quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Rede de exploração ilegal de pedras preciosas desmantelada em Bafatá.
Advogado do ex-primeiro-ministro Aristides Gomes admite pressão sobre ONU em Bissau
Idriça Djaló ataca “devastadores” das florestas
ADVOGADOS DE ARISTIDES GOMES ACUSAM UNIOGBIS DE NÃO REPORTAR SITUAÇÃO POLÍTICA A NOVA IORQUE
O porta-voz do coletivo de advogados do antigo primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, acusou as agências das Nações Unidas na Guiné-Bissau, em particular, o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) de não reportarem a Nova Iorque e a Genebra o que acontece realmente na Guiné-Bissau, devido à pressão do poder político guineense.
Luís Vaz Martins fez estas acusações na sua declaração aos jornalistas esta quarta-feira, 28 de outubro de 2020, depois da apresentação de uma queixa crime contra o delegado do Ministério Público, Jocelino Pereira, que os advogados de ex-primeiro-ministro acusam de ter cometido os crimes de falsificação, abuso de poder, usurpação de funções públicas, sequestro e restrição ilícita de direitos.
“Nós temos a certeza de que se fizessem uma abordagem fiel daquilo que está a acontecer relativamente à perseguição, de certeza que ao nível superior, teria havido uma tomada de posição das Nações Unidas”, disse Luiz Vaz Martins.
O porta-voz do coletivo de disse que o processo contra o seu constituinte é “perseguição política” para de seguida dizer que o ministério público não pode estar a identificar de forma seletiva, as suas vítimas.
Acrescentou que esperam um impulso deste processo da parte do ministério público para que o acusado possa ser responsabilizado, adiantando que acredita na justiça e caso for arquivado o processo vão acionar os mecanismos previstos na lei para entrar com um processo privado sem o acompanhamento do ministério publico.
Informou aos jornalistas que o seu constituinte está bem e sereno com consciência de que o processo é apenas mais uma perseguição, à semelhança de vários outros de que foi alvo no passado e com convicção de que a justiça um dia será feita.
De acordo com o documento entregue aos jornalistas, o coletivo de advogados exige ao Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, a instauração de procedimento criminal contra o coordenador do Ministério Público junto ao Tribunal Regional de Bissau, para que este possa ser julgado pela prática de crimes contra o antigo Primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M
Conosaba/odemocratagb
ONU QUER CONTINUAR A AJUDAR NA EFECTIVAÇÃO DA PAZ NA GUINÉ-BISSAU
«MENHÉR MENHÉR» Guiné-Conacri: Impasse continua com propostas rejeitadas
PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA PROMETE TRAZER AO PÚBLICO OS ACTORES MORAIS DA VANDALIZAÇÃO DA RÁDIO CAPITAL FM
MINISTRO DA ECONOMIA NEGA QUE O PAÍS POSSUÍ DÍVIDA EXTERNA QUE RONDA OS 80% DO PIB
Presidente da Guiné-Bissau promete reforçar poder tradicional no país
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Ministro das finanças revela que receitas internas estão "muito baixas"
DSP EM ANGOLA
Breaking News : DSP Presidente PAIGC esta em Angola para uma visita de trabalho, onde manteve encontro com o presidente Angolano João Lourenço no palácio de Planalto.
Cabo Verde-Autarquias/MpD perde câmara da Praia para PAICV Bissau, 26 Out 20 (ANG) - O MpD perdeu a liderança em cinco das 18 câma ras que detinha nas eleições municipais de domingo em Cabo Verde, incluindo a capital Praia, que passou para as mãos do PAICV, partido que aumentou de duas para oito câmaras.
NA GUINÉ-BISSAU, LANÇADA A 1ª . PEDRA PARA A CONSTRUÇÃO DA AVENIDA MACKY SALL
Foi feito hoje o lançamento da 1ª pedra para a construção da Av. Macky Sall, pelo Ministro das Obras Públicas, na presença de vários membros do Governo, do Embaixador do Senegal e de representantes da empresa Areski.
Governo lança pedra para construção da Avenida Macky Sall
Depois da polémica à volta de atribuição de nomes a duas ruas da capital guineense, o governo da Guiné-Bissau lançou esta terça-feira (27.10), a primeira pedra para a construção da Avenida com o nome do presidente senegalês, Macky Sall.
O Ministro das Obras Públicas, Fidelis Forbs, disse que o ato demonstra o estado da relação de cooperação e da solidariedade entre a Guiné-Bissau e o Senegal:
“Este ato de profundo simbolismo consubstancia-se na criação de condições para a melhoria de vias urbanas de Bissau, demonstrando inequivocamente o estado da relação de amizade, cooperação e da solidariedade entre as repúblicas irmãs do senegal e da Guiné-Bissau”, afirmou Fidelis Forbs.
O governante aponta ainda a prioridade do governo liderado por Nuno Nabiam:
“Para o governo da Guiné-Bissau, a construção das infraestruturas para os diferentes setores, tanto públicos como privados, constitui a base e o suporte do desenvolvimento do nosso país”, afirmou o ministro, no ato assistido pelo presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Intchama.
Por ocasião dos 47 anos da independência da Guiné-Bissau, no dia 24 de setembro, foram inauguradas duas avenidas na capital guineense, atribuídas os nomes dos presidentes da Nigéria e do Senegal. A decisão das autoridades gerou muita polémica e fio contestada pela sociedade civil e ativistas políticos.
Por CNEWS
«ENTREVISTA - 27 DE SETEMBRO DE 2016» MAMADÚ BOBO DJALÓ, UM DOS MELHORES FUTEBOLISTAS DA GUINÉ-BISSAU, APELA O ENTENDIMENTO ENTRE OS POLITICOS PARA O BEM DO PAÍS
O percurso de Bobó em Portugal:
1980/81: Vilanovense (Juniores)
1981/82: FC Porto (Juniores)
1982/83: Águeda
1983/84: FC Porto, 8 jogos (2 golos)
1984/85: Varzim, 26 jogos
1985/86: V. Guimarães, 30 jogos (5 golos)
1986/87: Marítimo, 23 jogos
1987/88: Marítimo, 21 jogos (2 golos)
1988/89: Estrela da Amadora, 31 jogos (2 golos)
1989/90: Estrela da Amadora, 33 jogos
1990/91: Boavista, 32 jogo (1 golo)
1991/92: Boavista, 30 jogos
1992/93: Boavista, 41 jogos
1993/94: Boavista, 37 jogos
1994/95: Boavista, 26 jogos (1 golo)
1995/96: Boavista, 10 jogos
1996/97: Boavista/Gondomar
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Guiné-Conacri/Alpha Condé declarado vencedor das presidenciais Bissau, 26 Out 20 (ANG) - Alpha Condé venceu as eleições presidenciais de 18 de Outubro na Guiné-Conacri com 59,49% dos votos, de acordo com os resultados preliminares completos publicados sábado pela comissão eleitoral.
POPULARES DENUNCIAM NOVA INVASÃO DOS MADEIREIROS CLANDESTINOS NAS MATAS DO PAÍS
“É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO”: Sandji Fati
PM DA GUINÉ-BISSAU, ENG. NUNO NABIAM ENCONTRA-SE COM A REPRESENTANTE ESPECIAL DO SECRETÁRIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS NA GUINÉ-BISSAU
ENCONTRO| Com a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Senhora ROSINE H.COULIBALY SORI.
Secretário Estado dos Desportos: “GUINÉ-BISSAU NÃO FOI ÚNICA RESPONSÁVEL PELAS FALHAS DO JOGO CONTRA A ANGOLA”
O Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Florentino Dias, defendeu esta segunda-feira, 26 de outubro de 2020, que a Guiné-Bissau não foi a única responsável pela falha do jogo amistoso entre as seleções “Palancas Negras” de Angola e “Djurtus” da Guiné-Bissau. Para o governante, houve falha de comunicação entre as duas federações de futebol, pelo que ambas as partes devem arcar com as responsabilidades.
Florentino Dias falava numa conferência de imprensa, realizada no palácio do governo para fazero balanço da sua visita de uma semana a Portugal e França. Na ocasião, Dias disse que a não realização de jogos são situações que acontecem em qualquer percurso e espera que Federação de Futebol guineense continue a trabalhar para que a situação de género não volte a acontecer.
O governante assegurou que, de acordo com a informação que recebeu da federação guineense, foram observadas as regras da CAF, assim como as de Portugal em relação ao teste da Covid-19 e os angolanos estavam a exigir algo que,a luz do entendimento da federação guineense, não se podia exigir visto que as regras foram absolutamente observadas. Adiantando que se não tivesse havido problemas da comunicação e de interpretação dos regulamentos, não teria havido dificuldades para a realização do jogo.
Questionado sobre a abertura da nova época desportiva, Florentino Dias informou que os trabalhos com o Alto Comissariado para a Covid-19 já estão muito avançados e que no início do mês de novembro proceder-se-á a abertura da época desportiva, para a retoma da prática do desporto individual e coletivo em dezembro.
Sobre os preparativos para o jogo contra a seleção do Senegal, Dias sublinhou que os mesmos estão a evoluir muito bem, incluindo a criação de condições para que o jogo tenha lugar na data marcada porém, espera a mesma dinâmica da parte técnica, o que tem a ver com a responsabilidade da federação de futebol.
Sobre a sua visita de uma semana a Portugal e França, Florentino Dias disse que a missão visou estabelecer laços de cooperação e aprofundar amizade com os dois países, desde as entidades governamentais, municipais, ONG’s e a comunidade guineense. O governante contou que durante a sua estada em Portugal, teve encontro de trabalho com o seu homólogo português, duas câmaras municipais, a faculdade de desportos, a federação portuguesa de futebol e Sporting Clube de Portugal e em Paris a delegação encontrou-se com duas ONG’s que trabalham na mobilização de recursos para investir na modernização e desenvolvimento de infraestruturas desportivas em Africa.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb