quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

«DJUMUL DJAMAL» GUINÉ-BISSAU: CIPRIANO CASSAMA DIZ QUE CENÁRIO ELEITORAL E PÓS-ELEITORAL PODERÁ SER POUCO ANIMADOR


O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, admitiu, esta quarta-feira, 30 de Janeiro, que o caminho a percorrer até as eleições legislativas na Guiné-Bissau comporta “riscos e têm armadilhas derivadas de vontades inconfessos”.

Por esse motivo, durante o ato de encerramento do II° Fórum das Mulheres e Raparigas para a Paz, Cipriano Cassamá disse que conta com a contribuição das mulheres guineenses na “prevenção e remoção de obstáculos” no processo democrático que se aproxima no país.

Para Cipriano Cassamá, os factos registados desde o início do processo do recenseamento eleitoral desenham um cenário eleitoral e pós-eleitoral pouco animador.

Segundo o Presidente da ANP a Guiné-Bissau não pode “compadecer com perturbações endémicas” na medida em que precisa de consolidar definitivamente, apelando, por outro lado, às mulheres a manterem-se em alerta e continuarem a desenvolver, com carácter de permanência, a sua magistratura de influência no sentido a dissuadir, se possível, as potenciais tensões conducentes às crises.

Tiago Seide


Conosaba/faladepapagaio

«PRS» RECLAMAÇÕES: RECENSEAMENTO ELEITORAL



PRS: Juventude



VISITA DE CORTESIA DO DIRECTOR EXECUTIVO DO ILP- DR. INCANHA NTUMBO. 31.01.2019

"Com muita satisfação recebemos hoje nas instalações provisória da nossa Embaixada, o novo Director do ILP INSTITUTO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA serrado na cidade da Praia - Cabo Verde, nosso conterrâneo Dr. Incanha Intumbo" , disse o Embaixador Guineense em Cabo Verde, com muita satisfação
No encontro, os presentes falaram da CPLP, do ILP e dos desafios da língua portuguesa nos países lusófonos, principalmente da Guiné - Bissau.

A embaixada Desejou - lhe muita sorte e disponível para apoiar em tudo.










HOMENAGEM A MULHER GUINEENSE! O PARTIDO DE SALVAÇÃO NACIONAL - MADEM G-15, MULHERES É UM SER HUMANO MENOS EGOISTA! Dr. SANCUM CAMARA

Compatriotas, saúdo-vos calorosa e fraternalmente em particular as mulheres guineenses.
A mulher é um factor essencialmente para o desenvolvimento harmonioso duma sociedade e é um pilar insubstituível para coesão social.

A situação das mulheres guineenses é de grande vulnerabilidade por ser a mais afectada por ma governação, cujas efeitos pelas extremas pobrezas, desemprego, altos níveis de mortalidade materna infantil, baixos níveis de escolaridade, falta de apoios materiais, falta de apoios materiais as mulheres rural, violências domestica, a violência pelo órgão de segurança publica contra as nossas vendedoras, a desigualdade de género nas relações sociais dos sectores produtivos, ficando as mulheres confinada num sector informal de baixo rendimento ou o sector familiar sem renumeração.

NOVAS PRIORIDADES, NOVA ERA PARA AS MULHERES GUINEENSES
Para a mulher guineense propõe-se a implementar a representatividade do papel da mulher nos domínios políticos, económicos, sociais e culturais, acabar com analfabetismo, estimular a criação de escolas de formação profissional e cresces para habilitar a mulher ao ir ao mercado de emprego, estabelecer programas de educação aos adolescentes e jovens para a prevenção a gravidez precoce e de programas de apoio integral e acompanhamento de raparigas abandonadas para o acompanhamento por gestação por maternidade precoce.
MADEM G15 vai criar programas de atendimentos especial e de subvenção e de tratamentos de doenças sexualmente transmissíveis.
MADEM G15 Vai apoiar as mulheres rurais, através dos fomentos rurais, desenvolvimento social, aperfeiçoamento em técnicas agrícolas e a viabilização de escumento e comercialização dos seus produtos.

Mulheres guineenses tenham as certezas e confianças na mudança,

VIVA E PARABENS MULHERES GUINEENSES, VIVA E PARABENS MULHERES DE MUADEM

VOTA MADEM G-15.

Bem-haja, homi garandi de pilum!

Dr. Sancum Camara



ÚLTIMA HORA: PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, JOSÉ MÁRIO VAZ ESTÁ A ANALISAR O PROCESSO ELEITORAL COM O PRIMEIRO -MINISTRO, ARISTIDES GOMES, 24 PARTIDOS POLÍTICOS E A CEDEAO, A REUNIÃO DECORRE NO PALÁCIO DA REPÚBLICA


Video - Link:
https://www.facebook.com/braima.darame.9/videos/2564407133601759/?epa=SEARCH_BOX



ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Os atores políticos parecem estar decididos em acabar com a polémica em torno do processo eleitoral, apontar soluções viáveis e seguir os conselhos dos peritos da CEDEAO presentes na reunião que decorre há mais de quatro horas, em Bissau.

O Presidente da República, José Mário Vaz, juntou numa só sala todos os 24 partidos políticos, que depositaram dossiês no Supremo Tribunal de Justiça para as eleições legislativas de 10 de março, o primeiro-ministro, Aristides Gomes, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e especialistas da CEDEAO e técnicos do Softwares, para discutir a viabilidade do recenseamento eleitoral, para que o pleito tenha lugar no próximo dia 10 de março.

A reunião iniciou-se por volta das 16:10 no palácio da República e é presidida pelo Chefe de Estado, José Mário Vaz.

Depois da reunião os protagonistas irão falar à imprensa.








«MADEM-G15» CONFERENCIA DE IMPRENSA




DENÚNCIAS DE MADEM-G15 AO PROCESSO DE RECENSEAMENTO


O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) pediu hoje ao Presidente da República, José Mário Vaz para ter uma atenção especial, a todos os atos que possam pôr em causa as eleições legislativas e perigar o Estado de Direito Democrático.

Em conferência de imprensa, MADEM-G15 fez várias denúncias sobre alegadas irregularidades detetadas no processo de recenseamento eleitoral.

Confira as declarações do director nacional de Campanha eleitoral, Marciano Silva Barbeiro e Abdu Mané, um alto dirigente do partido.

Video - Link
https://www.facebook.com/braima.darame.9/videos/2564043113638161/






«VENDA DE TERRENO, EM BISSAU» BAIRRO DE BISSALANCA: TERRENO COM 20 MIL METROS QUADRADOS

Contactos: +245955239399 ou +245966716171
Local: Bissalanca, área gráfica é de 20 mil metros quadrados, com documentos legais, terreno murado.

Preço: 250 milhões de francos Cfa. 





RESTOS MORTAIS DE JONAS SAVIMBI FORAM EXUMADOS COM "GRANDE EMOÇÃO"



A exumação do corpo de Jonas Savimbi foi um acto de muita emoção para aqueles que o conheceram, disse hoje o porta-voz da UNITA Alcides Sakala que presenciou o acto.

Sakala confirmou que os restos mortais do fundador e primeiro presidente da UNITA Jonas Savimbi foram hoje exumados no Luena.

Peritos angolanos, sul-africanos e portugueses estiveram no local onde recolheram amostras de ADN para uma identificação positiva do corpo.

Sakala que estava a caminho para um encontro com Jonas Savimbi quando este foi emboscado e morto por tropas governamentais em 2002 disse que a exumação do corpo foi para si uma tarefa dolorosa
Alcides Sakala
“Como pode imaginar isto é uma carga emocional muito grande”, disse Sakala que recordou que estava próximo do local onde Savimbi foi morto

“Cumprimos a nossa missão como enviados do partido e agora vamos aguardar que os testes (de ADN) sejam feitos,” acrescentou.

Conosaba/Voa

«HOSPITAL DE NHOMA» FUNDAÇÃO JOÃO XXIII ENTREGA EM BISSAU DUAS AMBULÂNCIAS E MATERIAL HOSPITALAR E AGRÍCOLA


Bissau, 31 de Jan (Lusa) - A Fundação João XXIII entregou hoje, em Bissau, duas ambulâncias e material hospitalar e agrícola no âmbito do apoio que tem dado à Guiné-Bissau há mais de 25 anos.

As ambulâncias foram entregues à organização não-governamental Mães do Mundo e ao hospital de Nhoma, no setor de Nhacra, em Oio, região que já recebeu 12 ambulâncias, segundo a Fundação João XXIII.
O material agrícola foi entregue a associações de mulheres agricultoras da Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas no local da cerimónia, que decorreu num bairro de Bissau, o representante da Fundação João XXIII, uma organização católica portuguesa, na Guiné-Bissau, Raul Daniel da Silva, explicou que os donativos vão beneficiar milhares de pessoas e crianças, mas lamentou a falta de apoio das autoridades guineenses.

"Estamos a ter dificuldades no desbloqueamento dos materiais e queremos mostrar ao Governo da Guiné-Bissau que há pessoas que querem apoiar este país e ele também deve fazer alguma coisa para bem da população e crianças que apoiamos", disse.

Raul Daniel da Silva referia-se ao preço que tem de pagar ao Estado guineense para fazer sair do porto os contentores que trazem o material doado.

"Achamos que é um ponto injusto porque estamos a apoiar com vontade", disse, lamentando que no porto de Bissau calculem o valor da mercadoria doada como se fosse para fins comerciais ou lucrativos.

Além de ações de solidariedade, a fundação apoia o setor da educação e organiza desde há nove anos a vinda de uma missão de médicos de oftalmologia, denominada "Visão Guiné", que dá consultas e realiza operações gratuitas no Hospital de Cumura.

A próxima missão da "Visão Guiné" vai decorrer entre 01 e 15 de fevereiro.

A Fundação João As ambulâncias foram entregues à organização não-governamental Mães do Mundo e ao hospital de Nhoma, no setor de Nhacra, em Oio, região que já recebeu 12 ambulâncias, segundo a Fundação João XXIII.

O material agrícola foi entregue a associações de mulheres agricultoras da Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas no local da cerimónia, que decorreu num bairro de Bissau, o representante da Fundação João XXIII, uma organização católica portuguesa, na Guiné-Bissau, Raul Daniel da Silva, explicou que os donativos vão beneficiar milhares de pessoas e crianças, mas lamentou a falta de apoio das autoridades guineenses.

"Estamos a ter dificuldades no desbloqueamento dos materiais e queremos mostrar ao Governo da Guiné-Bissau que há pessoas que querem apoiar este país e ele também deve fazer alguma coisa para bem da população e crianças que apoiamos", disse.

Raul Daniel da Silva referia-se ao preço que tem de pagar ao Estado guineense para fazer sair do porto os contentores que trazem o material doado.

"Achamos que é um ponto injusto porque estamos a apoiar com vontade", disse, lamentando que no porto de Bissau calculem o valor da mercadoria doada como se fosse para fins comerciais ou lucrativos.

Além de ações de solidariedade, a fundação apoia o setor da educação e organiza desde há nove anos a vinda de uma missão de médicos de oftalmologia, denominada "Visão Guiné", que dá consultas e realiza operações gratuitas no Hospital de Cumura.

A próxima missão da "Visão Guiné" vai decorrer entre 01 e 15 de fevereiro.

A Fundação João XXIII apoia também crianças guineenses com problemas cardíacos a serem transferidas para Portugal para receberem tratamento médico. apoia também crianças guineenses com problemas cardíacos a serem transferidas para Portugal para receberem tratamento médico.

Conosaba/Lusa

GUINÉ-BISSAU CRIOU "TERRENO FÉRTIL" PARA PRATICA DE CORRUPÇÃO - LIGA GUINEENSE


A Liga Guineense dos Direitos Humanos afirmou hoje que a Guiné-Bissau criou "terreno fértil" para a prática de corrupção com o mau funcionamento da justiça e institucionalização da impunidade.
"Com a falta de funcionamento das instituições judiciárias e consequente institucionalização da impunidade, a Guiné-Bissau criou terreno fértil para a prática da corrupção, acentuando a pobreza e a instabilidade política e governativa", refere a Liga Guineense dos Direitos Humanos, num comunicado divulgado nas redes sociais.

A organização não-governamental reagia ao relatório do Índice de Perceção da Corrupção, divulgado na terça-feira, que coloca a Guiné-Bissau na posição 172 entre 180 países.

Segundo o relatório, a Guiné-Bissau tem uma classificação de 16 pontos num total de 100 e em 2018 caiu da posição 171 para a 172.

"Enquanto as instituições democráticas permanecerem reféns das teias da corrupção, as perspetivas para o progresso e bem-estar social para a população serão difíceis de concretizar", salienta a Liga Guineense.

A organização alerta também que a corrupção, "além de corroer os alicerces da paz", é uma "afronta aos direitos humanos" e o seu combate é uma obrigação de todos.

A análise da Transparência Internacional conclui que existe "uma relação direta entre a corrupção e a saúde democrática global", adiantando que as democracias considerada "plenas" obtêm uma pontuação média de 75 pontos, enquanto as classificadas como "frágeis" têm em média 49 pontos, os chamados regimes "híbridos" 35 pontos e os regimes autocráticos 30 pontos.

O Índice de Perceção da Corrupção, da Transparência Internacional, foi criado em 1995 e é um dos principais indicadores à escala mundial da corrupção no setor público, baseando-se em 13 bases de dados de 12 instituições independentes.

Conosaba/Lusa 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

SECRETÁRIO-EXECUTIVO DA CNE DIZ QUE ELEIÇÕES DE 10 DE MARÇO É INADIÁVEL

O Secretário-executivo Adjunto da Comissão Nacional das Eleições (CNE) considerou esta quarta-feira (30 Jan.) que é proibido falhar perante o escrutínio do dia 10 Março.

Idrissa Djalo preferiu estas declarações durante a formação dos formadores dos membros das assembleias de votos de diferentes regiões do país incluindo agentes do ministério dos Negócios Estrangeiros no âmbito do cumprimento do caderno eleitoral.

De acordo com Djalo esta formação constitui um elo mais importante de todo processo eleitoral em curso no país.

“Esta formação constitui o elo mais importante de todo o processo eleitoral na medida que, o acto de votação e subsequente acto de apuramento de resultados, constitui o momento mais sensível e de maior responsabilidade no processo eleitoral, por isso, é proibido falhar no dia 10 de Março”, referiu o Secretário-executivo Adjunto da CNE.

Por outro lado, falou na responsabilidade no processo eleitoral, por isso, adverte aos formadores no sentido de respeito escrupuloso de todos procedimentos e normas com vista a obtenção de um resultado credível que merece aceitação de todas partes concorrentes.

“O acto eleitoral espera de vós o respeito escrupuloso de todos procedimentos e normas com vista a obtenção de um resultado credível que merece aceitação de todas as partes concorrentes, por isso, espero que esta formação multiplica ainda mais”, aconselhou Idrissa Djalo. 

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a campanha eleitoral cívica vai iniciar no dia 07 de Fevereiro e a campanha eleitoral agendada para iniciar 16 do mesmo mês de Fevereiro.

Por: Marcelino Iambi-radiosomansi com Conosaba do Porta 

PAIGC DIZ-SE PRONTO PARA CUMPRIR A LEI DE PARIDADE


A segunda vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) disse esta quarta-feira (30 de Janeiro) que o seu partido está a trabalhar sobre a percentagem das mulheres nos lugares cimeiros.

Maria Odete Costa Semedo que é também directora da campanha eleitoral do PAIGC para legislativa de 10 de março, fez o anunciou depois do acto da deposição da coroa de flores pelas mulheres da UDEMU em homenagem a heroína Titina Sila.

Odete Semedo lembrou ainda Cabral que segunda ela dizia que “Amílcar Cabral dizia no período da luta da libertação, em cada aldeia onde existe uma organização em que há cinco pessoas que duas delas seja as mulheres, e o PAIGC tem esta consciência porque estamos a trabalhar neste sentido, tendo garantido que “no nosso presidio é 50% dos homens e das mulheres, portanto o PAIGC está a dar forte sinais de que está preparado para um trabalho mais árduo de ter mais mulheres nos lugares cimeiros, porque o que é feita até aqui para nós ainda não é suficiente, há ainda trabalho de base que devia continuar. Resta os trabalhos no seio dos partidos políticos” sintetizou.

Por: Braima Sigá-radiosolmansi com Conosaba

Dr. FILOMENO PINA A CANTAR AFRO-MANDINGA COM INSTRUMENTO KORÁ A MISTURA

Karyna Gomes - Nukunta da Bokotô - AFH863

«GUINÉ-BISSAU DE LUTO» FALECEU MESTRE: BRAIMA GALISSA, UM DOS MELHORES ´TOCADOR DE INSTRUMENTO GORÁ'


Foto - Djipson Voz D'ouro
 Grandioso músico Guineense GALISSA GRANDE MESTRE descansa em paz ! Glória eterna


Adeus irmão, Braima Galissa, descansa em Paz na GLORIA

PAIGC EM OLOSSATO


Visita do Coordenador do Gabinete de Informação e Comunicação da Diretoria de Campanha Nacional do PAIGC, Camarada António Oscar Barbosa, Cancan, ao Olossato, Sector de Mansaba, acompanhado de Deputado da Nação, camaradas Wasna Papai Danfa e Suleimane Seidi.

VIVA PAIGC 

OBRIGADO CANCAN





QUATRO CIDADÃOS DA GUINÉ-BISSAU ENTRE OS 47 MIGRANTES DO 'SEA WATCH'

Quatro cidadãos da Guiné-Bissau estão entre os 47 migrantes resgatados que aguardam a bordo do navio “Sea Watch 3” por um porto seguro para desembarcar, avançou à Lusa uma médica portuguesa que integra a missão de resgate.

Em contacto telefónico a partir de Lisboa, a infecciologista Catarina Paulo precisa que entre estas quatro pessoas oriundas da Guiné-Bissau, que integram este novo grupo de migrantes resgatado no Mediterrâneo no passado dia 19 de janeiro, está um rapaz menor não acompanhado.

“Entre os 47 migrantes a bordo estão 15 menores não acompanhados, um deles é da Guiné-Bissau. (…) Uma das razões pela qual ele fugiu foi também a perseguição religiosa”, indica a voluntária a partir do “Sea Watch 3”, navio de uma organização não-governamental (ONG) alemã com o mesmo nome, que se encontra atualmente a três quilómetros da costa de Siracusa (Sicília, Itália), a aguardar uma autorização das autoridades italianas para atracar.

Segundo o relato de Catarina Paulo, o menor da Guiné-Bissau conta, entre outros episódios, que “pelo facto de ser católico e não muçulmano, trabalhou sem que lhe pagassem nunca”.

Os 15 menores que se encontram a bordo do “Sea Watch 3” têm entre os 14 e os 17 anos.

A par da Guiné-Bissau, os migrantes resgatados pela atual missão da ONG alemã (a 18.ª) são oriundos da Guiné-Conacri e do Senegal (a grande maioria), mas também da República Centro-Africana, Costa do Marfim e da Gâmbia.

À Lusa, a médica portuguesa conta que as vidas destas pessoas estão marcadas por “histórias de arrepiar”.

“Quase todos foram escravizados, torturados, têm marcas de queimaduras de cigarros nas costas, facadas. As histórias que cada um conta são arrepiantes”, salienta a médica, que já tinha colaborado com a Sea Watch em julho passado e que em 2017 esteve no Congo numa missão dos Médicos Sem Fronteiras.

Entre os migrantes que estão neste momento a bordo do navio “Sea Watch 3”, uma grande parte foi vítima de violência durante a sua passagem pela Líbia, país que se tornou a placa giratória para centenas de milhares de migrantes que tentam alcançar a Europa através do Mediterrâneo.

“Muitos deles, a maior parte são raptados, são colocados em prisões. Nas prisões são torturados e enquanto são torturados ligam para as famílias. Pedem dinheiro. Se as famílias não têm dinheiro, eles ficam na prisão até as famílias arranjarem dinheiro. Claro que enquanto estão na prisão são torturados, fazem trabalhos forçados, não têm comida, nem bebida durante uma semana”, afirma a voluntária.

E acrescenta: “Há relatos de pessoas que morrem dentro das prisões. Não removem os corpos e são eles próprios (os migrantes) que os têm de levar para impedir que comece a cheirar, os cadáveres. É terrível”.

Cerca de 5.757 migrantes e refugiados chegaram à Europa por via marítima nos primeiros 27 dias deste ano, um pequeno aumento face às 5.502 chegadas registadas no mesmo período de 2018, divulgou hoje a Organização Internacional das Migrações (OIM).

As mortes registadas nas três principais rotas do mar Mediterrâneo - Mediterrâneo Oriental (da Turquia para a Grécia), Mediterrâneo Central (da Líbia para Itália) e Mediterrâneo Ocidental (de Marrocos para Espanha) – foram 207 nestas primeiras quatro semanas do ano, de acordo com os mesmos dados.

No ano passado, no mesmo período, foram contabilizadas 242 mortes.

Conosaba-Lusa

«30 DE JANEIRO» DIA DA MULHER GUINEENSE - 'A HISTORIA DE BRINSAM'

Foto - Aliu Cande
video




A primeira da dama e a Ministra da Mulher depositaram a coroa de flores na praça Titina Sila.



O país recordar a morte da heroína Titina Sila, sob o lema " No sukuta voz di no mindjeris pa firmanta lei di paridadi na Guiné-Bissau".