-Bissau. 

Sem comentários:

Enviar um comentário