segunda-feira, 31 de julho de 2023

Primeira reunião da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP).

 


Dia 26/08/2023 Encontro de Convívio de Famílias Banculém na Diáspora Lisboa

 


Dinheiro de Estado na cofre de estado.

O povo não vai admitir que se perpetue essa do passado, de se fazer muito barulho a volta de um crime, e passado algum tempo, voltar-se aquela situação de – suma Mon di sal na iagu. Aconteceu com o caso APGB, ministério da agricultura e com tantos outros departamentos, e é bom que não se fechem os olhos sobre este crime que tem minado os esforços das novas autoridades.
O Presidente Umaro Sissoco Embalo, é o futuro Primeiro-Ministro, não obstante o princípio da separação de poderes consagrado no nossa Constituição da República, têm uma grande responsabilidade e uma soberana oportunidade para marcarem este país, com uma marca indelével, para quando deixarem de exercer serem recordados com orgulho. Mas para isso também, devem ser os primeiros a dar o exemplo e serem modelos, sobretudo para a juventude, que está ávida de ver transformado o seu país.
Que se proceda a auditoria de todos os departamentos geradores de receitas e das empresas públicas e participadas, monitorando de perto os responsáveis no seu comportamento do dia-a-dia. Não é uma tarefa difícil, porque existem os homens devidamente formados ao nível dos órgãos vocacionados ao combate ao crime para detectarem os malfeitores, muito deles, apressados em adquirir ou construir, no mais curto espaço de tempo depois de serem nomeados.
Há que pôr termo a esta prática, e se necessário, de forma violenta. E uma coisa é certa. Se houvesse a coragem de confiscar os bens adquiridos ilicitamente pelos altos responsáveis deste país, e fossem vendidos e as receitas revertidas a favor do Estado, o Tesouro Público não teria nunca problemas de liquidez, e os combatentes da liberdade da pátria que ainda restam, não estariam a enfrentar toda esta vida miserável a que estão votados.
Força e coragem no combate a corrupção e ao banditismo no Estado, para que a Guiné volte a gozar aquilo prestígio do passado.
Que o diga, um “famoso slogan” dinheiro de estado no cofre de estado.
Deus abençoe a Guiné-Bissau!
Por: yanick Aerton

PR da Guiné-Bissau lança projeto para modernizar porto de Bissau


https://www.facebook.com/radiovozdopovogb/videos/6225850690874389



O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, apresentou hoje o projeto da obra para modernizar o porto de Bissau, que considerou essencial para o desenvolvimento do país.

"A cerimónia marca um momento decisivo na construção e desenvolvimento da Guiné-Bissau. Trata-se do lançamento do maior projeto jamais realizado no domínio portuário no nosso país", afirmou o chefe de Estado guineense.

O projeto de reabilitação das infraestruturas e modernização dos equipamentos do porto de Bissau é cofinanciado pelo Banco de Desenvolvimento da África Ocidental, pelo Banco da África Ocidental e pela Administração dos Portos da Guiné-Bissau.

O convénio de financiamento no valor de 23 mil milhões de francos cfa (35 milhões de euros), foi assinado em novembro de 2022 em Lomé, no Togo.

"Este é um exemplo de cooperação sub-regional. Com efeito, foi graças a esta dinâmica de cooperação sul-sul, que se tornou possível procedermos ao lançamento deste projeto cujo desenvolvimento é crucial para o desenvolvimento do país", salientou Umaro Sissoco Embaló.

O projeto prevê a extensão do cais de atracagem, dragagem do porto da bacia de manobras e canal de acesso, a sinalização marítima, bem como aquisição de equipamentos modernos para as operações portuárias.

"Não tenho dúvida alguma sob o valor acrescentando, ou seja, do impacto socioeconómico deste projeto, não só pelo aumento do volume de importações e exportações, mas também pelo ganho na eficiência dos serviços, como pela criação de emprego", salientou o Presidente guineense.

Conosaba/Lusa





PR da Guiné-Bissau volta a nomear Bacari Biai procurador-geral da República

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou hoje Edmundo Mendes das funções de procurador-geral da República, tendo voltado a nomear para o cargo Bacari Biai, segundo decretos presidenciais divulgados à imprensa.

Edmundo Mendes tinha sido nomeado para o cargo em novembro de 2022 em substituição de Bacari Biai, cuja demissão tinha sido exigida pela sociedade civil da Guiné-Bissau para que fosse investigado o seu alegado envolvimento num caso de tráfico de droga.

