segunda-feira, 19 de maio de 2025
Agente à paisana da PSP agredido nas instalações da AIMA no Porto
Filhos e familiares cumprimentam, agradecendo o Líder do PRS, Dr. Fernando Dias, pela sua participação na cerimónia de louvor e agradecimento ao falecido Imã da mesquita central do Bairro de Ajuda.
A ORGANIZAÇÃO ISLÂMICA DA GUINÉ-BISSAU CONSIDERA DR. FERNANDO DIAS À FIGURA DE DR. CUMBA IALA, APÓS A SUA CHEGADA NA MESQUITA CENTRAL DO BAIRRO DE AJUDA, PARA PARTICIPAR NO RITUAL RELIGIOSO DO FALECIDO IMÃ QUE PREGAVA "CORÃO" AOS FIÉIS DESTA COMUNIDADE.
Assis defende eleições internas no PS após autárquicas que "são cruciais"
O Presidente da República, visitou hoje a região de Bafatá para acompanhar de perto as obras de infraestruturas nas áreas da saúde, energia e requalificação urbana.
Marcelo acredita que PSD, PS e Chega vão "colaborar na governabilidade"
Eleições no STJ: POLITÓLOGO PREVÊ UM CENÁRIO IDÊNTICO NAS PRÓXIMAS LEGISLATIVAS E PRESIDENCIAIS
O analista político guineense, Rui Jorge Semedo, critica a eleição de Arafam Mané no Supremo Tribunal de Justiça, e chama atenção sobre os riscos dos próximos embates eleitorais com atual configuração do Supremo Tribunal de Justiça.
Pedro Nuno Santos diz que fez tudo o que estava ao seu alcance, mas que não conseguiu ganhar. “O povo falou com clareza e nós respeitamos a decisão", diz revelando que já felicitou Montenegro pela vitória. O líder do PS acabou a assumir responsabilidades e a dizer que vai pedir eleições internas no partido, anunciando que não vai recandidatar-se. Termina a intervenção a dizer: “Não desistirei de lutar. Até breve e obrigado a todos”. (Fotografia: Diogo Ventura/Observador)
A INTEROPERABILIDADE PERMITE UMA MAIOR FLUIDEZ DOS PROCESSOS JUDICIAIS
Na perspetiva de administração de justiça, a interoperabilidade refere-se à capacidade dos diferentes sistemas e plataformas utilizados pelos tribunais, advogados, departamentos governamentais e outras entidades envolvidas em trocar informações de maneira eficaz e segura.
Comissão Nacional do PS reúne no sábado para aprovar calendário eleitoral
A Comissão Nacional do PS para aprovar o calendário eleitoral interno, depois do anúncio da demissão de Pedro Nuno Santos da liderança, foi convocada para sábado, em Lisboa, também para analisar os resultados das legislativas.
De acordo com a convocatória, a que a agência Lusa teve acesso, o presidente do PS, Carlos César, refere que depois do anúncio desta noite de Pedro Nuno Santos, após a pesada derrota do PS, convoca os membros da Comissão Nacional para esta reunião, que decorrerá sábado de manhã, em Lisboa, em local ainda a designar.
Da ordem de trabalhos faz parte a "análise da situação política face aos resultados eleitorais" de domingo e a "aprovação de calendários e regulamentos eleitorais".
Entretanto, fonte próxima de José Luís Carneiro, que perdeu a disputa interna com Pedro Nuno Santos há quase um ano e meio, adiantou à Lusa que este "está a ser contactado por militantes do PS e pela sociedade civil".
"É o momento de ouvir, ponderar e depois decidir. Está, como sempre esteve, disponível para servir o Partido Socialista e o País. Ele falará no momento oportuno", acrescentou a mesma fonte, tendo a CNN entretanto anunciado que o antigo ministro dará uma entrevista esta noite.
O PS alcançou o terceiro pior resultado da sua história em legislativas, ficando quase empatado com o Chega, o que levou o seu líder, Pedro Nuno Santos, a apresentar a demissão um ano e meio após a sua eleição.
As eleições legislativas antecipadas de domingo, ganhas pela AD, tiveram um impacto profundo no PS e, no discurso no qual assumiu a derrota, Pedro Nuno Santos anunciou que pediu ao presidente do partido a convocação já para sábado da Comissão Nacional para que haja eleições internas, às quais não se vai recandidatar.
Segundo os resultados provisórios, e ainda sem os votos contados da emigração, o PS perdeu 20 deputados e tem, neste momento, 58 lugares no parlamento, com um resultado de 23,38%, ou seja, 1.394.491 votos.
Com este resultado, o PS surge quase empatado com o Chega e, em comparação com os mesmos resultados do ano passado, também sem a emigração, perdeu cerca de 365 mil votos num ano.
Este é o terceiro pior resultado da história do PS em termos de percentagem, tendo a marca só sido pior apenas em 1985, com Almeida Santos, e em 1987, com Vítor Constâncio.
No discurso no qual assumiu a derrota, o líder do PS assumiu a responsabilidade do resultado, disse que deixa de ser secretário-geral se "puder ser já" e que não quer "ser um estorvo nas decisões" que o PS tem que tomar.
"Mas como disse Mário Soares, só é vencido quem desiste de lutar e eu não desistirei de lutar. Até breve. Obrigado a todos", enfatizou.
noticiasaominuto.Terceiro pior resultado da história termina com demissão de Pedro Nuno
Frente Social entrega novo pré-aviso após suspensão de greve
Joacine critica Livre. "Grupo de sonsos, moderados inúteis, fracos"
O Director Geral do Hospital Pediátrico "São José em Bôr", Luís Semedo, afirmou esta segunda-feira, 19.05.2025 que qualquer consequência nefasta resultante da aberração administrativa de colocar contador pré-pago naquele centro hospitalar, deverá ser integralmente imputada a Direção Geral da EAGB, e em particular ao seu Diretor Geral, Vasco Rodrigues. Alerta vem numa conferência de imprensa, realizada naquela instituição, com objectivo de tornar público o que está acontecer entre a EAGB e Hospital Pediátrico em Bôr.
domingo, 18 de maio de 2025
AO MINUTO: Sondagens dão vitória à AD (e Chega pode ser 2.ª força)
As mesas de voto estiveram abertas entre as 08h00 e as 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Mesas de voto encerraram às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira