domingo, 31 de janeiro de 2021
«BISSORÃ & MANSOA/TERRA SANTA DE LUTO!» FALECEU NA SEMANNA PASSADAO ANTIGO VELOCISTA GUINEENSE (ESPECIALISTA EM 100M) ARMANDINHO TCHUDA, EM LISBOA.
ADIAR O COMEÇO NA GUINÉ-BISSAU:
Vice-presidente da Federação : “HUSSEIN APRESENTOU SUA DEMISSÃO PORQUE QUERIA VIRGÍNIA DA CRUZ FORA DA FFGB”
O vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB) para a área do Licenciamento dos Clubes, Organização de Provas e Implementação de Futebol, Bonifácio Malam Sanhá, denunciou que o segundo vice-presidente do organismo, Hussein Farath apresentou a demissão do cargo, porque queria ver a secretaria geral, Virginia da Cruz fora da instituição, por causa do salário que esta recebe.
“Se for um cidadão europeu que estava a dirigir a secretária geral do órgão a receber este salário, ninguém iria contestar. A preocupação do segundo vice-presidente da FFGB é para demitir a Virgínia da Cruz da federação e até chegou de abordar este assunto nesta sala onde estamos neste momento”, explicou.
Na semana passada, o segundo vice-presidente da FFGB para área da Administração e Finanças, Hussein Farath, apresentou a sua demissão alegando falta de transparência na gestão de fundos da Federação e revelou ainda que Virginia da Cruz e o diretor técnico nacional demitido, Jerónimo Mendes recebem 5 milhões de Francos CFA por mês na instituição federativa guineense.
Em conferência de imprensa esta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, na sede do organismo em Bissau, com objetivo de reagir a tais acusações, Malam Sanhá confirma que os dois recebem um direito inerente às suas funções, pago pela entidade que dirige o futebol mundial, a FIFA.
“Quem paga esse salário é a FIFA, através da FFGB, porque em cada mês a instituição envia o seu balancete a FIFA, onde consta o salário dessas pessoas desde o final de 2017 e a instituição mundial que dirige o futebol tem conhecimento deste assunto. No final de cada ano a FIFA manda os seus auditores para fazer avaliação deste fundo”, sublinhou Malam Sanhá.
Segundo explicação do dirigente desportivo guineense, o montante real enviado pela a FIFA ronda 4 milhões e setecentos de Francos CFA, onde cada um dos dois dirigentes do órgão recebe 2 milhões e trezentos cinquenta mil fcfa.
Malam Sanhá que transitou no anterior direção da FFGB liderado por Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, afirmou atual direção do órgão liderado por Carlos Mendes Teixeira está a trabalhar no aumento dos salários dos dois dirigentes que pertencem estrutura do órgão para 10 milhões de FCFA.
Farath defende que seja reduzido o salário pago a secretária geral do órgão e o diretor técnico, respetivamente, no sentido de permitir melhoramento das infra estruturas desportivas.
Em reação, Malam Sanhá fez lembrar ao Hussein Farath que a missão da FFGB não é construir estádios para os associados, embora realçou o engajamento da atual direção do órgão em melhorar a infraestrutura de alguns clubes.
Em relação a falta de transparência na gestão de fundos do órgão, vice-presidente da FFGB para a área do Licenciamento dos Clubes, Organização de Provas e Implementação de Futebol, afirma que todos os processos ligado aos fundos da instituição foi feito com o conhecido de Hussein Farath, na qualidade do responsável das finanças.
Sobre a retirada da obrigatoriedade da assinatura nas contas da FFGB ao vice-presidente pelo líder do órgão, Mendes Teixeira, Sanhá considera normal, porque na administração isso não funciona.
Durante a sua longa explanação, Bonifácio Malam Sanhá abordou vários assuntos ligados a FFGB, nomeadamente as dívidas da instituição federativa com a Empresa Pública da Eletricidade da Guiné-Bissau (EAGB) e com o Banco Comercial (BAO).
Caíto Teixeira, como é conhecido o presidente da FFGB entre amigos, foi eleito no mês de setembro último e sucedeu no cargo Manelinho, que esteve 8 anos à frente daquele órgão.
Durante o mandato de Manelinho vários dirigentes dos clubes denunciaram a gestão de fundos de FFGB e em 2017 a secretária do órgão, Virginia da Cruz, foi ouvida no Ministério Público no âmbito de um processo por alegados atos de corrupção naquela instituição desportiva.
Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb
NOVO DIRETOR TÉCNICO DA FEDERAÇÃO PROMETE DAR ATENÇÃO AO FUTEBOL DE FORMAÇÃO
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
sábado, 30 de janeiro de 2021
PROF. DOUTOR JULIÃO SOARES SOUSA FOI DISTINGUIDO COM "DIPLOMA DE MÉRITO" PELA FUNDAÇÃO AMÍLCAR CABRAL NUMA CERIMÓNIA REALIZADA NO DIA 20 JANEIRO 2021, EM CABO VERDE
Caros amigos/as
Julião Soares Sousa
Dia da mulher guineense: Igualdade do género longe da realidade
Bernardo Catchura "antigo líder do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI)" é enterrado hoje sábado, em Bissau
Dionísio Cabi: “MISSÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS NO COMBATE À CORRUPÇÃO É DIFÍCIL E INGRATA”
O presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, afirmou esta sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, que a missão da instituição que dirige é difícil e ingrata, em particular no combate à corrupção. Segundo Cabi, os corruptores estão a lutar com mais veemência para corromper os profissionais do Tribunal de Contas, impedindo que os técnicos atuem moralmente sobre as suas vidas ou as dos seus amigos.
Cabi falava na cerimónia do cumprimento de novo ano dos funcionários daquela instituição, no Palácio da Justiça.
Dirigindo-se aos funcionários, apelou os Juízes Conselheiros do Tribunal de Contas, técnicos e diretores gerais no sentido de trabalharem juntos neste novo ano para cumprir a missão essencial que lhes incumbida pelo Estado guineense.
“Não devemos perder a paciência, nem a esperança,muito menos a dignidade e esse é o princípio que deve nortear os nossos comportamentos na fiscalização de atividade do estado. Quero informar-vos que devemos ter a consciência que a nossa missão é difícil e ingrata, porque estamos a combater os corruptos e os corruptos também estão a combater-nos com mais veemência, portanto temos muito trabalho pela frente”, aconselhou.
Por seu lado, o Secretário-geral do Tribunal de Contas, Domingos Malú, disse que mesmo com a pandemia da Covid-19, conseguiram alguns resultados importantes, fato testemunhadopelos guineenses. Acrescentou que os profissionais do Tribunal de Contas não devem conformar-se com o trabalho feito no passado, mas também devem continuar sempre na perspetiva de inconformados com as ações desenvolvidas, porque os guineenses esperam que façam mais e melhores ações para o bem da nação.
O presidente do Sindicato de Base dos Funcionários do Tribunal de Contas, Alexandre Gomes informou que o Tribunal de Contas está a funcionar com uma lei orgânica muito atrasada que não é compatível com a realidade atual, assim é urgente a submissão de nova lei orgânica aprovada pela plenária do Tribunal de Contas ao governo e à Assembleia Nacional Popular, para a sua aprovação.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb
Já chega governo de “quotas!
Por: yanick Aerton
Governo de “quotas”, uma espécie de gerigonça
a Guineense, o que não dá margem ao PR para escolher e colocar homens com
capacidade, um governo onde é difícil situar as responsabilidades devido a sua complexa
natureza.
Por isso, na projectada
remodelação, o PR que não tem compromisso com ninguém, mas apenas com o povo
que votou massivamente nele, deve ter a primazia na selecção dos homens que vão
acompanhá-lo na implementação da sua visão de desenvolvimento, porque o período
de graça; esta fora de contexto agora, e não há tempo a perder.
Se dividas houvesse, o PR
já as saldou, porque os recompensados já passaram mais de 11 meses nos lugares
para que foram nomeados ou recompensados pelos apoios prestados.
Nenhum país pode
funcionar assim e dele esperar-se algum resultado, e só contribui para a
instauração de um clima de indisciplina, porque cada um responde pelo seu BOSS.
Que na projectada
remodelação, caso esta atipicidade se mantenha, que o PR, na qualidade de
garante da paz e estabilidade, convida o paigc, partido vencedor das legislativas
de Março de 2019,o maior partido com representação parlamentar, seja convidado
a formar e liderar um Governo inclusivo, pá caba cu conversa, porque já chega
de lenga-lenga.
ECONOMISTA CONSIDERA DE PARADOXO AUMENTO DE 5 NOVOS IMPOSTO PELO GOVERNO LIDERADO PELO NUNO NABIAN
Democracia e constitucionalismo em África enfrenta enormes problemas - União Africana
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
PAIGC acusa ministro das Finanças guineense de desinformar e manipular opinião pública
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU PROMULGOU O ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO - 2021
OGE 2021 | Promulgado
Jorge Carlos Fonseca | Presidente da República irmã de Cabo-Verde escreve carta de agradecimento à Sua Excelência Eng. Nuno Gomes Nabiam Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau.