quinta-feira, 16 de julho de 2015

"VIM AGRADECER AO POVO GUINEENSE PELO CONTRIBUTO DADO À INDEPENDÊNCIA DE CABO-VERDE", DIZ JOSÉ MARIA NEVES


Bissau,16 Jul 15 (ANG) - O Primeiro-ministro de Cabo-Verde que hoje iniciou uma visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau, disse que se encontra no país para agradecer ao Governo e povo guineense pelo “enorme contributo dado à independência de Cabo-Verde”.

José Maria Neves que falava à imprensa após o primeiro encontro que manteve com o seu homologo guineense, Domingos Simões Pereira, disse que os dois países fizeram uma luta comum pela libertação, sob a condução de Amílcar Cabral e que permitiu que hoje Cabo-Verde esteja livre e independente.

"Esta minha visita visa igualmente manifestar a nossa satisfação e podermos felicitar ao Primeiro-ministro da Guiné-Bissau pelos ganhos que o país tem tido nos últimos meses", enalteceu.

Maria Neves sublinhou que é extremamente importante recuperar a confiança e a credibilidade da Guiné-Bissau no plano internacional, acrescentado que, para o efeito, têm acompanhado os esforços do Governo e das autoridades do país no sentido de resgatar a credibilidade do povo guineense e dar um forte contributo para o seu desenvolvimento.

"Queremos ainda felicitar ao Primeiro-ministro pela realização da Mesa Redonda de Bruxelas e os resultados que foram obtidos e que mostram que a Guiné-Bissau está no bom caminho no sentido do seu desenvolvimento", explicou.

José Maria Neves reafirmou o comprometimento do Governo de Cabo Verde no sentido de reforçar as relações de amizade e cooperação intergovernamental, económica e empresarial entre os dois povos.

"Espero que até ao final desta visita que conseguiremos assinar os acordos necessários para que estas relações reforcem e se consolidem", afirmou.

Por sua vez, o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira disse que a visita do seu homólogo cabo-verdiano representa sobretudo um momento para a realização das oportunidades que se abrem e confirmar vários acções que já tinham sido abordadas e tratadas pelas estruturas dos dois países.

Simões Pereira disse que as comemorações do 05 de Julho, festa de Independência de Cabo Verde, com ganhos concretos faz-lhe pensar que, de facto, as autoridades da Guiné-Bissau estão interessados em inspirar de exemplos positivos de Cabo Verdes para construir um percurso de amizade e cooperação para o desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário