terça-feira, 31 de outubro de 2023

Saúde Pública! Entrega de Matérias médicos e Hospitalares doados pela empresa Italiana ENI ao Chefe de Estado, destinados ao Hospital Nacional Simão Mendes e Hospital Regional de Farim.

 

Putin diz que ataques contra inocentes em Gaza são injustificáveis


O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu hoje que "não podem ser justificados de forma alguma" os bombardeamentos israelitas contra "centenas de milhares de inocentes" na Faixa de Gaza, após mais de três semanas de guerra entre Israel e Hamas.

"Os terríveis acontecimentos que acontecem em Gaza, quando exterminam indiscriminadamente centenas de milhares de pessoas inocentes que não têm para onde ir ou se esconder dos bombardeamentos, não podem ser justificados de forma alguma", frisou.

Putin, que analisou a situação no Médio Oriente no início da reunião extraordinária com as agências de segurança, convocada após os motins antissemitas que ocorreram no domingo à noite com a invasão de um aeroporto na república russa do Daguestão, de maioria muçulmana, lamentou que Israel tenha escolhido "vingar-se de acordo com o princípio da responsabilidade coletiva".

"Quando olhamos para as crianças ensanguentadas, para as crianças mortas, para como as mulheres e os idosos sofrem, para como os médicos morrem, é claro, cerramos os punhos e os olhos enchem-se de lágrimas", destacou.

O chefe de Estado russo acusou também os Estados Unidos e "os seus satélites" de serem "os principais beneficiários da instabilidade global", considerando que Washington "não precisa de uma paz duradoura na Terra Santa".

"[Os EUA] Precisam de um caos permanente no Médio Oriente. É por isso que desacreditam os países que insistem num cessar-fogo imediato em Gaza para parar o derramamento de sangue", frisou.

Putin relacionou a escalada de violência entre israelitas e palestinianos com o fracasso da política dos EUA, ao ignorar as aspirações palestinianas e monopolizar o processo de paz.

Na semana passada, a Rússia recebeu representantes do braço político do grupo islamita Hamas, exigindo a libertação imediata das pessoas raptadas, ao mesmo tempo que defendia a criação de um Estado palestiniano com capital em Jerusalém Oriental.

Como consequência, Israel criticou a visita, apelou a Moscovo para condenar "a organização terrorista Hamas" e convocou o embaixador russo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para manifestar o seu firme protesto.

O grupo islamita Hamas lançou em 07 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns e causando mais 1.400 mortos.

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas na Faixa de Gaza, e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Mais de 8.000 palestinianos, a grande maioria civis, foram mortos desde que Israel entrou em guerra contra o Hamas, de acordo com as autoridades palestinianas em Gaza.

Conosaba/Lusa

CHINA ANUNCIA BOLSAS DE LICENCIATURA E MESTRADO PARA JORNALISTAS GUINEENSES

O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Gue Ce, anunciou a atribuição de bolsas de licenciatura e de mestrado a jornalistas e técnicos dos órgãos de comunicação social públicos e privados da Guiné-Bissau para as Universidades daquele país asiático.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 31 de outubro de 2023, depois de um encontro entre o diplomata Chinês e o Secretário de Estado da Comunicação Social, Francisco Muniro Conte.

“O encontro visa reforçar as cooperações e acordos assinados na área de comunicação social. Por isso, a partir do próximo ano 2024, os técnicos e profissionais da comunicação social vão beneficiar de formações, licenciatura e mestrado, na República Popular da China” anunciou, manifestando também a disponibilidade de a embaixada ajudar a fazer ponte entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social e as empresas chinesas no domínio de comunicação em diferentes projetos de cooperação, assim como dar oportunidade de candidatura a bolsas de estudo para o mestrado ao pessoal afeto à secretaria Nacional de Comunicação Social.

“Apartir do ano 2024, o povo chinês vai ajudar o país com um lote de alimentos, através do pedido feito pelo governo guineense, como também vai aumentar a cooperação entre os dois países. Por isso, a China espera com espectativa que o país consiga exportar todas as castanhas de cajú para o mercado chinês a partir do próximo ano” disse, desejando também que o governo possa resolver o problema de energia o mais rápido possível, de forma a criar um bom ambiente de investimento.

Disse também que o governo chinês vai encorajar os seus empresários para virem o investir no mercado guineense e que, através deste investimento e exportação de produtos guineenses, o país possa desenvolver-se.

Guo Ce anunciou também que o seu país pretende apoiar o governo no setor da agricultura com um valor de dois milhões de dólares Americanos, por entender que ʺajudar no desenvolvimento do setor agrícola pode resolver os problemas de falta e ou de insuficiência alimentar que o país enfrentaʺ.

“O governo chinês está empenhado no desenvolvimento da Guiné-Bissau e na criação de condições para o bem-estar da população. Por isso, vamos trabalhar com o governo para melhorar a vida dos guineenses” afirmou.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Francisco Muniro Conte, lembrou que a China esteve sempre ao lado do povo guineense e que nunca colocou restrições em cooperar com a Guiné˗ Bissau mesmo nos ʺcontextos atípicosʺ determinados por querelas políticas.

Para Muniro Conte, a China teve sempre a disponibilidade em apoiar o país, partindo do princípio de que ʺo povo precisa do seu ganha-pãoʺ, sublinhando que a sua instituição vai inteirar-se das necessidades de formação a nível dos órgãos de comunicação social guineenses tanto privados como públicos, em função da disponibilidade das vagas a serem atribuídas pelo governo Chinês.

“Há vontade da parte do governo chinês em ajudar na formação dos profissionais e técnicos de comunicação social. Vamos trabalhar a nível dos órgãos para que possam ser identificadas as pessoas elegíveis para estas ofertas” disse o governante.

Porː Noemi Nhanguan
Fotoː N.N
Conosaba/odemocratagb

"As instituições públicas não podem ser empresas dos partidos políticos", afirmou Umaro Sissoco Embaló no encontro com os trabalhadores da empresa EAGB, no Palácio da República


«Bissilon» Dr Ernesto Dabó cu fala, "Canoa pudy sedu di Bissilon remaduris hy balentons, mas si capiton hy amonton (el-mar kana largau), sedu Capiton aós en dia, hy ka só pega leme, sedu um bom piluto (hy ta contra maré di fome óoh), Firma teso kan bu mara dalá óoh bu pega lutu óoh, firma teso kan bu mara dalá óoh bu pega lutu óoh"


Bissolon cu Conosaba do Porto 

Gripe. MÉDICO ACONSELHA MINISTÉRIO DE SAÚDE A APURAR A ORIGEM

O médico guineense aconselha o ministério da Saúde Pública a diligenciar a forma de apurar a origem real da situação de alta taxa de gripe que se regista no país nos últimos dias.

O conselho deste médico Urologista em substituição do diretor Clínico do Hospital Militar surgiu, esta segunda-feira, numa entrevista à Rádio Sol Mansi, no âmbito das aglomerações dos pacientes nos serviços de urgências dos hospitais e Centros de Saúde da capital Bissau.

De acordo com Ângelo João Pete, se a situação não for resolvida pelo ministério da Saúde Pública, o mais rápido possível, os hospitais não estarão em condições de poder atender mais pacientes, devido à sobrelotação dos locais de internamentos.

“Esta situação é um problema da saúde pública que precisa de ser resolvido o mais rápido possível pelo ministério da saúde através das amostras da situação que está a provocar a alta taxa de gripe na população”, aconselha o médico do Hospital Militar.

Em relação à aglomeração dos pacientes, o médico disse que a situação se deve à alta taxa de gripe que se regista no país, o que tem causado uma maior procura dos serviços médicos.

“O que se verifica no país nos últimos dias deve-se ao surto de gripe que está a provocar vários problemas a população com alta taxa de dores de cabeça e corpo principalmente nos músculos”, diz acresecentando que dada a situação da aglomeração, estarão em dificuldade de receber mais pacientes devido a falta de técnicos.

O Médico Urologista em substituição do diretor clínico do hospital Militar, Ângelo Pete, aconselha também a população em caso de padecerem de sintoma de gripe, para procurarem centros de saúde ou hospitais, assim como usar máscaras para prevenir.

“A melhor forma de protegermos é usar a máscara porque não sabemos ainda a origem de vírus que está a causar a gripe. A outra forma é procurar sempre hospitais ou técnicos de saúde em caso de padecer com sintoma de gripe por isso, é preciso evitar automedicação e tratamento tradicionais antes de médico”, apelou o médico Urologista, Ângelo João Pete.

De acordo com o médico especialista da Urologia do Hospital Militar, dada a alta taxa dos pacientes nos últimos dias levou a duplicação de triagem, por forma a por cobre a situação que considera de preocupante, porque existem sinais que demonstram a continuidade da aglomeração dos pacientes.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Governo guineense lança estratégia para 90% da população aceder ao sistema financeiro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Geraldo Martins, presidiu hoje ao lançamento da estratégia nacional para que 90% da população tenha acesso ao sistema financeiro do país, que neste momento abrange apenas 18% dos guineenses.

A estratégia nacional de inclusão financeira foi conjuntamente elaborada pelo Governo, através do ministério da Economia e Finanças, e o Banco Central de Estados da África Ocidental (BCEAO) para ser executada até 2027.

O primeiro-ministro enalteceu a importância da estratégia nacional de inclusão financeira, um documento, sustentou, que irá ajudar o país a "mitigar as desigualdades sociais".

"Faz parte dos objetivos do Governo garantir o desenvolvimento e a implementação de medidas que visem a promoção e o acesso adequado a serviços financeiros em função das necessidades da população em particular dos segmentos que têm sido excluídos do sistema bancário tradicional", afirmou Geraldo Martins.

O primeiro-ministro guineense reconheceu que ainda existe "um longo caminho a percorrer" até atingir a inclusão financeira, mas disse estar convencido que com o esforço de todos, nomeadamente dos parceiros de desenvolvimento, será possível executar a estratégia.

Martins notou que atualmente apenas 18% da população guineense possui conta bancária, que o país enfrenta uma "situação precária das microfinanças", mas observou que existe "uma tendência positiva" nas transações com a chamada "moeda eletrónica".

O primeiro-ministro guineense apenas se mostrou preocupado com o elemento crédito interno na estratégia, apresentada num hotel de Bissau, mas apelou a que sejam adotadas medidas de reforço de gestão e ainda do aumento da cultura financeira no país.

"O crédito constitui elemento crítico nesta estratégia na medida em que implica a necessidade do retorno e nessa linha competências de gestão", exortou Geraldo Martins.

Os principais grupos -alvo da estratégia são as populações rurais, pessoas com pouca educação financeira, pequenas e médias empresas bem como as mulheres e os jovens.

A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Alexandra Cassaza, felicitou o Governo guineense "pelo empenho e determinação" na elaboração do documento e ainda enalteceu o facto de "pela primeira vez" ter sido criada na Guiné-Bissau uma instituição governamental para lidar com Economia Digital.

A responsável da ONU observou, no entanto, que a inclusão financeira é mais do que falar de uma conta bancária e frisou ser uma estratégia que pode possibilitar o crescimento do Produto Interno Produto em 2 a 3%.

Conosaba/Lusa

Estados Unidos retiram 4 países africanos do AGOA (Níger, do Gabão, do Uganda e da República centro-africana).


Presidente norte-americano, Joe Biden, advogou saída de 4 países africanos do sistema AGOA (fotografia de ilustração). AP - Jonathan Ernst

Washington – Quatro países africanos vão deixar de ter acesso ao dispositivo de facilidades comerciais para as respectivas exportações rumo aos Estados Unidos: tratam-se do Níger, do Gabão, do Uganda e da República centro-africana.

O Gabão e o Níger são dois países da África ocidental com os quais os Estados Unidos tinham anunciado a suspensão da sua cooperação. Ambos tinham vivido golpes de Estado. Segundo o presidente Joe Biden não teriam feito nenhum progresso rumo ao pluralismo político e ao respeito do Estado de direito.

Washington alega que, no caso da RCA, se teriam registado violações flagrantes de direitos humanos e de direitos dos trabalhadores.

Enquanto o Uganda é acusado de violações flagrantes de direitos humanos internacionais. Em Maio passado os norte-americanos tinham condenado de forma directa a adopção de uma legislação punindo a homossexualidade, Washington já tinha avisado que as relações com Campala deveriam ser revistas.

A administração norte-americana estipula que nenhum dos 4 países em causa deu seguimento às múltiplas solicitações feitas devido às preocupações levantadas.

O AGOA, é a sigla em inglês da Lei sobre crescimento de possibilidades económicas em África: os países contemplados ficam isentos de direitos alfandegários para exportar a respectiva produção rumo aos Estados Unidos.

Numa carta dirigida ao novo presidente da Câmara dos representantes Joe Biden, presidente americano, estipula que estes 4 países africanos não preenchem as condições exigidas para beneficiar do dispositivo em causa.

Por: RFI com Conosaba do Porto

Lançamento do livro “Uma Borboleta na Cidade” de Regina Correia na UCCLA - 9 de Novembro de 2023

 

Terá lugar no dia 9 de novembro, às 17h30, o lançamento do livro de contos “Uma Borboleta na Cidade” de Regina Correia, no auditório da UCCLA.

Com a chancela da Editorial Novembro, o livro será apresentado por Luísa Fresta. Haverá leitura de textos por Carlos Gonçalves e um momento musical a cargo do músico angolano Jorge Rosa.


O lançamento do livro será transmitido, em direto, através da página do Facebook da UCCLA em https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa


Sinopse:

Os personagens de “Uma Borboleta na Cidade” são, na verdade, como borboletas que se vão metamorfoseando nos seus casulos de solidão e infortúnio, pois que o destino os leva a esse encontro de saudades numa encruzilhada de dores e nostalgias entre Luanda (a porta do Inferno) e Hamburgo (a porta do Paraíso), através da história de Joel.

Magoadas no corpo e na alma, essas borboletas conhecem-se na cidade alemã, onde tentam sarar as suas feridas (…).

No conto “Uma Borboleta na Cidade” o discurso narrativo é produto do acto de enunciação de vários narradores que individualizam o modo narrativo em termos de ordem temporal e modalidades de representação dos diferentes segmentos de informação diegética, tanto no espaço social como psicológico. E é assim que Hamburgo se torna simultaneamente ponto de encontro, lugar de exílios e espaço físico da memória, em função das atmosferas pungentes projectadas sobre o comportamento dos personagens, borboletas encandeadas por todas as utopias.


Manuel dos Santos Lima

In contracapa “Uma borboleta na cidade”


Biografia da autora:


Maria Regina Fernandes Correia nasceu em Viseu, Portugal, em 1951. É licenciada em Filologia Germânica (1979), pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professora do ensino secundário em Angola (1973-1975) e em Portugal (1975-1980; 2007/08) e docente de Língua e Cultura Portuguesas em Estugarda (1980-1984) e em Hamburgo (1993-2007; 2008/09), onde desenvolveu e participou em projetos de divulgação da Literatura e da Cultura Lusófonas. Desde 2009, em Portugal, tem participado (em) e coordenado recitais de poesia e outros eventos culturais, sobretudo junto de instituições cabo-verdianas. Autora de vários prefácios e recensões públicas de livros venceu o prémio “Melhor Poeta do Ano de 2018”, pela Editora ZL (Brasil), que publicou as micronarrativas Sírio (2014) e Conga (2015).

É autora de três livros publicados pela Universitária Editora: Uma Borboleta na Cidade (2000) - ficção; Noite Andarilha (1999) - poesia; Os Enteados de Deus (1990) - ficção (Prémio Revelação de Ficção da Cidade do Montijo/APE); e do livro Sou Mercúrio, Já Fui Água, com reedição de Noite Andarilha, pela Alphabetum Editora (2012). Desde 2013, tem publicado textos poéticos na RUA-L (Revista da Universidade de Aveiro - Letras).

É membro da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Luso-angolana (viveu em Angola, desde os 8 meses de idade) e participou na primeira Reunião Multipartidária de Angola, em 1992.

Em 2020 publicou, pela Editorial Novembro, o livro "Conjugação de Mapas".


Com os melhores cumprimentos,


Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook | Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter | ISSUU | Sapo Vídeos

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

PR guineense promete prisão a quem deitar lixo na via pública em Bissau


O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, prometeu hoje prisão a quem for apanhado a atirar lixo para a via pública em Bissau, que disse estar infestada de resíduos sólidos nas estradas.

Sissoco Embaló fez o anúncio no âmbito de uma visita que efetuou às obras na avenida Amílcar Cabral, na capital guineense, onde vão decorrer as festividades que marcam o 50.º aniversário da independência do país, no próximo dia 16 de novembro.

Acompanhado do novo presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Julio Nosolini, o chefe de Estado guineense afirmou que é inaceitável que o lixo seja deitado na via

pública, depois de ouvir as explicações de Nosolini segundo as quais as pessoas têm adotado aquele comportamento ultimamente.

"A CMB tira o lixo durante a manhã e no mesmo dia, no período da noite, as pessoas voltam a colocar o lixo na via pública", afirmou Nosolini, citando um esquema de negócio paralelo na recolha do lixo por parte de pessoas ou empresas fictícias.

O Presidente guineense deu orientações ao líder da CMB para que, doravante, confisque os meios utilizados por aquelas pessoas ou empresas e ainda anunciou que quem for apanhado no esquema será detido pelas forças da ordem.

"O que vamos fazer é mobilizar esforços para vigiar as artérias e ruas onde essas práticas acontecem", disse.

"Qualquer empresa ou pessoa apanhada nesse negócio além de ir para cadeia será confiscado o seu equipamento", anunciou Umaro Sissoco Embaló.

O presidente da Câmara indicou que Bissau produz diariamente 590 toneladas de lixo e que o município apenas consegue, "mesmo na máxima força", transportar 320 toneladas.

No entanto, ao perceberem que a Câmara reforçou o transporte do lixo em Bissau, aquelas empresas fictícias ou pessoas "montaram o seu negócio paralelo" para retirar o lixo das casas e deitá-lo na via pública ao invés de depositá-lo no vazadouro público, disse Júlio Nosolini.

Conosaba/Lusa

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU PEDE SUBVENÇÃO PARA OS CLUBES

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) pediu, esta segunda-feira 30 de outubro de 2023, ao executivo que subvencione os clubes de futebol, para minimizar as dificuldades financeiras dos dirigentes dos clubes no sentido de poderem desenvolver a modalidade a nível do território nacional.

O apelo foi transmitido aos jornalistas pelo presidente da instituição federativa nacional, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, na cerimónia da entrega dos materiais desportivos aos clubes da primeira e segunda divisão que decorreu nas instalações da FFGB no Alto Bandim, em Bissau.

“O executivo deve trabalhar com a Federação de Futebol para desenvolver o futebol da Guiné-Bissau, porque sabemos qual são as dificuldades que os dirigentes e presidentes dos clubes incorrem durante uma época desportiva, por isso, é fundamental termos a sensibilidade que a FFGB sozinha não tem as condições para suportar, explicou salientando que é preciso o engajamento sério do executivo para subvencionar os clubes de futebol.”

“Constatamos as dificuldades que os clubes enfrentam para permitir que os jogadores pratiquem o futebol durante toda época desportiva e não podemos continuar a cruzar as mãos. Entendemos, juntamente com a Liga dos Clubes de Futebol, que esta subvenção poderá minimizar as dificuldades financeiras dos clubes. Apelamos ao governo para colaborar com a Federação de Futebol para tirar o futebol de onde se encontra”, disse.

Ladeado pelo presidente da Liga dos Clubes de Futebol e pela secretária Geral da FFGB, Dembó Sissé e Virgínia da Cruz, respetivamente, Mendes Teixeira lembrou que desenvolver a modalidade não pode ficar somente sob a responsabilidade da FFGB e dos clubes, o executivo deve começar a pensar num formato para dinamizar o Campeonato Nacional de forma competitiva.

Conhecido no mundo de futebol por “Caíto Teixeira”, o presidente do organismo diz que além da subvenção aos clubes, é preciso que o executivo crie as condições para aumentar os valores das premiações às equipas campeãs nacionais para incentivar a prática da modalidade na Guiné-Bissau.

“Penso que este é mais uma chamada de atenção para unirmos as mãos para ajudar o futebol da Guiné-Bissau a atingir um nível mais competitivo, porque a FFGB sozinha não pode e nem vai conseguir, uma vez que o único fundo que a Federação de Futebol recebe é o da FIFA, com o qual desenvolve todas as suas atividades”, acrescentou.

Teixeira, que em 2024 vai completar 4 anos a frente da órgão, prometeu aos dirigentes dos clubes presentes nesta cerimónia que a direção executiva vai continuar a dar o seu apoio aos seus associados no sentido de colmatar os problemas que afetam o futebol nacional.

Em reação, o presidente eleito da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), Dembo Sissé, realçou que o donativo entregue vai minimizar as dificuldades dos clubes no início da época desportiva nacional.

Na sua curta declaração à imprensa, Sissé lamentou a falta de patrocinadores para o Campeonato Nacional.

Segundo constatou uma equipa de reportagem do Jornal O Democrata presente no ato, dos materiais desportivos entregues aos clubes, constam luvas, botas, bolas e caneleiras.

Refira-se que após a sua eleição como presidente da LGCF, Dembó Sissé prometeu que, durante o seu mandato, elevaria o Campeonato Nacional semiprofission, buscando patrocinadores, criando sustentabilidade financeira dos clubes.

Eleito em setembro de 2021 para um mandato de 4 anos à frente da LGCF, Sissé lembrou aos seus associados que a atual Direção do Órgão está determinada no sentido da defesa dos interesses dos clubes de futebol para o desenvolvimento da modalidade na Guiné-Bissau.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

«Delegação do Madem-G15, em Quinhamel» José Carlos Macedo Monteiro, mandou recados, deu tiros para todos os lados, direcionado ao atual governo e afirmou que o seu Líder, Braima Camara nunca mentiu ao povo e ao contrário dos outros líderes - 30/10/2023.

Delegação do MADEM-G15 deslocou-se à região de Biombo (Quinhamel), para dar continuidade ao trabalho junto às suas estruturas partidárias.

«Banculém/Mansoa de Luto!» Faleceu hoje, em Toulouse/França, Carla Mara Baldé, prima irmã do Pukununo de Banculém, neta do Senhor Samba Nha-Úlém e da Cady Candé

Descanse em paz, irmã Carla Mara Baldé!

Diante da morte, não há nada que podemos fazer a não ser rezar e orar ao Allah swbana watalla/Deus, para que lhe dê um bom canto no seu Reino!

Associação de Filhos & Amigos de Banculém: Os nossos sentimentos e condolências a toda à família pela terrível perda!

30/10/2023.

Conosaba do Porto

Os Trabalhadores da empresa EAGB exigem ao patrão pagamento de 37 meses de Salário, em atraso

 



União Europeia através do (UBeach Cleanup) promove campanha que visa sensibilizar a população sobre a poluição de plástico e para o impacto que os nossos hábitos têm no Oceano.

 



Diplomacia em foco.


A valorização profissional é um dos aspetos mais relevantes para manter o colaborador em uma instituição. É interessante notar que ela não acontece apenas de forma financeira, mas também no reconhecimento das qualidades individuais e do bom trabalho realizado.
Carlos Henrique de jesus pinto pereira (caia), transformou por completo aquela casa da diplomacia guineense em reino das boas práticas.
A sua permanência em Portugal, foi para manter encontro de trabalho com parceiros nomeadamente o ministro dos negócios estrangeiro português, afim de tratar dos assuntos da embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.
E também efeitos dos preparativos da visita do estado da sua excelência General Umaro Sissoco Embaló, em Portugal no passado dia 23 do corrente mês.
Outro benefício está na reputação e no aumento da capacidade de uma diplomacia agressiva que todos nós reconhecemos, valorizar seus colaboradores, o ministério dos negócios estrangeiro demonstra que investe nos profissionais, os quais se sentem confortáveis e estimulados. Dessa maneira, quem está no meio de trabalho enxerga o ministério como uma boa oportunidade para a carreira.
Carlos Henrique de jesus pinto pereira (caia), que eu conheço há dias, mais foi interessante anosa conversa e cumprimentamos, mas cujo desempenho venho seguindo desde quando desempenhava o cargo de Advogado de coligação PAI terra-ranka, na minha perspetiva, ela devia ser a aposta na presidência da CPLP, acumulando-se as duas funções.
Os motivos são muitos, e não posso deixar de citar algumas das suas qualidades, patriota, fácil de relacionamento, humilde, respeitosa, firme na ação, descomplexado, mas sobretudo com um forte sentido de missão e de dever de servir a Republica, com a vantagem de ser um jurista de formação.
Carlos Henrique de jesus pinto pereira(caia) já conquistou o mundo, e é altamente respeitado, admirado e apreciado pela comunidade internacional, devido às suas qualidades, e pode ser uma mais-valia para comunidade de língua oficial portuguesa CPLP.
Além disso, a valorização também contribui para a otimização de resultados. Quando os diplomatas entendem que estão em um local que reconhece o trabalho realizado, a motivação e o engajamento aumentam. Isso é vital para melhorar a produtividade individual e coletiva, o que é ótimo para o Ministério dos negócios estrangeiros.
Esse reconhecimento costuma ser aplicado quando a equipe resolve um problema, produz boas campanhas de resultados notórias, atinge uma meta estipulada ou age de maneira positiva, por exemplo.
O ministro agradeceu toda a equipa do trabalho, principalmente pessoal afeto ao seu gabinete.
O mais importante é que ele aconteça e seja uma prática costumeira no ambiente de trabalho, tornando-se um motivador para que as tarefas sejam concluídas com eficiência.
Saiba como lidar a casa em perfeita colaboração.
Por: yanick Aerton

Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló visita às obras de reabilitação da Av. Amílcar Cabral (Praça dos Heróis Nacionais), em Bissau, 30/10/2023.

Vídeo: Mustafa Cassamá



O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje em audiência de cortesia, o músico senegalês Youssou N'dour.

 






A protecção das áreas e espécies marinhas face à pesca ilegal na Guiné-Bissau

João Sousa Cordeiro, engenheiro de pescas ligado ao IBAP, Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, em Bissau em Setembro de 2023. © Liliana Henriques / RFI

A RFI debruça-se hoje sobre a protecção das áreas e das espécies marinhas face ao fenómeno da pesca ilegal na Guiné-Bissau. Apesar de um enquadramento legal consequente nesta matéria, por um lado, com o estabelecimento de áreas marinhas protegidas, nomeadamente nos Bijagós, e por outro, com a assinatura de acordos autorizando a pesca apenas em determinadas zonas, o país tem tido dificuldades em lidar com este problema, nomeadamente por falta de meios.

Após uma visita de Audrey Azoulay, directora-geral da Unesco, no começo do ano, aos Bijagós que actualmente já beneficiam do programa de protecção de reservas da biosfera da Unesco, esta responsável anunciou o seu apoio a uma candidatura do arquipélago ao estatuto de Património Natural Mundial, um estatuto que o país tem possibilidade de obter, tendo em conta a riqueza e diversidade de espécies que apresenta.

Contudo, as águas territoriais da Guiné-Bissau e inclusivamente as suas áreas protegidas têm sido palco de abusos por parte de pescadores vindos do exterior. João Sousa Cordeiro, engenheiro de pescas ligado ao IBAP, Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, refere que espécies como raias e tubarões, cuja captura é proibida, têm sido colocadas em risco pela pesca ilegal.

"Raias e tubarões são espécies ameaçadas e são interditas de captura, não só a nível da Guiné-Bissau mas a nível sub-regional. Existe um plano sub-regional para a conservação de raias e tubarões. Várias vezes tive oportunidade de participar nas actividades de fiscalização com a equipa de diferentes direcções das áreas marinhas protegidas, para fazer o seguimento, para controlar. Uma vez, apreendemos uma piroga que tinha vindo do Gana. O alvo do ganês é raias e tubarões porque aquilo dá muito dinheiro (...). Aqui na Guiné-Bissau, alguns pescadores fazem captura às vezes acidental, esporádica que talvez não tem impacto no meio ambiente, mas quando se trata de outros países, como é o caso concreto do Gana, é pesca comercial de grande escala", refere o estudioso.

Muitos daqueles que praticam a pesca ilegal na Guiné-Bissau vêm dos países da região, nomeadamente do Senegal, da Serra Leoa ou ainda da Gâmbia, refere João Sousa Cordeiro. "Normalmente, o que nós constatamos, pelos nossos relatórios, os senegaleses também pescam muito nas nossas águas (...). Há informação de que há escassez de recursos ao nível de certos países, como é o caso concreto do Senegal. Isto faz com que os pescadores senegaleses venham à Guiné-Bissau à procura de recursos haliêuticos. Não só os senegaleses, mas também os serra-leoneses, os gambianos. São muitas nacionalidades que vêm praticar a actividade de pesca ilegal dentro do território da Guiné-Bissau também devido à fragilidade da fiscalização" refere o engenheiro para quem esta situação "poderá comprometer futuramente o reconhecimento da Reserva de Biosfera (do Arquipélago Bolama Bijagós) como Património Natural Mundial".

Com efeito, este responsável refere que são numerosos os vastos acampamentos de pescadores vindos do exterior que se estabelecem em zonas onde não é suposto capturarem pescado. "Se analisamos uma das ameaças que existem dentro da reserva da biosfera que é a proliferação dos acampamentos (de pescadores ilegais), será que há uma ou outra instituição que ganha ou não com isso? Claro que sim. Devido à falta de recursos financeiros, às vezes algumas pessoas responsáveis das instituições do Estado vão cobrar dinheiro aos pescadores que estão nos acampamentos. Devem pagar porque estão dentro do acampamento de pesca independentemente da licença de pesca que já pagaram. Quando você vai à procura de dinheiro, você está a legalizar de uma forma indirecta. Se houvesse sensibilidade dos nossos dirigentes em relação ao meio ambiente e em relação aos recursos naturais, teriam que negociar com estas pessoas porque são os nossos vizinhos, não são de forma nenhuma os nossos inimigos, poderíamos discutir com eles para saírem das zonas sensíveis, das zonas de reserva (...), e arranjarmos locais mais perto das grandes cidades nas quais poderão continuar a praticar a actividade de pesca", diz João Sousa Cordeiro.

Questionado sobre a fase em que se encontra a candidatura Reserva de Biosfera do Arquipélago Bolama Bijagós a Património Natural Mundial da Unesco, o especialista enuncia alguns dos elementos que o país pretende colocar em destaque nesta nova candidatura, depois de ter fracassado em 2012. "Utilizamos diferentes tipos de critérios que têm a ver com a beleza natural. Mas do ponto de vista técnico, escolhemos alguns valores naturais excepcionais que nós achamos que tem importância global, como por exemplo, as tartarugas marinhas. O Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão é o terceiro lugar de desova das tartarugas marinhas praticamente no mundo, temos as aves migratórias, temos vários bancos de areia, grandes extensões, temos ecossistemas de mangais, então são alguns valores excepcionais com valor global. Esses valores têm que ser muito bem explicados e temos de ter a capacidade de explicar a curto, a médio e longo prazo como é que nós vamos conservar esses valores", refere o engenheiro de pescas.

Para João Sousa Cordeiro, é urgente que o país consiga obter para a Reserva de Biosfera do Arquipélago Bolama Bijagós o estatuto de Património Natural Mundial da Unesco, numa altura em que circulam informações insistentes sobre a possibilidade de existir petróleo nas águas territoriais da Guiné-Bissau. "Se um dia, o governo decidir fazer a exploração de petróleo, o que é que vamos fazer? Será que vamos pôr em causa o sítio do Património Natural Mundial? Por isso é que eu acho que é pertinente que os Bijagós sejam reconhecidos como Património Natural Mundial, porque aí já é da Humanidade. Mesmo que o governo venha a ter intenção de fazer exploração de petróleo, tem que respeitar as regras e convenções internacionais porque engajou", considera o técnico.
Por: Liliana Henriques

domingo, 29 de outubro de 2023

ARTIGO DE OPINIÃO, ÚLTIMO PUBLICADO ENGANEI ERA 49, E NÃO 47, ESSE É Nº 50/2023 – AS ESCOLHAS SÃO LIVRES, MAS TEMOS QUE ASSUMIR AS CONSEQUÊNCIA E AS RESPONSABILIDADES – CUIDADO O MUNDO ESTÁ CHEIO DE MALANDROS (AS), QUE NÃO QUEREM FAZER NADA, SÓ QUEREM COLHER E COMER AS FRUTAS DAS ÁRVORES, QUE OS OUTROS SEMEARAM, PLANTARAM, NEM AJUDARAM TRATAR, CUIDAR. E QUEREM TOMAR CONTA DELAS. LÍDERES SÃO LÍDERES E OS GOVERNANTES TAMBÉM SÃO, MAS

 

LÍDERES SÃO LÍDERES E OS GOVERNANTES TAMBÉM SÃO, MAS NEM UM NEM OUTRO É DONO DE NADA – SÃO SIMPLESMENTE CONFIADAS, INDICADAS, ESCOLHIDAS, ELEITAS, NOMEADAS E ACEITES POR MAIORIAS PARA – ESTAREM EM FRENTE, COMANDAR, GERIR, A SOCIEDADE (PESSOAS), INSTITUIÇÃO, PAÍS ORGANIZAÇÕES REGIONAIS, CONTINENTAIS E O MUNDO, MAS NÃO SÃO DONOS DE NADA QUE CUIDEM (MUITOS E MUITAS) QUEREM FAZER TUDO E NÃO PODIA OU NÃO PODEM, ALGUNS TENTAM E OS OUTROS FAZEM, É POR ISSO QUE A SOCIEDADE (PESSOAS) E O MUNDO GLOBAL ESTÁ ASSIM - O QUE PODEMOS FAZER PARA AS PESSOAS E O MUNDO? DEVEMOS FAZER TUDO E MAIS ALGUMA COISA! NÓS TODOS NASCEMOS PARA SERVIR E NÃO PARA SERMOS SERVIDOS, MAS TODOS NÓS CADA PESSOA OU CADA GERAÇÃO DEVE OU DEVIA FAZER AS SUAS PARTES, CONSTITUIR A FAMÍLIA, ASSEGURAR, EDUCAR OS FILHOS E SE PODER AJUDAR AS PESSOAS QUE TÊM AS DIFICULDADES ALIAS, NÓS TODOS, PODEMOS SEMPRE DAR MÃOZINHAS A ALGUÉM QUE PRECISA, NÃO SÃO OBRIGATÓRIAS, NÃO É FAVOR É MISSÃO DE SERVIÇO É O AMOR AO PRÓXIMO - ALGUMAS PESSOAS OS SERES HUMANOS PARA (ELES E ELAS) SÃO MÁQUINAS DE PRODUÇÃO OU PAPEL DE HIGIENE, UTILIZAR E DEITAR FORA - O QUE CONTAM PARA ESSAS PESSOAS É O PATRIMÓNIO OU DINHEIRO, É POR ISSO MUNDO ESTÁ ASSIM (SE NÓS TEMOS TUDO O QUE NOS CHEGAM ATÉ SOBRAM), PORQUÊ QUE ALGUMAS PESSOAS E O MUNDO ESTÁ ASSIM, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS. QUE NÃO TÊM PAÍS, SÓ TÊM PRODUTORES (AS) E NÃO TÊM AS CULPAS. HÁ PESSOAS QUE DÃO-SE BEM, COM IGNORANTES, PARVOS E TOLOS PORQUÊ? MANIPULAM, ENGANAM-OS, MAS AS PESSOAS SÉRIAS, QUE TRABALHAM COM SERIEDADE. QUE TÊM SORTE, E DIZEM A VERDADE – ELAS TRABALHAM COM AS PESSOAS SÉRIAS, DEDICADAS E DE CONFIANÇA E VALORIZA-AS - ALGUMAS PESSOAS SÃO DESMOTIVADAS PORQUÊ? PORQUE VIRAM MUITA GENTE QUE TRABALHARAM MUITO, NÃO COMERAM AS FRUTAS DOS SEUS TRABALHOS E NEM AS SUAS FAMILIARES COMERAM OU BENEFICIARAM  DE NADA E AS PESSOAS QUE NÃO FIZERAM NADA, ESTÃO UTILIZAR OS SEUS NOMES E USUFRUIR DOS SEUS SACRIFÍCIOS, OU SEUS TRABALHOS E MUITOS MORRERAM DE MEDO DE NÃO FAZER MAL A NINGUÉM NO SACRIFÍCIOS PARA AS OUTRAS PESSOAS.  NO MUNDO DE HOJE, TEMOS QUE APRENDER DE DIZER NÃO – NÃO FAÇO MAIS, NÃO POSSO, NÃO VOU, NÃO QUERO, NÃO ACEITO, CHEGA OU BASTA COM B GRANDE – TEMOS QUE PARAR DE AGRADAR TODA GENTE OU TODO MUNDO PORQUÊ? NÃO É POSSÍVEL - DEUS QUE É DEUS E NÃO PODE AGRADAR TODO MUNDO. AS PESSOAS FRACAS TÊM VIDAS TRISTES, TENTAM VINGAR, OS QUE TRABALHAM COM SERIEDADE, RESPONSABILIDADE E CONFIANÇA, SÃO SEMPRE FORTES, MUITAS VEZES PERDOAM, NUNCA FICAM TRÁS DE NINGUÉM, DAS COISAS INSIGNIFICANTES, TOMAM AS DECISÕES CERTAS E É MUITO DIFÍCIL FALHAR ERRAR E ENGANAR, MAS SE VIER COMETER FALHAS OU ERROS, QUE É NATURAL CORRIGEM E PEDEM DESCULPAS E AS PESSOAS INTELIGENTES, QUE TÊM FORMAÇÕES EM TODAS AS ÁREAS,  TÊM SORTE IGNORAM AS COISAS QUE NÃO TEM VALOR, MUITO DIFÍCIL METER NAS COISAS QUE PODE VIR TRAZER-LHE OS PROBLEMAS AMANHÃ, SÓ FAZ E ENTRA NAS COISAS QUE VÃO TRAZER OS VALORES ACRESCENTADAS A ELE MESMO, FAMÍLIA, A SOCIEDADE O PAÍS E O MUNDO GLOBAL – QUANDO NÃO ESTAMOS BEM BEM, ONDE ESTAMOS TEMOS QUE MUDAR PARA OUTRO LADO OU LUGAR, AS PESSOAS NÃO  SÃO ÁRVORES E NEM PEDRAS – SE QUEREMOS GANHAR MAIS ALGUMA COISA NA VIDA DINHEIRO (TAKO), TEMOS QUE INVESTIR E PERDER UM ALGO – CUIDADO HÁ TANTAS MULHERES BOAS E BONITAS NO MUNDO, MAS TEMOS QUE ESCOLHER UMA SÓ, PARA FICAR OU CASAR COM ELA, QUANDO CHEGARMOS NA HORA H, TEMOS QUE ARRANJAR, ESCOLHER OU CONQUISTAR UMA SÓ - INTELIGENTE, EDUCADA, SÉRIA, RESPEITOSA, RESPONSÁVEL, TRABALHADORA, QUE SABE ENTRAR E SAIR, DIZER (SIM E NÃO), AMANHÃ ESSA É QUE PODE VIR TOMAR CONTA DA CASA, DOS FILHOS E DA FAMÍLIA É O QUE EU FIZ E ACERTEI UMA E TEMOS CINCO (5) FILHOS, TODOS E TODAS CRIADOS (AS) HOJE COM OITO (8) NETOS, SERÃO BEM EDUCADOS (AS) COMO OS PAÍS OU MUITO MAIS DE QUE OS PAIS, ESTAMOS ATENTOS, ACOMPANHAR E ACONSELHAR – O QUE PENSAMOS EM (NÓS) MESMO, É MUITO MAIS IMPORTANTE, DE QUE AS OUTRAS PESSOAS PENSARAM PARA (NÓS). QUERO EU DIZER, TEMOS QUE TER CONFIANÇA EM (NÓS) MESMO E NÃO NAS OUTRAS PESSOAS – TEMOS QUE TER HUMILDADE SIM, MAS O FINAL SÃO IGUAL PARA TODOS – TRABALHO SÉRIO, EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEL, TRAZ-NOS SEMPRE AS ALEGRIAS CONTAGIANTES, TEMOS QUE PEDIR OS NOSSOS FILHOS OU JOVENS, PARA OLHAREM PARA FRENTE E LEVANTAREM BEM AS CABEÇAS, ESTUDAREM, NÃO TEREM MEDO DO PASSADO DOS PAIS, TEREM PENSAMENTOS POSITIVOS, ABRIREM AS MENTES E POREM ALGUMAS COISAS BOAS NOS SEUS MIOLOS., O MUNDO DE HOJE É DE DESAFIOS, NÃO SÃO PARA BRINCADEIRAS DE MAUS GOSTOS, NÃO PODEMOS FAZER TUDO PARA VIRMOS SER MELHOR DE ALGUÉM, MAS FAZER O ESFORÇO PARA SER MELHOR – NUNCA ACEITEM OU DEIXEM SER MANIPULADOS POR NINGUÉM; ESTOU FALAR DOS JOVENS – DESENGANAM-SE AS COISAS BOAS OU O VOSSO FUTURO VEM DAS VOSSAS - DEDICAÇÕES, AS VOSSAS PERSISTÊNCIAS, DO VOSSO TRABALHO SÉRIO. TODOS OS SERES HUMANOS NASCERAM PARA SERVIR E NÃO PARA SEREM SERVIDOS, LEEM BEM AS FRASES EM CIMA – O QUE SEMEAMOS OU PLANTAMOS HOJE, SE TRATAMOS BEM, MAIS TARDE OU MAIS CEDO VAMOS COLHER – JOVENS TÊM QUE EVITAR (BLA, BLA, E BLA) E TRABALHAR, TRABALHAR E TRABALHAR. VEJAM EUA, QUANDO BARAK OBAMA NASCEU, OS NEGROS AMERICANOS NÃO VOTAVAM E ELE NÃO SÓ PODE VOTAR, MAS PODE SER VOTADO E ELEITO, ASSIM FOI CONCORREU AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DOS EUA, VOTOU E FOI VOTADO, CONSEGUIU GANHAR AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO PAÍS MAIS DESENVOLVIDO, MAIS RICO, MAIS INDUSTRIALIZADO, MAIS PODEROSO DO MUNDO (EUA), SÃO OS RESULTADOS DE TRABALHO ÁRDUA, CONTINUA, PERSISTENTE, COM ELEVADO EDUCAÇÃO, PERDAS E MAIS PERDAS, HUMANAS E ATÉ HOJE OS NEGROS AMERICANOS CONTINUARAM A LUTAR, A LUTA É PARA TODA A NOSSA VIDA É COMO FORMAÇÃO NO DIA DE HOJE É PARA TODA A NOSSA VIDA É CONTINUA, DEVIDO AVANÇOS DA TECNOLOGIA E CIÊNCIA, SABE-SE , AMANHÃ MAIS DE QUE HOJE, ESSA ÚLTIMA PARTE É DEDICADA AOS PAIS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E OS JOVENS OU SOCIEDADE EM GERAL, O MUNDO OU PLANETA (TERRA) É NOSSA.