Em causa estava um alegado desvio de cocaína, apreendida em setembro de 2022 por funcionários do Ministério do Interior, e cujo processo de investigação vazou para as redes sociais com a divulgação de áudios e relatórios da investigação com o suposto envolvimento das mais altas hierarquias do Ministério do Interior e da Procuradoria-Geral da República.

Bacari Biai negou sempre qualquer envolvimento em tráfico de droga ou atividade ilícita, mas o chefe de Estado acabou por substituí-lo em novembro de 2022.

Antigo diretor da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau e ex-presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público, Bacari Biai também foi procurador-geral da República durante a presidência do ex-chefe de Estado José Mário Vaz.

Conosaba/Lusa

ANP pretende reunir-se em Sessão Extraordinária em Agosto. Por isso, a Comissão Permanente deu anuência ao requerimento de convocação da Sessão. A Comissão Permanente autorizou ainda a Sessão Parlamentar Especial no âmbito das celebrações de 50 anos da Independência.

 


Radio Voz Do Povo







ANCA-GB: PRESIDENTE NEGA AS ACUSAÇÕES DE MÁ GESTÃO DA INTITUIÇÃO

 

O responsável máximo da autoridade reguladora de Caju falava hoje , numa conferência de imprensa que tem como propósito, responder as acusações do coletivo dirigido aos representantes do Conselho de Administração no passado dia 26 do corrente.

Caustar Dafá diz que essas acusações do porta-voz do coletivo dos funcionários, não passa de uma mera calúnia, uma forma de tentar denegrir as suas imagens e convida-o a apresentar provas dos fatos levantados.

“ Quem fala conhecendo os fatos, sempre exibe os documentos e mostra as provas, então esclarecemos que tudo o que foi dito não corresponde minimamente a verdade”, esclareceu.  

Já no que concerne a situação de caju, Caustar Dafá afirma que a “má fé está a destruir o setor”.

O presidente da Agência Nacional de Caju da Guiné-Bissau apesar de negar algumas acusações, confirma que desde o mês de janeiro, não tiveram salários nessa instituição, devido ao bloqueio da conta da Agência, bem como as taxas igualmente cortadas de onde vinham verbas de pagamento dos salários aos funcionários.

No entanto, o responsável máximo da Agência destaca que neste momento, a Agência Nacional de Caju da Guiné-Bissau tecnicamente esta fechada, porque não dispõe de nada para garantir o seu auto- sustento.  

Por: Diana Bacurim/radiosolmansi com Conosaba do Porto 

Níger: Sanções financeiras da CEDEAO “vão fazer mal ao país”

O primeiro-ministro do Níger, Ouhoumoudou Mahamadou. © france24.com

O primeiro-ministro do Níger afirmou que as sanções financeiras decretadas domingo, 30 de Julho, pela CEDEAO “vão fazer mal ao país”. Em entrevista à RFI, Ouhoumoudou Mahamadou, sublinhou, porém, estar confiante com a mediação do Presidente do Chade, Mahamat Idriss Déby Itno.

Durante uma entrevista concedida à RFI, o primeiro-ministro Ouhoumoudou Mahamadou, mostrou-se preocupado com o impacto das sanções financeiras decretadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental-CEDEAO.

Reunida em cimeira extraordinária, presidida pelo Chefe de Estado da Nigéria Bola Tinubu, a CEDEAO pediu este domingo "a libertação imediata" do Presidente Mohamed Bazoum e o "regresso completo à ordem constitucional na República do Níger”.

O chefe de executivo nigerino admitiu que o país vive actualmente “uma situação económica frágil” e as consequências das sanções financeiras podem ser desastrosas.

A organização regional admitiu ainda que se os pedidos não "forem satisfeitos no prazo de uma semana", a CEDEAO "tomará todas as medidas necessárias" e "estas medidas podem incluir o uso da força", de acordo com as resoluções.

Ouhoumoudou Mahamadou mostra-se confiante com o posicionamento da CEDEAO e espera que os golpistas reponham a ordem constitucional no país, libertem o Presidente, deixando-o assumir "as responsabilidades e os compromissos que fez diante do povo nigeriano".

Mediação do Chade

O primeiro-ministro do Níger disse ainda que o Presidente Mohamed Bazoum- sequestrado pela guarda presidencial há quatro dias- se encontra bem de saúde. Questionado sobre a mediação do Presidente do Chade, Mahamat Idriss Déby Itno, cujo país não integra a CEDEAO, o responsável político reconheceu que se trata de “um actor externo” que pode, de forma neutra, representar as partes, reconciliá-las, tendo em conta os interesses do país.

Golpistas acusam a França de "querer intervir militarmente"

Esta segunda-feira, os soldados nigerinos, que derrubaram o Presidente eleito Mohamed Bazoum, acusaram a França de "querer intervir militarmente", um dia depois da cimeira da CEDEAO ameaçar usar da "força".

A pressão sobre os golpistas para que restabeleçam a “ordem constitucional” é cada vez mais forte, vinda dos parceiros ocidentais e africanos do Níger, país que luta contra os ataques de grupos jihadistas. A Rússia também já veio condenar o golpe de Estado, instando os golpistas a reporem a normalidade constitucional no país.

Texto por:RFI com Conosaba do Porto

Senegal: Ousmane Sonko indiciado pelo crime de "apelo à insurreição"

Ousmane Sonko, opositor senegalês. © AFP - MUHAMADOU BITTAYE

No Senegal, Ousmane Sonko, principal opositor do Presidente Macky Sall, foi indiciado pela justiça pela prática de oito crimes cometidos desde 2021, entre eles "apelo à insurreição" e "atentado contra a autoridade do Estado" e foi formalmente detido. A notícia foi avançada por um dos advogados, em entrevista à agência de notícias France Presse.

Sonko foi detido na passada sexta-feira, num episódio que envolveu o alegado "roubo de um telemóvel" a um elemento das forças de segurança.

O opositor de Macky Sall divulgou a sua versão dos factos, numa publicação feita nas redes sociais. Sonko diz que retirou o referido telemóvel porque os agentes o começaram a gravar. Segundo defende, pediu "à pessoa para desbloquear [o telemóvel] e apagar as imagens que captou", algo que lhe foi recusado.

Para além disso, o opositor também anunciou, no domingo, que daria início a uma greve de fome, apelando à população para se "manter de pé" e "resistir".
Autoridades cortam internet porque temem novos protestos

As autoridades decidiram cortar, na manhã desta segunda-feira, a internet móvel devido a apelos feitos nas redes sociais para que os cidadãos se manifestem contra a detenção de Ousmane Sonko. A notícia foi avançada pelo Ministério das Telecomunicações e Economia Digital, num comunicado.

Na referida comunicação, o governo fala em "difusão de mensagens odiosas e subversivas", no contexto de "uma ameaça à ordem pública".


Devido à difusão de mensagens odiosas e subversivas nas redes sociais, no contexto de uma ameaça à ordem pública, o acesso à internet de dados móveis foi temporariamente suspenso, em determinados horários a partir de segunda-feira, 31 de julho", pode ler-se no comunicado.

Apesar destas informações, não foram dados mais pormenores sobre quando é que o acesso à internet, a partir dos telemóveis, será restabelecida.

A Amnistia Internacional já reagiu à decisão tomada pelas estruturas de poder senegalesas, através de uma publicação feita na rede social X, e condenou esta atitude. A organização fala num "atentado à liberdade de informação" e pediu que a internet seja restabelecida.

De salientar que, nos últimos dias, as autoridades já temiam que a população pudesse voltar a sair às ruas em massa para se manifestar de forma violenta.

Em Junho deste ano, a condenação de Sonko a dois anos de prisão pelo crime de corrupação juvenil, mergulhou o país no maior clima de convulsão social de sempre. Perto de de duas dezenas de pessoas perderam a vida durante os confrontos, segundo as autoridades.

Texto por:RFI com Conosaba do Porto

domingo, 30 de julho de 2023

Coordenador Nacional reitera o interesse de MADEM-G15 fazer uma oposição construtiva! Partido de cajú, fara oposição para o bem de país

 


A Nova Representante Residente do PNUD indigitada para a Guiné-Bissau entregou hoje a Carta de Gabinete à Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa.

Alessandra Cassazza, aproveitou a ocasião para abordar com a Chefe da Diplomacia vários assuntos entre os quais, a continuidade do apoio desta Agência das Nações Unidas ao Ministério em particular e à Guiné-Bissau em geral.

Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal - Regime Especial D-PALOP-Lista dos candidatos bolseiros da Guiné-Bissau.

Embaixada  da Guiné-Bissau em Portugal,

Mais se informa que, as candidaturas irão iniciar-se dia 01 e terminar dia 08 de Agosto de 2023, e que diariamente serão atribuídas 150 senhas, por ordem de chegada, para entrega e submissão das candidaturas.

O horário de funcionamento será das 08H00 às 20H00.

Obs. Os candidatos devem cumprir todos os requisitos para poderem submeter a candidatura, pelo que se apela à verificação, para que não haja nenhum documento em falta e estes estejam devidamente autenticados.










Lista 2