sábado, 12 de abril de 2025
BRAIMA CAMARÁ UM ANIMAL POLÍTICO.
Quatro equipas lutam pelo troféu da Liga dos Campeões africanos
Guiné-Bissau: casa do Presidente da LGDH foi "invadida" por agentes das forças de segurança
Guiné-Bissau: Liga denuncia mortes por hemodiálise, hospital demente
sexta-feira, 11 de abril de 2025
PJ guineense responsabiliza pais por onda de desaparecimentos de crianças
Clube Futebol Os Balantas de Mansoa - em 1981/82
Mais de 8,5 milhões de francos CFA para informatização dos Cartórios Notariais da Guiné-Bissau Bissau, 11/04/2025
EM BREVE, OS SERVIÇOS DO CARTÓRIO NOTARIAL VÃO SER INFORMATIZADOS E DIGITALIZADOS.
Regiões/ Registo Civil através de sistema eletrónico chega a Região de Cacheu
LEMBRETE - Lançamento do livro «JORNAL O NEGRO E O MOVIMENTO NEGRO DA I REPÚBLICA – DESOCULTAR A HISTÓRIA APAGADA»
Lançamento do livro «JORNAL O NEGRO E O MOVIMENTO NEGRO DA I REPÚBLICA – DESOCULTAR A HISTÓRIA APAGADA», do escritor Jorge Fonseca de Almeida, com a chancela da Nimba Edições, coordenação editorial de Luís Vicente.
Data: 11 de abril, sexta-feira, 18h00 | Centro Cultural de Cabo Verde - R. de São Bento 640, 1250-220 Lisboa.
O Negro, O jornal que despoletou um movimento que marcou Portugal.
Em 1911, um conjunto de estudantes Negros lançou em Lisboa um jornal que foi o rastilho de todo um forte movimento antirracista, anticolonial e pela emancipação dos Negros que se estendeu pelas décadas seguintes e que só foi abafado com o fim da República e a implantação do regime fascista de Salazar.
Este movimento publicou vários jornais, criou diversas organizações, federou e representou muitas agremiações Negras dos territórios ocupados por Portugal em África, fundou partidos políticos, elegeu deputados e senadores, participou e moldou correntes de pensamento internacionais como a dos Congressos Pan-africanos e deixou uma marca duradoura na História de Portugal.
Convidamo-lo, pois, a seguir a luta de um grupo de estudantes Negros que mudou a História de Portugal.
Jorge Fonseca de Almeida, economista pelo Instituto Superior de Economia (atualmente ISEG- Lisbon School of, Economics), Master in Business Administration (MBA) pela Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Wharton School of Business, pós-graduado em Estudos Estratégicos e de Segurança pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova em conjunto com o Instituto de Defesa Nacional, estudos avançados em Sociologia pelo ISCTE e doutorando em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua pela Universidade Autónoma de Lisboa.
Autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros e livros, nomeadamente O Capital Social (Imprensa Nacional Casa da Moeda), As elites de Portugal (Edições Vieira da Silva) e Marketing Bancário (Atual-Grupo Almedina). Tem vários trabalhos publicados em torno do Movimento Negro da I República portuguesa.
Coorganizador dos seminários Pan-Africanismo: Ontem e Hoje, realizados na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Ativista antirracista, tem participado na organização de diversas ações e debates. Pugna pela causa do povo palestino contra a ocupação sionista, contra o genocídio e a limpeza étnica promovidos por Israel e pela criação do Estado palestino. Pugna também contra todas as formas de antissemitismo.
Atualmente membro dos órgãos sociais das seguintes organizações: Observatório do Mundo Islâmico (OMi), Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).
Este lançamento tem o patrocínio do Centro Cultural de Cabo Verde, Embaixada de Cabo Verde em Portugal.
Nimba Edições, a sua editora de referência.
Guerra comercial: China contra-ataca e anuncia taxa de 125% sobre produtos americanos
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Eleições Gerais 2025/GTAPE adia atualização de Caderno Eleitoral para diáspora por razões ligadas ao atraso na obtenção de vistos
GUINÉ-BISSAU: AUMENTO DE DESAPARECIMENTOS DE CRIANÇAS