 

MALAM GOMES – CIDADÃO PRÓ-ATIVO DO MUNDO GLOBAL

 

Mindjer Pa Mi

Todos os dias os lixos aumentam nas ruas de Bissau!

 

Vídeo: TA TA Djabula


PR pede autoestima aos guineenses e promete “surpresa” nos 50 anos da independência


Presidente da Guiné-Bissau agradeceu a forma como foi tratado na visita de Estado, salientando que “mostra que existe um bom nível, de facto, na relação entre a Guiné-Bissau e Portugal”.

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, pediu este domingo autoestima aos guineenses e prometeu uma “surpresa” nas comemorações dos 50 anos da independência, a 16 de novembro.

Umaro Sissoco Embaló falava aos jornalistas no regresso da visita de Estado que fez, durante a semana, a Portugal, enfatizando que já no dia 16 serão o Presidente da República e o primeiro-ministro portugueses a visitar a Guiné-Bissau para participar nas celebrações.

A deslocação de Sissoco a Portugal foi anunciada como a primeira visita de Estado de um presidente da Guiné-Bissau, mas, nos últimos dias, a atualidade política e as redes sociais guineenses têm sido marcadas pela informação de que a primeira visita de Estado foi feita pelo presidente Nino Vieira, em 1996.

O Presidente Sissoco considerou esta “uma questão menor” levantada por “guineenses que querem desordem” e lamentou que exista na Guiné-Bissau “uma crise de autoestima”.

O Presidente da Guiné-Bissau agradeceu a forma como foi tratado na visita de Estado, salientando que “mostra que existe um bom nível, de facto, na relação entre a Guiné-Bissau e Portugal”.

Sissoco lembrou que, desde que é presidente da Guiné-Bissau, há três anos, já fez “30 visitas de Estado” e considerou que “o que é importante é reposicionar a Guiné-Bissau no seio das nações”.

Anunciou ainda que no próximo ano vai fazer uma visita de Estado à China e que, em novembro, vai ter um encontro com o papa Francisco.

Nas comemorações dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau, agendadas para 16 de novembro, promete representações de vários países. O Presidente guineense diz que convidou “o máximo de chefes de Estado” para participar e sobre o programa não revela pormenores.

“É muito importante fazer a surpresa, não convém dizer tudo, mas haverá uma boa manifestação, desfile, e até reação popular também”, indicou.

Conosaba/Lusa 


“Outubro de Rosa”: ATIVISTAS DIZEM QUE VIVER COM CÂNCER É UM DILEMA E ATRASOS NA JUNTA MÉDICA MATA DOENTES

As ativistas envolvidas na luta contra o câncer afirmaram que viver com essa “doença maligna” na Guiné-Bissau “é um dilema e incertezas constantes” e mostraram-se apreensivas quanto à morosidade nos processos de junta médica, o que está a matar a cada dia pacientes desta doença no país, visto que a Guiné Bissau não possui de equipamentos nem médicos especialistas para diagnosticar e tratar a doença, que exige uma série de exames que confirmam o câncer.

A Guiné-Bissau não tem condições técnicas para fazer os exames para comprovar se a pessoa tem ou não o cancro de mama, razão pela qual a maioria de pessoas, particularmente aquelas que têm condições financeiras, recorrem ao Senegal, sobretudo ao hospital de Ziguinchor para as consultas e para os exames médicos.

Em entrevista ao Jornal O Democrata para falar da doença na Guiné-Bissau, no âmbito de outubro de rosa (2023), as ativistas interpeladas afirmaram que a passividade que se vive no concernente à doença revela que há uma falta de proatividade das autoridades nacionais em relação aos problemas oncológicos e disseram desconhecer qualquer plano estratégico de luta contra o cancro no país.

Criticaram que em pleno século XXI, a Guiné Bissau não tenha sequer máquinas para mamografias, exames primordiais para a detecção de um nódulo na mama nos principais centros hospitalares públicos do país.

ATIVISTA AFIRMA QUE O CÂNCER NÃO É APENAS UM TABU, COMO É CONOTADO À FEITIÇARIA
Instada a falar da situação da doença no país, Aissato Dabó, fundadora e a idealizadora da Liga contra o câncer, afirmou que o cancro na Guiné-Bissau não é apenas um tabu, como também é conotado à feitiçaria, o que muitas vezes leva as mulheres a recorrerem a um “curandeiro” quando sentem um nódulo na mama ao invés de irem ao hospital.

Aissato Dabó disse que “é um dilema e incertezas constantes” viver com um câncer na Guiné-Bissau, porque” os doentes oncológicos vivem à sua mercê, infelizmente”.

“Tive o privilégio de fazer parte de uma empresa socialmente responsável e preocupada com a saúde dos seus colaboradores, que serviu de ponte importante para o meu tratamento.Obviamente que quem trabalha também tem os seus seguros e planos de saúde que ajudam nesse tipo de casos. Tenho tido apoio da minha família em todos os aspetos afetivo, emocional e financeiro. Felizmente, nem sei dizer quanto foi gasto em todo esse processo, mas com muita certeza é muito dinheiro”, afirmou.

Disse que a maior parte dos doentes, ao serem-lhes anunciado que estão com suspeitas de cancro e que não existem aparelhos para confirmar a doença, começam logo a contagem regressiva das suas vidas, pois “uma boa parte não tem condições financeiras para sair do país para procurar ajuda”.

