sábado, 27 de setembro de 2014

GUINÉ-BISSAU: MISSÃO INTERNACIONAL DÁ NOTA POSITIVA A NOVO AMBIENTE POLÍTICO NO PAÍS



Bissau - Uma missão conjunta de organizações internacionais que este mês visitou a Guiné-Bissau considera positivo o ambiente político de conciliação que existe depois das eleições deste ano, referiu nesta sexta-feira à Lusa o representante da União Africana no país.

"A missão constatou que há uma nova linguagem criada pelo governo", com o executivo sensível ao diálogo e ao processo de reconciliação nacional, realçou Ovídio Pequeno.

A comitiva juntou em Bissau membros da União Africana (UA), Organização Internacional da Francofonia, Nações Unidas e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) entre 15 e 19 de Setembro. 

Apesar de não estar representada, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi também informada a par e passo dos trabalhos que decorreram, referiu Ovídio Pequeno.  

Foi também dada nota positiva ao facto de os principais partidos reconhecerem que há um "entendimento para permitir ao país sair da situação de crise".

Por entre diversos assuntos, a missão abordou com as autoridades guineenses temas sensíveis como a Justiça, reforma militar ou a renovação da força multinacional de estabilização (ECOMIB) que está no país, mas disse aguardar as decisões que venham a ser tomadas pelos órgãos de soberania.



Esta foi a terceira missão de avaliação à Guiné-Bissau nos últimos dez meses, mas desta vez para analisar a retoma da ordem constitucional após a realização de eleições gerais e para avaliar os planos do Governo para o relançamento económico do país. 

As avaliações anteriores foram feitas ainda na vigência do governo de transição criado na sequência do golpe militar de 2012.


Sem comentários:

Enviar um comentário