segunda-feira, 11 de agosto de 2014

"ENSINO SUPERIOR NA GUINÉ-BISSAU": CERCA DE 300 FINALISTAS DA ENA RECEBEM DIPLOMAS


Bissau, 11 Ago 14 (ANG) – Duzentos e noventa e Sete finalistas da Escola Nacional da Administração (ENA) receberam sexta-feira os respetivos diplomas de curso médio nas áreas de Contabilidade e Administração Publica.

Do ano 2013/2014 sob o lema “ Valorizem-nos, porque o futuro da administração guineense está nas nossas mãos.

O Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica Fernando Dias, que presidiu a IV cerimónia de entrega dos diplomas afirmou que se deve apostar seriamente na formação do homem guineense que segundo ele implica maior investimento no sector educativo.

Aos recém-formados, Fernando Dias disse que têm um papel muito importante a desempenhar na reforma da Administração Pública em curso e consequentemente no desenvolvimento do país e que, espera muito das suas contribuições.

“O governo ao criar a Secretaria de Estado do Ensino Superior e de Investigação Cientifica demonstrou de forma clara e suficiente que vai dar toda atenção ao ensino superior, “ assegurou Dias.

Aquele responsável garantiu que é prioridade do atual executivo dar uma maior atenção ao sector educativo principalmente na qualificação de docentes, criação de uma rede escolar de excelência de forma a elevar a performance das instituições nacionais de ensino ao nível dos padrões internacionalmente reconhecidos.

No que se refere a Escola Nacional de Administração no quadro do projeto PARCA (Projecto de apoio ao Reforço da Capacidade da Administração Pública), Fernando Dias revelou que o governo tem vindo a manter contatos com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) com vista ao desbloqueamento do fundo alocado ao projeto para a reabilitação da escola, equipamento e formação de docentes para a pós-graduação.

Por sua vez o diretor da ENA, Braima Sanha, encorajou aos recém-diplomados a não desanimarem perante as dificuldades do mercado de trabalho.


Em nome dos estudantes, Bacar Djaura disse que estão ansiosos e preparados para contribuir nos sectores públicos e privados do país. ANG/FGS/SG

1 comentário:

  1. Fernando Luis Justino Coelho11 de agosto de 2014 às 23:48

    Parabéns pelo esforço e dedicação destes novos jovens formandos , vocês são o futuro da GUINÉ BISSAU .... BEM HAJAM

    ResponderEliminar