“No país, para além de não termos capacidade de resposta à situação do cancro, não existem técnicos especializados na área da oncologia, que poderiam, pelo menos, ajudar a orientar os pacientes”, disse e lamentou que tenha havido falta de comunicação e de sensibilização que pudesse ajudar a informar as populações, em todo território nacional, sobre a realidade do cancro, ensinar-lhes a melhor conhecerem os sinais e os eventuais sintomas.

“Não precisamos apenas de técnicos especialistas para ensinar as técnicas de autoexame. Essa técnica simples hoje em dia nos outros países, já não é apenas do domínio médico ou dos técnicos de saúde, mas também de toda a gente. As pessoas têm de conhecer o seu corpo. Se notarem algo diferente devem recorrer logo à ajuda médica”, enfatizou.

“De momento, quando decidem ir ao hospital, já não se pode fazer nada, porque a doença se encontra numa fase muito avançada e o doente fica na fase de paliativa e de finitude. Esses casos, sim, são tratados na Guiné-Bissau”, informou.

Aissato Dabó revelou que sentiu o seu primeiro nódulo na mama em 2011 quando estava a tomar banho, mas achou que era normal, por isso nem se preocupou com a diferença que tinha na mama. Contudo, foi descoberto que tinha um nódulo na mama através de um programa “visita médica anual”, que consiste em realizar uma espécie de check-up aos trabalhadores da empresa onde trabalha.

“Foi em 2011, num dia normal como qualquer outro. Estava a tomar banho e quando passei a mão na mama senti um nódulo, obviamente achei que fosse normal nem me preocupei muito. Trabalho numa empresa que tem uma política de responsabilidade social não só virada para a população da Guiné-Bissau, mas também para os seus colaboradores. Foi nesse âmbito que veio ao país uma equipe de médicos no quadro de um programa de visita médica anual, que consiste em realizar uma espécie de check-up aos trabalhadores da empresa. Foi então nesse programa que foi descoberto que o nódulo que apresentava era um cancro. A partir desse anúncio, comecei a encarar a realidade do que é um cancro, uma doença da qual era totalmente leiga, mas agora sei como é ser um doente oncológico”, detalhou.

Criticou que em pleno século XXI, a Guiné Bissau não tenha sequer máquinas para mamografias, exames primordiais para a detecção de nódulos na mama, nos principais centros hospitalares públicos do país.

AISSATO DABÓ: “ESSA ATITUDE REVELA UMA FALTA DE PROATIVIDADE DAS AUTORIDADES“

Aissato Dabó disse que essa atitude revela que há uma falta de proatividade das autoridades nacionais em relação aos problemas oncológicos e disse desconhecer de qualquer plano estratégico de luta contra o cancro no país.

“Não existem dados estatísticos no país, não se sabe quantos casos suspeitos são diagnosticados por ano no nosso país, quantos óbitos etc…, mas isso não significa que as pessoas não tenham cancro na Guiné-Bissau. Entre 5 pessoas, 3 já viveram ou conhecem alguém que passou e/ou passa ou morreu de cancro. Por isso é importante criar condições e políticas viradas às doenças oncológicas”, indicou.

Defendeu neste particular que é preciso apostar na comunicação e consciencialização sobre a doença, não só no mês de outubro, mas durante todo o ano, através de campanhas de sensibilização e de informação, organizar campanhas de rastreio, em grande escala. Tudo isso pode figurar num eventual plano estratégico do Ministério Nacional da Saúde Pública (MINSAP), porque vai ajudar a salvar muitas vidas.

“Para quem me conhece e segue as minhas andanças de doente oncológico, sabe que o meu maior anseio e desejo é que um dia haja um centro de diagnóstico e tratamento para doentes oncológicos na Guiné-Bissau, porque sei o quanto muitos sofrem por não termos isso”, afirmou.

Apesar de vários constrangimentos, disse que se hoje é uma mulher superada de uma doença que a traumatizou, superada em poder partilhar com outras pessoas para ajudar-lhes a enfrentar esse pesadelo com mais leveza, em fazer parte da primeira Organização Guineense virada especificamente ao cancro que é a LIGCCA-Liga Guineense contra o cancro, com a vontade de fazer muitas coisas ainda para os doentes oncológicos na Guiné-Bissau e superada em aceitar viver e ser feliz, apesar das adversidades.

“Sou uma mulher plena, mãe, esposa, filha e irmã. Estou bem, não paro de sonhar e continuo a realizar os meus sonhos. No cancro, os cuidados e a vigilância são constantes e permanentes. O cancro, sendo uma doença muito inteligente pelo seu silêncio, devemo-nos mostrar mais espertos e estarmos sempre atentos ao nosso corpo, pois com um diagnóstico precoce vamos sempre vencer”, aconselhou.

HAUA EMBALÓ: “DOENTE DE CANCRO OPERADO POR MÉDICO QUE ENTENDIA QUE ERA ABSCESSO NA MAMA”
A presidente da Mesa de Assembleia da Liga Guineense de Luta Contra o Cancro (LIGCCA), Haua Embaló, responsabilizou os sucessivos governos que acusou de continuarem indiferentes perante às mobilizações levadas a cabo pela sua organização para criar condições técnicas nos hospitais ou apoiar, com eficácia, a evacuação de doentes para o estrangeiro, razão pela qual persiste a falta de meios de diagnóstico do câncer no país.

“Infelizmente, em termos institucionais como no ministério da saúde, da educação ou o governo no seu todo, não avançamos em nada. Temos feito diligências para nos reunirmos com cada governo. Fizemos uma mobilização no Palácio do Governo, concretamente na primatura, aquando de uma reunião do Conselho de Ministros, mas até ao momento não temos tido ou conseguido os resultados esperados, porque até então não temos um aparelho de diagnóstico, nem especialistas para seguimento de doentes e tratamento dessa doença”, lamentou.

A ativista explicou que os casos de cancro na maioria são encaminhados para a junta médica e que muitas vezes por causa da morosidade do processo, os doentes em estado avançado da doença, acabam por morrer. Frisou que para a confirmação desta doença, exigem-se vários exames de que o país não dispõe de condições técnicas nos hospitais para fazê-los, por isso os doentes com condições financeiras recorrem ao hospital de Ziguinchor, região sul do Senegal.

Defendeu que é preciso que haja boa vontade das autoridades nacionais para combater a doença, também realçou a necessidade da promoção de uma campanha nacional ou campanhas de sensibilização sobre o auto exame das mamas para que as pessoas saibam se há algo de errado com os seus seios.

“Já temos relatos de vítimas mortais devido a falta de especialistas para tratá-las, porque uma paciente foi ao médico queixando de um abscesso no seio e o médico resolveu submetê-la à uma cirurgia. Esta situação faz-nos pensar que na Guiné, o médico atua só porque já lidou com a doença ou tem um certo conhecimento e experiência, mas não é especialista”, criticou, acrescentando que o cancro não se opera de qualquer forma, porque “corre-se maiores riscos de alastrar-se, reduzindo a esperança de vida da pessoa”, referiu.

Afirmou que a sua organização foi criada para lutar contra o cancro, visto que na altura, não havia nenhuma organização pela causa, desde o diagnóstico até à defesa das vítimas.

“A nível da nossa organização, constatamos que todos têm um histórico familiar com um caso de cancro, pode ser de mama, de colo de útero ou próstata, mas parece-nos que as nossas autoridades ainda não estão a enxergar isso. Não defendemos que sejam negligenciadas outras doenças, mas já chegou a hora de começarem a pensar na política face a esta doença que está a ganhar grandes proporções na Guiné-Bissau e na África”, disse.

Explicou que “outubro Rosa” é uma iniciativa de um grupo de pessoas nos Estados Unidos com o objetivo de despertar consciências sobre o cancro de mama, principalmente na sua prevenção e diagnóstico, porque “a doença era negligenciada na altura”. Recordou que a Guiné-Bissau aderiu à iniciativa apenas em outubro de 2016, após a criação da LIGCCA em julho do mesmo ano, contudo lamentou que não tenham conseguido nem cumprido os objetivos que estiveram na origem da criação da organização.

