sexta-feira, 30 de junho de 2023
«Fake news» Estamos na política, mas nos resta um pouco de caráter e dignidade!
Lançamento do livro “Uma menina de cristal e outras crónicas” de Dina Salústio na UCCLA - 7 de Julho de 2023
Lançamento do livro “Uma menina de cristal e outras crónicas” de Dina Salústio na UCCLA
Vai decorrer no dia 7 de julho, às 18h30, no auditório da UCCLA, o lançamento do livro “Uma menina de cristal e outras crónicas” da autoria de Dina Salústio. Trata-se de uma compilação de crónicas agora reunidas em livro, e que tem a chancela da Rosa de Porcelana Editora.
O lançamento do livro será transmitido em direto através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/
Sinopse:
Ao converter para o formato livro as crónicas, grande parte publicada no Jornal Expresso das Ilhas, entre outubro de 2019 e fevereiro de 2022, Dina Salústio procurou salvaguardar a sua identidade caraterizada pelo efémero e transitório, adaptando-as ao novo corpo com direitos diferentes e, claro, com novas expetativas de perenidade. Neste ponto é oportuno dizer que seja a pandemia ou a guerra que nos últimos anos nos atingiram de forma trágica elas estiveram sempre presentes pressionando as escolhas.
Biografia de Dina Salústio:
Nasceu em Cabo Verde, na Ilha de Santo Antão. Foi Professora Primária, Assistente Social e Jornalista, exercendo em Portugal, Angola e Cabo Verde.
Sócia-fundadora da Associação dos Escritores Cabo-verdianos, da Sociedade Cabo-verdiana de Autores, membro-fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras e do PEN Clube de Cabo Verde, é ainda membro da Academia Sergipana de Letras (Brasil) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Latina para Cabo Verde.
Foi galardoada, entre outros, com o 1.º Prémio de literatura infanto-juvenil de Cabo Verde (1994), o Prémio em literatura infanto-juvenil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (2000), Prémio Rosalia de Castro para a Literatura em Língua Portuguesa - PEN Galiza, Espanha (2016), Prémio RDP África Literatura para a Lusofonia (2021). Ao projeto de tradução de seu romance “A Louca de Serrano” foi concedido o PEN Award England (2018).
Autora de vários livros de contos, crónicas, romance, infanto-juvenil e ensaio, publicou pela Rosa de Porcelana Veromar (2019) e ora dá à estampa Uma menina de cristal e outras crónicas.
Com os melhores cumprimentos,
Anabela Carvalho
Assessora de Comunicação | anabela.
Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 |
uccla@uccla.pt | www.uccla.pt
Caçado pelo FBI em Barcelona, um homem de nacionalidade polaca e passaporte diplomático da Guiné-Bissau
FBI prende diplomata da Guiné-Bissau em Barcelona por burla de mais de um milhão de euros
Novo criminoso internacional preso em Barcelona. Numa investigação conjunta entre a Polícia Nacional espanhola e o FBI norte-americano, foi detido em Barcelona um homem de nacionalidade polaca e passaporte diplomático da Guiné-Bissau que se encontrava em busca e captura por uma burla de mais de um milhão de euros . Ele foi flagrado quando tentava entrar na cidade de Barcelona, pelo aeroporto El Prat , vindo de Dubai . Quando ele foi preso, a polícia revistou sua mansão em Ibiza , onde os investigadores intervieram aparelhos eletrônicos, chave de um veículo de luxo, documentação e grande quantidade de joias.
Caçado pelo FBI em Barcelona
De acordo com a investigação do FBI, o detido se fez passar por funcionário de um renomado entreposto comercial para obter transferências de suas vítimas e fraudá-las. Além disso, a investigação policial também permitiu provar que pelo menos $ 700.000 foram transferidos por uma vítima americana em uma conta aberta no Reino Unido, com documentação usurpada, em nome de uma terceira pessoa, mas controlada pela pessoa sob investigação. Era o modus operandi que ele usava para conseguir dinheiro das vítimas, fazendo-se passar por comercial VIP. Embora a burla investigada ultrapasse um milhão de euros, a polícia não descarta que possam haver mais vítimas.
O investigado tinha mandado de prisão internacional pela suposta prática dos crimes de burla, roubo de identidade e lavagem de dinheiro, além de antecedentes por tráfico de armas. Por fim, os agentes o prenderam em meados de junho no aeroporto de El Prat, quando chegava de um voo de Dubai. Nessa altura o homem entregou um passaporte diplomático da Guiné-Bissau, que agora se investiga se é real e se o homem tem ou não relações diplomáticas com este país da África Ocidental.
Registro da mansão em Ibiza
A Comissão Rogatória Internacional que solicitou a prisão do homem também autorizou a busca no chalé que o detido possui em Ibiza. Agentes da Polícia Nacional e do FBI entraram e numerosos dispositivos eletrônicos -incluindo cinco computadores, nove telefones celulares, dois discos rígidos, quatro pendrives e oito cartões SIM-, vários documentos da estrutura corporativa e uma grande quantidade de joias .
Conosaba com https://elcaso.elnacional.cat/es/noticias/fbi-detiene-barcelona-diplomatico-guinea-bisau-estafa-millon-euros_1053003102.htmlPR visita às obras do liceu francês, em Bissau ( antiga cimeira). 30/06/2023
Educação/“Liceu Francês Internacional vai abrir às portas no dia 4 de setembro de 2023”, afirma Embaixador da França na Guiné-Bissau
«O bom filho a casa torna!» Depois da reza de Tabasky com o Presidente da Concórdia Nacional, General Umaro Sissoco Embalo, no quintal do Palácio da República, o Coordenador Nacional do Madem-G15, Braima Camara, acompanhado dos irmãos, foi de imediato a Geba (Terra Nata) ter com a sua Mãe e aproveitou a ocasião para agradecer e cumprimentar a população local (Babily Mansa de mota de quatro rodas nas ruas de Geba).
O prémio Mo Ibraim.
Ina pidi, ikana pidi. Ina seta, ikana seta, pabia ica sta na constituição.