domingo, 28 de junho de 2015

GUINÉ-BISSAU: PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 74% NO 1º TRIMESTRE

Reuniao do CNC

Bissau (24 Jun) - A produção industrial da Guiné-Bissau registou um crescimento de 74 por cento no decurso do primeiro trimestre de 2015, tendo a actividade comercial registado um aumento de 12,6 por cento.

Estes dados foram divulgados quarta-feira em Bissau pelo Chefe do Estudos Estatísticos do Banco Central da África Ocidental (BCEAO).

Henrique Horta que falava no final da segunda sessão ordinária do Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau (CNC-GB), disse que as receitas fiscais registaram um aumento nos primeiros três meses do ano e que as despesas inscritas em sede de Orçamento de Estado registaram uma redução.

Justificou que tudo isto se deve aos investimentos públicos em curso, nomeadamente, a reabilitação das vias urbanas de Bissau e a melhoria no fornecimento da energia no país.

“O défice da balança comercial situou-se em 6 mil milhões de francos CFA contra 14,6 mil milhões durante o primeiro trimestre de 2014. Globalmente, a actividade económica registou uma melhoria nos três primeiros meses deste ano”, informou Henrique Horta.

O Chefe dos Estudos Estatísticos do BCEAO garantiu que se a tendência observada no primeiro trimestre se mantiver a economia da Guiné-Bissau poderá crescer este ano 4,7 por cento contra os 2,9 por cento de 2014.

Por outro lado, Henrique Horta confirmou que a evolução dos créditos permanece tímida devido ao importante nível do crédito mal parado na carteira dos Bancos comerciais em consequência da situação do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Horta sublinhou que devido a referida situação, o CNC-GB sentiu a necessidade de aumentar o financiamento à economia com o objectivo de melhorar a procura interna e de permitir igualmente o financiamento das suas actividades.

Acrescentou que o Conselho solicitou igualmente a prossecução das acções com vista ao reforço e garantia de um desenrolar satisfatório da campanha de comercialização da castanha de cajú e de um acelerar das reformas e execução de projectos públicos que promovam o emprego e o crescimento económico.

A Segunda secção ordinária do Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau foi presidida pela Secretária de Estado de Orçamento e Assuntos fiscais, Tomásia Manjubá.

http://gov.gw/

Sem comentários:

Enviar um comentário