“No quadro da celebração do outubro Rosa, convidamos meninas e mulheres a fazer um autoexame apalpando as mamas com atenção, como também consciencializar a população e as autoridades governativas sobre a doença”, disse, avançando que a celebração do “outubro rosa” este ano vai ser feita através das redes sociais, devido às limitações financeiras da organização.

Informou neste particular que a Liga Guineense de Luta Contra Cancro, atualmente conta com 25 membros, uns por serem vítimas de cancro de mama e outros por terem familiares com ocancro, tanto de mama como de próstata e colo de útero.

ONG ENDA REGISTA CERCA DE QUATROCENTOS CASOS SUSPEITOS DE CÂNCER DE ÚTERO
A responsável de Programas da ONG ENDA, Katia Hermínia Ribeiro Barreto, revelou que de 2018 a 2023 a sua instituição rastreou 3 147 casos em todo o território nacional, dos quais 373 suspeitos de cancro de útero. Segundo a sua explicação, “é difícil acompanhar a situação de cancro de colo de útero no país, uma vez que não há ainda um acompanhamento sistemático dessa doença”.

“Iniciamos a formação dos técnicos, incluindo os técnicos locais designados pelo ministério da saúde em todas as regiões, de forma a poder fazer rastreio em todas as regiões. Também promovemos campanhas gratuitas de rastreio em colaboração com as associações juvenis”, disse, assinalando que um número considerável de mulheres detectadas com infeção genital pelo vírus do “Papiloma Humano” na fase inicial são tratadas no país, através de quimioterapia ou cirurgia.

“As que estão num estado avançado são encaminhadas para o Hospital Nacional Simão Mendes para junta médica para tratamento no exterior”, indicou e afirmou que as faixas etárias que aderem ao rastreio são de 25 aos 40 anos de idade e “são as mesmas que têm mais casos da doença.

Para Katia Hermínia Ribeiro Barreto, a despistagem da doença deve ser um engajamento de todos, tanto das autoridades como da população e a prevenção de cancro passa pelo autoexame das mamas, consultas frequentes com ginecologistas.

Disse ainda que para a inspeção utilizam três métodos, mas um dos mais utilizados é a “papanicolau”, tendo exortado as mulheres e as meninas a fazerem rastreio como forma de prevenção de cancro de colo e de útero e a realizaremautoexames de mama, apalpando-as com atenção. Contou que o rastreio e diagnóstico do câncer de próstata continua a constituir um dos desafios para a organização.

GINECÓLOGO AFIRMA QUE A INCIDÊNCIA DO CANCRO É ELEVADA NAS MULHERES DE MENOS DE 30 ANOS
O especialista em ginecologia e também diretor do serviço da maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), Elísio Júnior Baldé Ferreira, contatado pela repórter para falar dos cuidados a serem tomados para a prevenção desta doença bem como debruçar-se sobre o acompanhamento das pessoas diagnosticadas com esta doença no serviço da maternidade.

Elísio Júnior Baldé Ferreira explicou na entrevista que a incidência do cancro, principalmente de mama e de colo de útero é elevada nas mulheres de menos de 30 anos de idade, que não é comum em comparação a maioria dos países, mas não há nenhum centro oncológico no país.

“Recebemos pacientes com este problema e a maioria chega num estado muito crítico, não há um sistema de prevenção e promoção da saúde efetivo que permita à população recorrer regularmente a um médico. Muitas pessoas recorrem ao médico quando têm algum sintoma ou quadro clínico. No caso docancro de mama e de útero, quando se sentem os sintomas é porque já está num quadro avançado da doença e neste quadro não se pode fazer grande coisa. Já num estágio precoce todas elas têm maior possibilidade de cura”, indicou.

Explicou que o tratamento desses dois tipos de câncer é dividido por tratamento medicamentoso (quimioterapia e cirúrgica), e para o cancro de mama, depois da cirurgia necessita de mais outros tratamentos que não são fornecidos no país, por falta de um centro especializado em oncologia.

Revelou que por falta de meios materiais, a maternidade do Hospital Simão Mendes deixou de fornecer o serviço de rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, bem como o estudo de papanicolau, mas disse que as mulheres que recorrem a esse serviço não vão simplesmente por vontade própria, mas sim em estado crítico e quando já se queixam de algum problema.

“Recomenda-se a todas as mulheres sexualmente ativas a fazerem exame papanicolau de forma a permitir um diagnóstico precoce das lesões pré-cancerígenas. Mas a maioria da nossa população que sofre dessa doença chega ao hospital muito tarde”, lamentou e afirmou que o cancro de mama tem fator hereditário e que os hábitos e estilos de vida, alterações hormonais são outros fatores que causam também essa doença.

“Já no cancro de colo, para além dos hábitos de estilo de vida sexual e reprodutiva, os métodos contraceptivos têm maior probabilidade de levar uma mulher a contrair doenças”, esclareceu e disse que uma mulher com cancro de mama não pode amamentar, mas do colo de útero tem a possibilidade de reprodução, porque “há grávidas que descobriram o câncer de útero no período da gestação”.

O serviço da maternidade do HNSM estima que até dezembro deste ano o país tenha um registro de 20 a 35 casos de cancro de colo de útero, mas ressaltou que pode ultrapassar este número e mais de 90% porcento estará numa fase da doença muito avançada.

Elísio Júnior Baldé Ferreira disse desconhecer de um serviço que faz a despistagem do cancro de mama às mulheres na fase de menopausa ou pessoas que têm um histórico familiar da doença de forma a prevenir-se e fazer exames de despistagem, no mínimo, uma vez por ano.

COMISSÃO DE JUNTA É CRITICADA PORQUE MUITOS NÃO CONHECEM OS PROTOCOLOS – PRESIDENTE DA COMISSÃO

Relativamente as críticas feitas a comissão de junta médica sobre a morosidade no processo, explicou que é verdade que a comissão da junta médica é alvo de várias críticas porque muitos não conhecem os protocolos e que os atrasos são alheios à vontade da comissão.

Explicou ainda que por falta de biópsias, vários casos suspeitos de cancro são submetidos a processo de junta médica para o exterior do país, concretamente a Portugal, o único país com o qual a Guiné-Bissau tem uma parceria para tratamento médico nos hospitais públicos.

O também presidente da Comissão da Junta Médica disse que se receberem pacientes com uma doença na fase inicial são de imediato priorizados como candidatos para evacuação.

“Qualquer paciente com elevada suspeita de cancro é candidato para ser tratado fora do país. Confrontamo-nos com vários casos com um quadro muito avançado da doença e que na maioria não é priorizada a sua evacuação, porque a chance de vida varia de três a seis meses de vida”, esclareceu.

Para Elísio Júnior Baldé Ferreira, mandar um doente em estado grave para junta médica sabendo que não tem chance de vida não faz sentido e porque também o processo de junta não depende apenas da comissão da junta, mas também do país com quem temos parceria para receber os doentes, de acordo com as vagas disponíveis.

“Mandamos para a junta médica doentes que têm um quadroclínico que pode ser solucionado, não faz sentido enviar um doente com um quadro irreversível. O que acontece é que nós elaboramos os processos e mandamos esses processos aos parceiros. São eles que marcam consultas de acordo com as vagas disponíveis lá, porque também eles têm compromissos, primeiro com as suas populações. Portanto tudo isso contribui para a morosidade na evacuação de doentes”, disse.

Disse que o acompanhamento dos pacientes com junta médica em Portugal é um dos estrangulamentos que a comissão enfrenta todos os tempos, razão pela qual está a trabalhar para reverter a situação, principalmente um feedback com os pacientes para poder ter bons resultados.

“Estamos a estudar a possibilidade de especialistas guineenses fazerem parte das equipas de bolsas da junta médica em Portugal para acompanhar melhor os nossos pacientes”, manifestou.

Para Elísio Júnior Baldé Ferreira, uma das estratégias para se prevenir de doenças passa pela promoção da saúde, como também pela criação de centros especializados.

O médico disse que o Estado deve disponibilizar a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), para que seja dada na fase de adolescência e que as autoridades sanitárias devem estar mais empenhadas na luta contra cancros, sensibilizar a população e criar meios para que os diagnósticos sejam feitos a tempo.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb