terça-feira, 14 de julho de 2015

«PARLAMENTO GUINEENSE» DEPUTADOS APROVAM LEI SOBRE REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS


Bissau, 14 Jul 15 (ANG) - Os Deputados da Nação aprovaram segunda-feira, por unanimidade, o projecto-lei sobre capacidade de realização da eleição autárquica na Guiné-Bissau, prevista para 2017. 

Em entrevista à ANG, o deputado Mandu Camará , da bancada do PAIGC disse que a aprovação desta lei vai permitir aos guineenses gerirem os seus bens locais. 

Mandu Camará acrescentou que a autarquia é um poder através do qual cada região vai estar a altura de seguir o seu destino próprio com a finalidade de promover o desenvolvimento local através de iniciativas próprias.

“Para ter uma câmara cada cidade deve ter pelo menos um centro de saúde, um estadio de futebol, mercado e agências bancárias. Existem cidades que reúnem as condições de ter câmara”, disse Camará . 

O deputado ainda destacou que os municípios precisam de ter , infraestrutura, recursos humanos e financeiros para poder funcionar como uma câmara autónoma.

Mandu Camará considerou que as autarquias na Guiné-Bissau, só vão trazer ganhos para país, acrescentando que cada local vai ter oportunidade de poder discutir e decidir os problemas que afectam as suas localidades.

“A autarquia no país irá evitar igualmente o êxodo dos quadros da zona rural, vai permitir menos aglomeração dos mesmos na capital , Bissau a procura de melhores condições de vida”, disse o deputado do PAIGC.

Por sua vez, o Deputado do PRS Tumane Baldé considerou a aprovação da lei autárquica de um acto positivo, sublinhando que irá permitir a descentralização do poder no país. 

“Estou convicto de que a implementação da autarquia no país vai dar um bom resultado porque o povo da Guiné-Bissau já estava a viver a autarquia de uma forma indirecta uma vez que existem sectores em que não funcionam a instituição estatal mas que conseguiram criar as suas escolas e que estão a viver normal”, explicou Tumane Baldé.

Sem comentários:

Enviar um comentário