quinta-feira, 31 de maio de 2018

DSP DO PAIGC FELICITA NUNO NABIAN PELA ELEIÇÃO A PRESIDÊNCIA DA APU-PDGB



Recordar o passado é viver melhor o presente.

Líder do PAIGC felicita Nuno Na Biam pela sua reeleição a presidência de Assembleia do Povo Unido.

Na sua missiva, Domingos Simões Pereira, lembrou do Colectivo dos Partidos Políticos Democráticos, espaço onde o PAIGC e APU-PDGB conjugaram sinergias na luta pela defesa da democracia no país. 

O líder do PAIGC, destacou a importância de uma luta saudável entre as formações políticas, embora estejam sempre em disputa para a conquista do poder.

Para Domingos Simões Pereira é também salutar compreender as diferenças, mas sobretudo aquilo que une os partidos políticos.

Conosaba/Notabanca

«JORNAL 'ODEMOCRATA' CU FALA!» Editorial: PAIGC E A ARTE DE MANIPULAÇÃO


A infeliz polémica em torno da organização do recenseamento eleitoral e consequente cumprimento do calendário eleitoral, conforme estipulado no entendimento de Lomé, é uma mera tática de manipulação da opinião pública nacional e internacional. Aliás, uma velha estória de esperteza de lebre para com os lobos. A verdade é que o PAIGC, por razões do índole político, não quer as eleições em Novembro próximo. Os discursos vindos do partido libertador deixam transparecer um esquema de adiamento das eleições e, para a materialização desse desiderato, recorre ao GETAPE [Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral] como instrumento de legitimação do plano do adiamento do pleito eleitoral.

Os argumentos que norteiam os ditos ‘cenários’ estão longe de convencer um cidadão avisado, muito menos um observador atento. Em primeiro, a premissa para calendarização reside na Lei eleitoral, guia de todo processo eleitoral, e nada deve substituir-se à imposição legal. O recenseamento eleitoral é a coluna vertebral de todo o processo de eleições e exige uma elevada dose de transparência e confiança de todos os atores. Admitir um cenário de produção de cartões de eleitores no estrangeiro é, não só, contrário à Lei em vigor sobre a matéria como também carece de fundamento técnico e financeiro. Tecnicamente, a Guiné-Bissau já acumulou experiência confirmada na organização, desde que aderiu ao clube do multipartidarismo, há mais de vinte anos. Prova disso, em todos os recenseamentos eleitorais, os cartões foram produzidos aqui, nunca no estrangeiro.

O argumento financeiro é leviano e denota uma falta de seriedade por parte do GETAPE que, nesta história, parece estar a ser guiado pelos calculistas políticos do PAIGC. Segundo as previsões do GETAPE, o orçamento para as operações do recenseamento e da produção de cartões em cada mesa de registo (primeiro cenário) eleva-se a 1 500 000 de dólares americanos, enquanto que o custo para o segundo e o terceiro cenários se elevam a 1 300 000 e 200 000 dólares, respectivamente.

A forma leviana como esses cenários foram concebidos, nos leva a colocar seguintes questões: Desde quando as eleições deixaram de ser custosas ao ponto de o GETAPE em parceria com o PAIGC estarem “muito preocupados” em redução de custos, violando a Lei eleitoral? Um milhão e quinhentos mil dólares é assim um valor significativo para um Estado que se respeita? É ao GETAPE ou à comunidade internacional (pois, sempre financiou eleições guineenses) a questionar o custo do recenseamento? Esperemos que as entidades aqui mencionadas tenham a humildade e flexibilidade de rever os seus argumentos, pois não se deve brincar com coisas sérias em nome de interesses de grupos.

A Guiné-Bissau é soma de quase dois milhões de almas, e não o cúmulo de partidos políticos e de seus domésticos e eternos interesses. Haja paciência! As diferentes declarações de dirigentes do PAIGC até aqui confirmam uma evidência: o partido não quer eleições enquanto procura substituir a liderança do grupo dos ’15’ e do PRS nas regiões, antes da ida ao voto. A verdade é que essas manobras dilatórias são suportadas por algumas vozes que ao invés de remarem para o interesse dos cidadãos, estão sempre a sustentar interesses de partidos políticos, em função das conveniências. Em cada fase, reina um desmando. Ao longo de quase três últimos anos, o grupo dos ’15’ e o PRS, patrocinados pelo Presidente da Republica, foram mestres em desmando e fatalidade. Com o novo governo, o PAIGC retomou o seu bastão de mestre de manipulação das consciências e das massas!

É urgente acabar com retóricas de falsidade em nome do interesse geral. A coerência da linha editorial do Jornal O Democrata – olhar público, nos obriga a dizer basta a manipulação! A não organização de eleições legislativas na data prevista [18 de novembro 2018], poderá conduzir o país a uma zona de imprevisibilidade, com situação social explosiva. 

Por: Redação

A "ALEGRIA" DE MERKEL AO ENCONTRAR UM PORTUGAL "OTIMISTA"


A chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou hoje "alegria" por encontrar hoje Portugal "numa situação otimista", enquanto o primeiro-ministro português assinalou que o país vive "um momento diferente", com o "melhor crescimento económico" e criação de emprego das últimas décadas.


"A minha última visita foi há cinco anos. Hoje Portugal apresenta-se numa situação otimista e é motivo de alegria para mim", começou por dizer a chefe do Governo alemão, em declarações à imprensa após um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio Foz, em Lisboa.

Merkel, que iniciou a sua deslocação a Portugal esta quarta-feira, recordou que visitou "projetos muito interessantes", como o centro tecnológico em Braga da Bosch, e o Instituto i3S, onde falou com estudantes de doutoramento sobre a Europa.

A governante alemã afirmou a sua satisfação por "conhecer um pouco mais de Portugal".

"A minha presença no Porto foi muito satisfatória. A beleza deste país já é conhecida por muitos turistas alemães", comentou.

A nível bilateral, Merkel assinalou que as "relações são muito estreitas, muito boas".

"Fico satisfeito que a chanceler Merkel possa ter hoje regressado a Portugal num momento diferente da nossa vida, depois de termos virado a página da crise económica e financeira, de termos saído do procedimento por défice excessivo, ter uma trajetória sustentável de redução do nosso défice e da nossa dívida e sobretudo estando agora com o melhor crescimento económico desde a adesão ao Euro e com a criação de emprego mais elevada das últimas décadas. Ontem soubemos que em março passado tivemos a taxa de desemprego mais baixa dos últimos 14 anos", sublinhou António Costa.

No encontro, os dois governantes abordaram os desafios que a União Europeia enfrenta, quando se prepara um Conselho Europeu, no final de junho, mas também a situação internacional foi discutida por Costa e Merkel.

"Também temos desafios externos, no que diz respeito aos conflitos na Líbia, Síria ou Ucrânia", disse Merkel, defendendo a necessidade de a Europa ter aqui "um papel cada vez mais ativo".

Além disso, sublinhou, Portugal como "país de navegadores e que sempre pensou de forma global", introduz uma perspetiva que a Alemanha, "como país mais a leste, não pode ter", acrescentou a chanceler.

"É de grande interesse também falar sobre África, é um grande desafio para nós enquanto continente vizinho", disse a governante, comentando que "as iniciativas quanto ao desenvolvimento em África ainda não são tão dinâmicas como é desejável".

Os dois chefes de Governo falavam, em conferência de imprensa, no Palácio Foz, em Lisboa, após uma reunião bilateral, que encerra uma visita de dois dias da chanceler alemã em Portugal, na sequência de um convite formulado por António Costa.

Conosaba/noticiasaominuto


ZINEDINE ZIDANE ANUNCIA SAÍDA DO REAL MADRID


O francês Zinedine Zidane renunciou hoje ao cargo de treinador do Real Madrid, poucos dias depois de ter levado os 'merengues' ao terceiro título consecutivo na Liga dos Campeões de futebol.

"Tomei a decisão de não continuar como treinador do Real Madrid. (...) Penso que esta equipa necessita de continuar a ganhar, precisa de uma mudança, de outro discurso, e outra metodologia de trabalho", disse Zidane, em conferência de imprensa.

Zidane, de 45 anos, tinha chegado aos 'merengues' em janeiro de 2016, na sua primeira experiência numa equipa principal, para substituir o espanhol Rafa Benítez, e foi o primeiro técnico a conquistar de forma consecutiva três 'Champions'.

Pelo Real Madrid, equipa do internacional português Cristiano Ronaldo, conquistou ainda dois Mundiais de clubes, duas supertaças europeias, uma Liga espanhola e supertaça de Espanha.

Conosaba/Lusa

«AQUISIÇÃO E FORNECIMENTO DE SEMENTES» ÍNDIA VAI FORNECER 1,000 TONELADAS DE ARROZ À GUINÉ-BISSAU


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, assinou um acordo com a Índia para receber 1.000 toneladas de arroz, informou hoje, em comunicado, o gabinete do chefe do Executivo.

Segundo o comunicado, a convenção foi assinada quarta-feira em Dacar, no Senegal, à margem do périplo que o primeiro-ministro está a realizar a seis países de sub-região.

"A convenção rubricada prevê da parte guineense a mobilização de esforços visando contribuir para o aumento da produção de arroz através do incentivo à aquisição e fornecimento de sementes", refere.

Com o fornecimento, a Índia pretende "melhorar o abastecimento do produto (base alimentar dos guineenses) e consequentemente a dieta alimentar dos guineenses".

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, iniciou terça-feira um périplo por seis países da sub-região para informar sobre a preparação das legislativas, previstas para 18 de novembro, no âmbito da aplicação do Acordo de Conacri.

O primeiro-ministro guineense vai pedir também aos seus homólogos para intervirem junto da comunidade internacional para "desembolso dos fundos prometidos para o processo eleitoral".

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estão orçadas em cerca de 7,8 milhões de dólares (cerca de 6,6 milhões de euros).

Conosaba/Lusa

«QUEREM CONHECER O CRISTIANO RONALDO DE CARNE E OSSO!» 'RONALDOS' DE BISSAU DESEJAM SORTE À SELEÇÃO PORTUGUESA



O futebolista Cristiano Ronaldo é uma referência mundial nos campos de futebol e na Guiné-Bissau a 't-shirt' que o jogador usa no Real Madrid tornou-se no equipamento oficial para as aulas de educação física e desporto.

A Lusa foi visitar a escola básica Madrugada, durante uma aula de educação física e o professor Rui Grabé explicou que aqueles alunos eram quase todos fãs do futebolista português, que já venceu cinco bolas de ouro.

Juntando o útil ao agradável, as crianças e jovens guineenses que se vestem de branco para aquelas aulas, passaram a equipar-se com o equipamento do Real Madrid, que também é branco, mas com a camisola número sete, do Cristiano Ronaldo, que é a mais vendida do país.

"Alguns sempre dizem que querem conhecer o Ronaldo e perguntam quando vão poder conhecer o jogador. Eu não tenho forma de fazer com que conheçam o Ronaldo", lamentou o professor.

Alinhados, todos vestidos com o equipamento do Real Madrid, basta olhar para as costas das crianças e lá está o nome de Ronaldo.

"Eu gosto muito dele, porque ele é um jogador que joga muito e marca golos muito fixes", disse António Cardoso, um dos alunos.

Todos os jovens que falaram com a Lusa são admiradores de Cristiano Ronaldo, incluindo as meninas.

"Eu gosto muito dele e também queria mandar uma mensagem: Ele é um jogador de alto nível e assisto a todos os jogos dele", diz Fátima Ludmila.

No meio de tantos fãs de Ronaldo, a Lusa encontrou um admirador de Messi, que garantiu que vai apoiar a seleção da Argentina no mundial da Rússia que está quase a começar.

Baralhados com o campeonato do mundo de futebol, todos disseram que vão apoiar o Real Madrid. Mas quando lhes foi explicado que naquele campeonato são os países que vão participar e não os clubes e que Ronaldo joga na seleção portuguesa quiseram deixar uma mensagem e todos juntos gritaram: "força Portugal, força Ronaldo".

Conosaba/Lusa

«OPINIÃO» "DESENVOLVIMENTO DUMA SOCIEDADE E DE UM PAÍS " - MALAM GOMES

Malam Gomes
Desenvolvimento de qualquer país e da sociedade depende de:

Respeito mútua, confiança, comportamento, atitude da sociedade, trabalho sério e escolhas de quadros ou pessoas certas para os lugares certos.

Primeiro – Escolher bons quadros, pessoas inteligentes para redigir a constituição, as leis e estatutos para a sociedade que adaptam as suas realidades – esses princípios não podem ser copiadas, depois de aprovadas tem que ser cumpridas a letras.

As constituições, as leis, os estatutos e seres humanos no mundo de hoje, as vezes são contraditórios – Escrevem, falam tudo bem, muito bem e depois na aplicabilidade falham em tudo.

Inteligências dos nossos políticos guineenses, muitas vezes é só para enganar o povo e fitar a comunidade internacional com truques – criam problemas sem necessidades, e todos Eles (Políticos) entram e criam mais problemas e estabilidades para conseguirem lugares de destaque no aparelho do estado principalmente na governação – para  obter os ganhos que seguinifica (ganharem dinheiro e muito dinheiro para resolverem os seus problemas pessoais).

Vejamos ajuda ao desenvolvimento dos países ditas desenvolvidos aos países em via de desenvolvimento – chamados países de terceiro mundo.

São de vinte cinco (25) mil milhões de dólares americanos por ano, o calculo das Nações Unidos.

Enquanto nós Imigrantes desses países ditas do terceiro mundo que estão a trabalhar nesses países desenvolvidos no Velho Continente, redendimentos do nosso trabalho, as nossa poupanças – transferimos trinta e dois (32) mil milhões de dólares americanos para os nossos países.

Poderíamos ter feito muito mais - Se houvesse motivações, o reconhecimentos, aconselhamentos, incentivos, promoções, condecorações e prémios da parte de todos os nossos governantes o nosso continente (Africano) seria muito mais melhores – vejam os exemplos dos países que reconheceram os seus imigrantes como estão?

Vejam também barreiras ou as nossas dificuldades só apenas dois exemplos um no Velho continente, principalmente na EU – União Euripeia e outro em Portugal o país que eu conheço bem.

No Velho Continente ou na EU - Obrigam os imigrantes apresentarem os contratos, os recibos de vecimentos e os discontos da segurança social - para poderem candidatar a legalização, mas as leis impedem os patronatos ou empregadores contratarem os imigrantes ilegais?!

Dizem que estão a cumprir a constituição e as leis a letra
Portugal - constituição e as leis portuguesa, permitem deslojamento, as pessoas ou famílias, sem alternativas ou irem ficar nas casas piores e os políticos falam com a boca cheio de direitos humanos - onde é que está?!
Pessoalmente o que me preocupe e assusta - Não são as ações e  os gritos das pessoas más – mas sim, silêncios e indiferenças das pessoas ditas Boas, no pleno Século XXI que usam esses tipos de comportamentos e atitudes.

 Aplicabilidade de ferramentas em cima mencionadas na construção do um estado de direito – Lideres ou pessoas sérios, de confiança, solidários, com provas dadas em frente das instituições e do país, para poderem pôr toda sociedade a mexer ou a movimentar -  quer dizer a (trabalhar), para reduzir as imigrações selvagens e morte nas matas e no Oceano.

Apostarem e darem as prioridades número um (1) – educação e formação, é aqui que estão o centro de conhecimento, de respeito, de confiança, de desenvolvimento do país e da sociedade ou força de tudo.

Qualquer país do mundo tem classes – baixos, médios baixos, médios e altas é aqui é que estão também concentrados quadros  do país no seu todo ou força de produção.

Homens de culturas ou cartãos de visitas – músicos;
Artistas – homens da bola ou desportistas, eletricistas, carpinteiros, pedreiros, desenhadores, pintores, mecânicos, cabeleireiros, fotógrafos, cozinheiros etc.

Ténicos – ténicos hospitalar, informáticas, de construção civil, de agriculturas, rádios, televisões etc.

Temos quadros – baixos, médios e altas – São todas importante.
Os valores sagradas do ser humano e do paí - São autonomia e a independência, quem depende do outro não tem valor.

O poder é um valor incalculáveis e devem ser partilhadas e não são internos - há pessoas que não sabem em particular no Continente Africana é o que impede o desenvolvimento?!

Atenção - Um dia estamos lá em cima sentados e bem, o outro estamos cá em baixo e as vezes em pé – há quem não quer mas, não podemos negar, porque os destinos nos calham todos.
Os líderes que têm ou fazem, transmitem os bons discursos – os seus discurasos entram diretamente nas cabeças e nos corações das pessoas como mele.
Guineenses que cuidem com os nossos políticos, quando nasce ou alguém junta um grupo de pessoas e forma, cria um partido ou movimento político – São mais um grupinhos dos espertos para enganar os guineenses e fintar a comunidade internacional.

O mundo vai de mal a pior e os nossos políticos escolheram o péssimo para a sociedade e para o país.

Estamos no Pleno Século XXI – tudo é possível, com novas tecnologias, aprendemos muitas regras e devemos quebrar alguns ou o que está mal.

Cultura não devemos ter – Duas (2) melhores ou mais e  ter muitos filhos com muitas mulheres, deve ser reduzidas ou evitadas, porque estamos no novo mundo.
Os Homens que têm mais de que duas (2) mulheres e muitos filhos com muitas mulheres, têm muitas histórias e muitas coisas a contar e explicar a sociedade e o mundo.
A luta devia ser a nossa vida – democracia e a liberdade, com a fome, sem educação, sem escolas, sem hospitais para maiorias das pessoas são conchas ou pratos vazias vazias – N. Mandela

Se você falar com uma pessoa, numa linguagem que ele compreende as conversas entram na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

Não devemos permitir que alguém o faça descer tão baixo até ao ponto de odiar o outro – Martin Lhuter King Jr.

O perdão é um catalizador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício – Martin Lhuter King jr.

O maior juiz dos nossos atos que cometemos, deve ser nós mesmo e não a sociedade.

Sem paz no nosso interior, sem calma no nosso interior, sem verdade, sem confiança, sem trabalho sério é muito difícil encontrarmos uma paz duradoura – Dalai Lama.

Podemos ter todos os dispositivos sofisticados e o WIFI do mundo, não vão fazer as diferênças.

Se não tivermos bons pais, bons encarregados de educação, bons professores nas salas de aulas, bons gestores, sociedade organizadas e bons políticos, não vão valer penas- Barak Obama

SE NÃO HÁ POLÍTICOS ENTÃO - NÃO HÁ CONSTITUIÇÃO, NÃO HÁ LEIS, NÃO HÁ ESTATUTOS DE SOCIEDADE CIVIL E DOS PARTIDOS E MOVIMENTOS POLÍTICOS, NÃO HÁ DEMOCRACIA E NEM VAI HAVER LIBERDADE.

MALAM GOMES – SEGURANÇA, PRESIDENTE E CONSELHEIRO EM PORTUGAL.                                 

FMI RECOMENDA CRIAÇÃO DE MEDIDAS DE COBRANÇA TRIBUTÁRIAS NA GUINÉ-BISSAU


O consultor técnico do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington que encontra-se de visita na Guiné-Bissau, Paulo Renato Silva da Paz, defendeu, esta quinta-feira (31 de Maio), que a Guiné-Bissau tem “grandes desafios” em fazer programas sociais

Segundo Paulo Renato Silva da Paz que falava depois do encontro, no ministério público, com o Procurador-Geral da República (PGR), para contornar a situação é preciso ter uma arrecadação tributária inclinada conducente.

“É importante que as medidas de cobrança tributárias sejam efectivas e muito importante e é necessária também a colaboração entre mais poderes de Estado”, sustenta.

Paulo Renato Silva assegura que é importante buscar a regularidade e combater a corrupção para que as pessoas paguem o imposto, caso contrário será o resto da sociedade a suportar o encargo.

“É necessário que a gente busca uma regularidade e consiga combater a corrupção em todas as instâncias, que os órgãos de Estado se apõem para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária para conseguir entregar todas as cidadãos os bens que eles necessitam”, aconselha.

Confrontado, na ocasião, se no encontro com o Procurador-Geral da Republica o assunto da corrupção levantado pelo representante do FMI - em algumas empresas públicas do país - foi o assunto de debate, Silva da Paz diz que apenas se falou das estratégias para a aproximação das duas instituições”.

Recorde-se que, esta semana, o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Guiné-Bissau, Óscar Melhado, denunciou a existência de práticas de má gestão e corrupção em duas empresas estatais guineenses (Empresas de electricidade e águas da Guiné-Bissau - EAGB - e na Autoridade Reguladora Nacional das telecomunicações – ARN) e pediu ao novo primeiro-ministro tomada de medidas necessárias.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Internet

quarta-feira, 30 de maio de 2018

«TRISTEZA!» FALTA DE ÁGUA POTÁVEL É A MAIOR PREOCUPAÇÃO HOJE, DOS GUINEENSES NO PAÍS

Falta da água potável continua a ser maior preocupação dos Guineenses tanto nas cidades urbanas assim como nas zonas rurais (nas Tabancas)! 

Esta imagem do Mamadu Saliu Bidé de Mansoa/Terra Santa é a testemunha de tudo! As mulheres da tabanca de Laram secção de Bissorã/Mindi a espera da água a mais de 5 horas para conseguir água de consumo.

Conosaba

PADRE ABDULAI JAQUITÉ, PADRE ALMIRO MENDES E A Drª. SUSANA ALBUQUERQUE BEM RECEBIDOS NO CONSULADO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU EM ESPINHO

No quadro da diplomacia económica, o Consulado da Republica da Guiné Bissau, Espinho, Distrito de Aveiro recebeu o Padre Abdulai Jaquite´(Diocese de Bissau), Padre Almiro Mendes (Paroquia de Canidelo), Drª Susana Albuquerque (Colégio Nossa Srª do Rosário). 

Nesta recepção estiveram presentes o Cônsul Honorário, o conselheiro da área económica, Dr. Barbosa Coelho, o conselheiro para a Diáspora Paté Cabral Djob (editor do Blogue Conosaba do Porto), o conselheiro da área agrícola, Eng. José Luís Silva e Dr. Gonçalves da Sociedade Pedreiras do Marco (SPM). 

Na reunião de trabalho foram abordados temas relacionados a missões humanitárias, que no próximo mês serão levadas a cabo na Republica da Guiné Bissau. Professor Rodolfo Silva, do Agrupamento de escolas de Gaia, irá formar em Nhoma e em Babadinca futuros formadores. Drª Susana Albuquerque irá montar serviços administrativos em Nhoma e a Drª Maria do Sameiro, medica de cirurgia, dará apoio na área da saúde. O Padre Almiro Mendes também se deslocará a Bissau. 

O Consulado da Republica da Guiné Bissau, em Espinho apoiará as missões humanitárias debatidas na sessão de trabalho. Seguiu-se uma visita ao Museu do Mar da Cidade de Espinho.

Conosaba











«MUITO CIVISMO!» O EX-SECRETARIO EXECUTIVO DO SECRETARIADO NACIONAL DE LUTA CONTRA SIDA, CALIFA SOARES CASSAMÁ FEZ A TRANSIÇÃO DO CARGO DE UMA FORMA PACÍFICA

Sin Menhér Menhér...

Na boa, o ex-Secretario Executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra Sida, CALIFA SOARES CASSAMÁ entregou 'o dossier' ao seu sucessora Dra. Livramento Sambu de Barros e desejou-lhe boa sorte na novas funções:

"Boa sorte SNLS Dra Livramento Sambu de Barros e muito obrigado General Omar Embalo", desejou e agradeceu Califa


Conosaba

PM GUINEENSE INICIA PÉRIPLO À SUB-REGIÃO PARA INFORMAR SOBRE PREPARAÇÃO DAS LEGISLATIVAS


Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, iniciou na terça-feira um périplo por seis países da sub-região para informar sobre a preparação das legislativas, previstas para 18 de Novembro, no âmbito da aplicação do Acordo de Conakry.

Em comunicado, divulgado nesta quarta-feira à imprensa, o gabinete do primeiro-ministro refere que a viagem terá a duração de quatro dias e que Aristides Gomes vai visitar a Guiné-Conakry, Senegal, Togo, Ghana, Nigéria e Côte d’Ivoire.

"A missão destina-se a partilhar com os seus homólogos os passos que estão a ser dados no país no âmbito dos preparativos das eleições de Novembro de 2018 ao abrigo do roteiro do Acordo de Conakry", refere o comunicado.

A viagem serve também para Aristides Gomes agradecer o seu contributo para a mediação da crise política no país, que teve como consequência a "normalização do funcionamento das instituições".

O primeiro-ministro guineense, que viaja acompanhado do chefe da diplomacia guineense, Butiam Gomes Có, vai pedir também aos seus homólogos para intervirem junto da comunidade internacional para "desembolso dos fundos prometidos para o processo eleitoral".

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estão orçadas em cerca de 7,8 milhões de dólares.

Conosaba/angop

GUINÉ CONAKRY DEFENDE REFORÇO DE PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE ÁFRICA E EUROPA


Bruxelas - O presidente da Guiné Conakry, Alpha Condé, agradeceu terça-feira em Estrasburgo (França) aos vereadores europeus a ajuda sanitária dada ao seu país quando fazia face à epidemia de Ébola em 2015 e defendeu o reforço de parceria estratégica entre África e a Europa.

Discursando no Parlamento Europeu, Condé congratulou-se igualmente com a recente assinatura do acordo da Zona Continental de Livre Comércio (ZLEC, sigla em francês) e com os progressos da Iniciativa Africana sobre as Energias Renováveis.

Por sua vez, o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, defendeu o lançamento pela União Europeia de um verdadeiro Plano Marshal (plano de desenvolvimento) a favor de África para a diversificação económica, a criação dum pólo industrial para permitir os jovens a encontrar trabalho.

Disse haver uma parceria estratégica entre África e a União Europeia, defendendo o seu reforço à luz das causas profundas da migração, nomeadamente o subdesenvolvimento e o tráfico de seres humanos.

Conosaba/angop

NOVO REPRESENTANTE DA ONU NA GUINÉ-BISSAU FALA EM "CONFIANÇA NO FUTURO"


Bissau - O novo representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, José Viegas Filhos, reuniu-se hoje com o presidente José Mário Vaz e descreveu o encontro como um "contacto de aproximação" e de "confiança no futuro".

"Acabo de ter um encontro com o presidente da Guiné-Bissau e fiquei muito bem impressionado com as observações que me fez, ele também apreciou este contacto com as Nações Unidas, que deve ser visto pela imprensa como um contacto de aproximação, de buscas de meio de cooperação e de confiança no futuro", afirmou aos jornalistas o diplomata brasileiro.

Questionado sobre os assuntos que falou com José Mário Vaz, José Viegas Filho disse que foram, sobretudo, políticos, económicos, relações internacionais e realização de eleições.

Sobre as eleições, José Viegas Filho disse que é um "cenário suave, sem nenhuma interrupção, com confirmações das ideias que foram apresentadas até aqui e é o cenário da tranquilidade, da democracia, das eleições".

O diplomata brasileiro, que chegou segunda-feira a Bissau, esteve também reunido hoje com o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá.

Conosaba/Angop

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PROÍBE PAGAMENTOS EM DINHEIRO A ENTIDADES PÚBLICAS


Bês-Moonha
O Governo da Guiné-Bissau anunciou hoje, em comunicado, que estão proibidos pagamentos em dinheiro a entidades públicas, que também deixam de estar autorizadas a receber em numerário.

"As operações e recebimentos ou pagamentos devem ser efetuadas através dos bancos existentes no país", refere o comunicado.

O Governo guineense salienta que a nova medida só não é aplicada aos "serviços hospitalares" e aos serviços públicos localizados nas regiões ou setores do país, onde não existam estabelecimentos bancários para fazer os pagamentos.

Segundo o documento, o executivo, liderado por Aristides Gomes, "pondera ainda através da medida aplicar um regime de fiscalização e cobrança, nos termos da lei, para entidades públicas que não observem aquelas disposições".

A proibição de pagamentos às entidades públicas em dinheiro faz parte de um conjunto de medidas que o Governo guineense está a implementar para "resgatar a imagem das instituições públicas perante os contribuintes e parceiros de desenvolvimento".

"Estas restrições são sustentadas pelos últimos relatórios de auditoria do Tribunal de Contas, que apontam evidências de graves irregularidades na gestão das entidades públicas auditadas", salienta.

Conosaba/Lusa

REPRESENTANTE DO FMI NA GUINÉ-BISSAU DENUNCIA CORRUPÇÃO EM DUAS EMPRESAS ESTATAIS

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Guiné-Bissau, Óscar Melhado, denunciou a existência de práticas de má gestão e corrupção em duas empresas estatais guineenses e pediu ao novo primeiro-ministro a tomada de medidas.

Óscar Melhado está a ser citado hoje pelas rádios de Bissau, através das declarações que proferiu na terça-feira, perante alunos de uma universidade, durante a divulgação de políticas macroeconómicas de países subsarianas.

Falando da situação da Guiné-Bissau, o representante do FMI considerou que existem sinais de má gestão nas empresas de eletricidade e águas (EAGB) e na Autoridade Reguladora Nacional das telecomunicações (ARN).

"O problema da EAGB prende-se com a gestão e governabilidade da empresa, com muita corrupção e não sou eu que o digo, é o resultado de uma auditoria que determinou muitas irregularidades naquela empresa", declarou Óscar Melhado.

No entanto, disse que como o próprio primeiro-ministro Aristides Gomes defende, a solução para EAGB, que não consegue dar energia e água canalizada a população de Bissau de forma regular, é proceder a reformas profundas na empresa.

Um relatório do Tribunal de Contas divulgado em Março apontava para "graves irregularidades na gestão" de várias empresas e instituições públicas guineenses, entre as quais a ARN e a Empresa de Eletricidade e águas da Guiné-Bissau (EAGB).

Óscar Melhado afirmou estar na posse de informações que indicam que mais de cinco mil milhões de francos CFA não dão entrada na tesouraria da Autoridade Reguladora Nacional das telecomunicações.

"Por cada antena de recepção de internet pagamos à ARN três milhões, mas esse dinheiro não entra na tesouraria. São aproximadamente cinco mil milhões de francos CFA (cerca de sete milhões de euros", observou Melhado.

O representante do FMI na Guiné-Bissau disse ter sugerido ao novo primeiro-ministro que controle esse dinheiro que, sublinhou, podia ser aplicado para construção de escolas.

Fonte do ARN disse à Lusa que não comenta as declarações de Óscar Melhado por desconhecer o contexto em que foram produzidas e nem em que bases, mas garante que "nem em dois anos de actividades consegue" arrecadar os valores "supostamente avançados" pelo representante do FMI.

Conosaba/Radiosolmansi

terça-feira, 29 de maio de 2018

30 JOVENS GUINEENSES VÃO ESTUDAR NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA - PORTUGAL


Trinta jovens guineenses partem hoje para Portugal para estudar no Instituto Politécnico de Beja (IPB), que tem uma parceira com uma organização juvenil da Guiné-Bissau, cujo objetivo é apostar na formação dos guineenses.

Ericsson Mendonça, coordenador adjunto da ONG guineense Tchintchor, indicou que os 30 jovens vão juntar-se aos 60 que já se encontram no IPB, "onde se estão a formar para servir a Guiné-Bissau".

"Tentamos, à nossa maneira, ajudar a criar bons cidadãos para Guiné-Bissau", defendeu Mendonça, explicando uma série de procedimentos que a Tchintchor faz antes de decidir dar uma oportunidade ao jovem estudante.

Afirmou que desde que a Tchintchor firmou um protocolo com a IPB, em 2015, já recebeu mais de 500 candidatos às vagas, mas até hoje apenas vão entrar 90.

O candidato à vaga é submetido a uma entrevista e uma prova escrita sob a responsabilidade da Tchintchor e se for aprovado é ainda testado através de uma outra prova escrita já sob a coordenação do IPB.

Essa prova é avaliada em Portugal.

Ultrapassadas essas etapas, o candidato viaja para Portugal e é inscrito no IPB com o estatuto de estudante internacional, com condições especiais, com direito ao alojamento gratuito, mas pagando uma propina anual de 1.100 euros.

Conosaba/Lusa

GUINÉ-BISSAU: COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTRO



Conosaba/faladepapagaio

"MEDIDAS DE CONTROLO DE FUNDOS PÚBLICOS SÓ VAI ATENUAR A CORRUPÇÃO NO PAIS", DIZ PRESIDENTE DE INSPECÇÃO SUPERIOR DE LUTA CONTRA


Bissau, 29 Mai 18 (ANG) – O Presidente da Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção na Guiné-Bissau (ISLCC), disse hoje que a medida de controlos de fundos do Estado adotado pelo Primeiro-ministro Aristides Gomes, só vai atenuar a corrupção nas instituições estatais.

Francisco Benante, em entrevista exclusiva à ANG, considera que a corrupção no aparelho de Estado não pode ser combatida somente desta forma, salientando que é necessário ter um efeito geral e benéfico para o país.

A forma mais correcta de combater a corrupção, de acordo com Benante, é de unir esforços de todos os órgãos de soberania no sentido de fazer uma frente consistente com uma colaboração séria para eliminar este flagelo que tornou moda na Guiné-Bissau.

Segundo Benante, a medida implementada pelo Primeiro-ministro só vai diminuir por um determinado período de tempo, ou seja quando ele deixar de exercer o cargo, essa situação voltará de novo na mesma como antes se não for seguido pelo novo executivo que sairá das eleições.

O Inspector Superior de Luta contra a Corrupção disse que para combater esse mal na nossa nação é preciso limpar tudo na mente das pessoas com medidas básicas e sustentáveis, baseadas na educação e sensibilização da saciedade guineense.
"Como podemos fazer frente a corrupção sem meios necessários para o combate" questionou.

O Estado deve dotar a Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção de meios precisos para combater esse mal no país inteiro.

Declarou que actualmente a Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção conta com 15 funcionários, sem orçamento próprio e vive de parte do orçamento do Conselho Administrativo da Assembleia Nacional Popular.

Para um serviço completo, prosseguiu, a instituição precisa de 300 funcionários para cobrir todos os sectores do país, para controlar todas as receitas e despesas do Estado.

"O Estado guineense criou ISLCC pela farsa de tentar enganar a comunidade internacional, que na verdade está a enganar a si mesmo" diz Francisco Benante. 

O novo governo tem estado a implementar novas medidas de controlo das receitas e das despesas em empresas e institutos autónomos tutelados pelo estado , nomeadamente por via de cotitularização das suas contas bancárias com o Tesouro Público. 

Contrariamente a moda antiga, agora todas as movimentações financeiras desses institutos e empresas estatais são submetidas a aprovação de uma comissão de controlo criada para o efeito. 

Conosaba/ANG/CP/ÂC/SG

CONSELHO DE MINISTROS DA GUINÉ-BISSAU APROVA PROJECTOS DE PROGRAMA DE GOVERNO DE INCLUSÃO E OGE 2018


Bissau, 29 Mai 18 (ANG)- O governo aprovou hoje em conselho de ministros o Programa de Governação e o Orcamento Geral de estado para o ano em curso, dois instrumentos que serão submetidos a aprovação do parlamento.

Segundo o comunicado do conselho de ministro entregue a redacção da ANG, o executivo prevê arrecadar no quadro do OGE receitas na ordem de 212.331.000.000 fcfa(duzentos e doze bilhões e trezentos e trinta e um milhões de francos cfa, e igual montante deverá ser utilizado em despesas públicas.

O referido orçamento apresenta um défice de 32 por cento ou seja de 68.548.000.000fcfa (sessenta e oito bilhões e quinhentos e quarenta e oito milhões de francos cfa.

A cobertura desse défice vai ser procurada junto de instituições financeiras parceiras da Guiné-Bissau ou no mercado internacional através de contração de empréstimos, já autorizada, ao Ministério da Economia e Finanças. 

A discussão e aprovação dos dois instrumentos de Governação devem ocorrer ainda esta semana no parlamento. 

Conosaba/ANG/SG

PAIGC INCOMPREENSÍVEL COM RECEIO DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL QUANTO AO RECENSEAMENTO ELEITORAL

O porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) diz que não compreende o receio do Partido da Renovação Social (PRS) em relação aos cenários apresentados por peritos internacionais para o registo de eleitores para as legislativas de 18 de Novembro.


João Bernardo Vieira falava esta segunda-feira (28 de Maio) durante a conferência de imprensa realizada está manha na sede nacional do partido.

“Nações Unidas dizem que é difícil fazer o recenseamento manual no primeiro cenário e entregar o cartão no momento, porque não temos a condição no país para imprimir aquele cartão biométrico e como não há condição têm que ser enviado para um centro especializada no estrangeiro, mas, a própria ONU ofereceu que no processo da impressão dos cartões, os partidos políticos vão acompanhar processo e nós não entendemos onde esta a desconfiança para este cenário”.

Por outro lado, explica que “o segundo cenário promete a impressão na Guiné-Bissau através do GETAP e é um registo biométrico não manual como o primeiro cenário, mas o problema é que a eleição não vai ter lugar na data previsto vai acontecer só no dia 6 de Dezembro (2018) ”.

o porta-voz do partido detalhou o custo de cada três propostas apresentado pela Nações Unidas aos partidos políticos com a expressão parlamentar para a realização das eleições legislativa.

“No primeiro cenário, em termo da impressão custo é de cerca de 1.5 milhões de dólar e a data da eleição vai ser no dia 14 de Janeiro, no segundo cenário o custo é de 1.3 milhões de dólar e a eleição terá lugar no dia 6 de Dezembro e no terceiro cenário o custo é de 200 mil dólares com a realização da eleição na data marcada”.

Entretanto, defendeu que PAIGC, Partido da Convergência Democrática, PND, União para Mudança e a própria Comunidade Internacional, “dizem que para que o escrutínio, tenha lugar na data marcada é só o cenário três, mas eu questiono, se nós não temos o dinheiro e as condições, qual é a exigência neste momento se a própria Comunidade Internacional defendeu o único caminho para que a eleição tenha lugar na data marcada? Vamos fazer o recenseamento eleitoral evitamos a desconfiança. A grande verdade é que não há confiança entre os partidos políticos devido a crise que vivemos durante os três anos”.

Peritos internacionais, que estão a trabalhar com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), apresentaram na semana passada três cenários possíveis para o registo de eleitores e fizeram ver aos partidos com a representação parlamentar que apenas um poderá possibilitar que o escrutínio tenha lugar na data prevista.

Aquele cenário prevê a realização do registo de eleitores e a impressão dos cartões no estrangeiro e só depois entregá-los aos seus titulares.

Sobre assunto o Partido da Renovação Social (PRS), através do porta-voz, Victor Pereira, defendeu na semana passada que aquele cenário "está fora de questão" uma vez que pode trazer problemas para o país.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto