segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"HOMENAGEM": UM GRUPO DE JOVENS (DE CANCHUNGO) GUINEENSES QUEREM HOMENAGEAR O 'PADRE' JOSÉ MARQUES HENRIQUES NO DIA 5 DE OUTUBRO EM LISBOA


Um grupo de jovens de diferentes gerações pertencentes a comunidade de Canchungo, residente em Portugal, tomou a iniciativa de organizar a homenagem do Pe. José Marques Henriques para 5 de Outubro de 2014 no Seminário da Luz em Lisboa com o seguinte programa: 



· Missa: 12h30 -13h30

· Almoço convívio: 13h 45 - 15h

· Entrega de Prenda: 15h 30 

· Representação teatral: 16h 

· Encerramento: 17h

Esta homenagem é um sinal de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Pe. Henriques para a nossa formação cristã, social, humana e a promoção dos valores humanistas juntos dos jovens. Aprendemos muito da vida com ele, quando nos dizia a “verdade vos libertará”. Aprendemos muito cedo o sentido da vida (amar uns aos outros, trabalhar, viver em comunhão, solidariedade, Paz e a respeitar os valores universais – particularmente os Direitos humanos,…). 

A nossa gratidão por tudo o que nos ensinou e pelos 44 anos de evangelização nas terras da Guiné e, em particular na cidade de Canchungo (Norte) a 36km de Bissau. Que Deus te proteja sempre, dê saúde e muitos anos de vida. 

Este grupo de jovens, preocupado com as carências dos seus irmãos em Canchungo, teve a iniciativa de angariar fundos que permitiram a compra de um computador, impressora e consumíveis que foram oferecidos à Escola Católica “Antero Sampaio” em Canchungo. Esta oferta vai permitir os professores realizarem os seus trabalhos administrativos e pedagógicos com eficiência e eficácia.

De seguida, vem um texto biográfico do Padre Henriques que espelha a sua vida e o trabalho desenvolvido na Guiné-Bissau entre 28 de Outubro de 1970 a 05 de Julho de 2014.

Lisboa, 13 de Setembro de 2014

A Organização

Arnaldo Afonso da Costa(arnaldo.costaesc@iol.pt )

Contactos: Arnaldo - 961287345; Miguel - 964876879; Samory - 966621672 e Dina - 969497518

DADOS BIOGRÁFICOS DO P. JOSÉ MARQUES HENRIQUES

Nasceu na Freixianda, Concelho de Ourém, Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima, no dia 03 de Agosto de 1944; ingressou no Seminário Menor Franciscano em Braga (Colégio de Montariol), em Setembro de 1957; entrou no noviciado, em Varatojo (Torres Vedras), ano da abertura do Concílio Vaticano II (Agosto de 1962); tirou o Curso de Filosofia em Leiria, entre 1963 e 1966, seguindo depois para Lisboa, onde estudou Teologia no ISEE (Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos, do qual sairiam, mais tarde, os professores e alunos, para integrarem o Corpo docente e discente da Universidade Católica, acabada de ser criada); no dia 08 de Dezembro de 1967 professou solenemente na Província Portuguesa da Ordem Franciscana; no dia 17 de Maio de 1970, foi ordenado sacerdote na Sé Catedral de Lisboa, pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

No dia 28 de Outubro de 1970 chegou à Guiné-Bissau, sendo colocado na Missão Católica como coadjutor do Pároco da Catedral e professor de Religião e Moral no Ciclo Marechal Carmona (actual ciclo Salvador Allende) e no liceu Honório Barreto (actual liceu Kwame NKrwma); em Outubro de 1973, foi transferido para Canchungo, como coadjutor do P. Faustino Rodrigues Mendes e professor de português no ciclo local, até meados de Dezembro desse mesmo ano, data em que foi mobilizado para prestar serviço militar; assim, seguiu imediatamente para Lisboa, a fim de aí frequentar a Academia Militar; no dia 27 de Abril de 1974, dois dias depois do 25 de Abril, viria para a Guiné como capelão, sendo colocado na Região de Bula, Canchungo e Cacheu, onde deu assistência espiritual a três batalhões; em Outubro deste mesmo ano 1974, regressou a Portugal, despindo a farda militar e passando, assim, definitivamente à disponibilidade.

Em Janeiro de 1975, voltaria de novo para a Guiné-Bissau, sendo colocado, mais uma vez, na Sé Catedral, como coadjutor e assistente do chamado Grupo de Jovens Cristãos, que já tinha acompanhado nos anos anteriores; em julho deste mesmo ano seria transferido para Canchungo, a fim de aí assumir as funções de pároco, já que o P. Faustino Rodrigues Mendes havia decidido deixar definitivamente a Guiné.

Em Canchungo permaneceu como Pároco até Dezembro de 1999, data em que foi transferido para Bissau, a fim de tomar conta da Paróquia de S. Francisco de Assis, em Antula. Aí esteve até 13 de Dezembro de 2003, data em que foi criada, sob sua proposta, a paróquia de Santa Luzia, da qual ele foi nomeado primeiro pároco. Em Dezembro de 2004, voltaria, mais uma vez, para Canchungo, para aí assumir as funções de pároco e Director da Escola de Ensino Básico «Prof. Antero Sampaio». Em 09 de Julho de 2009, e sob sua proposta, a paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Cacheu, com sede em Canchungo desde 31 de Julho de 1951, voltaria a ter a sua sede em Cacheu, separando-se dela o Sector de Canchungo, que constituiria uma nova paróquia com o título de Santo António de Canchungo. O P. José Henriques continuaria como pároco, mas, agora, apenas de Cacheu, até Setembro de 2012, data em que foi colocado em Bissau, como pároco da Catedral. 

Enquanto pároco em Canchungo e Cacheu, o P. José Marques Henriques iniciou a catequese em várias tabancas (aldeias) e fundou algumas pequenas comunidades, como: Bianga, Mata, Capó, Bachil, Churobrique, Pandim, Biacha, Cabienque, Blequisse, Chulame, Bará, Benitche.

Em 05 de Julho de 2014, despede-se da Guiné-Bissau, numa cerimónia realizada na Catedral de Bissau, em que foi homenageado pelo Primeiro-Ministro e alguns Quadros católicos, regressando definitivamente a Portugal, por já não se sentir com forças suficientes para continuar a sua Missão na Guiné-Bissau. É, no entanto, com muita mágoa e saudade que deixa a Guiné, mas sem a abandonar, porque a leva em seu coração.

P. José Marques Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário