Kano - O líder do Boko Haram proclamou um califado em uma cidade do nordeste da Nigéria tomada pelos insurgentes neste mês, em um vídeo ao qual a AFP teve acesso neste domingo.
"Graças a Alá, que deu a vitória a nossos irmãos em Gwoza e a uniu ao califado islâmico", disse Abubakar Shekau em um vídeo de 52 minutos.
Ele ressaltou que a cidade, no estado de Borno, já "não tem nada a ver com a Nigéria".
"Não vamos deixar a cidade. Viemos para ficar" afirmou Shekau, classificado como "terrorista em escala mundial" pelos Estados Unidos, que oferecem sete milhões de dólares pela sua captura.
O Exército nigeriano afirmou que o anúncio "não tem sentido".
"A soberania e a integridade territorial do Estado nigeriano estão intactas", declarou em um comunicado o porta-voz das Forças Armadas, Chris Olukolade.
Em Abril, o Boko Haram avançou sobre várias regiões e controla zonas inteiras no nordeste do país, onde já não há presença do Exército, segundo relatos de moradores, autoridades locais e especialistas.
Shekau declarou seu apoio ao líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, em um vídeo divulgado em Julho, quando este se autoproclamou "califa" e "líder dos muçulmanos em todo o mundo".
A organização de Shekau sequestrou mais de 200 estudantes em Abril e o paradeiro das jovens ainda é desconhecido.
No vídeo apresentado neste domingo, ele aparece vestido com um uniforme militar e portando um fuzil kalashnikov, diante de três camionetes e junto de quatro milicianos.
Um escritório das Nações Unidas na região confirmou que Gwoza estava em poder dos rebeldes no início deste mês.
portalangop
Sem comentários:
Enviar um comentário