sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GUINÉ-BISSAU: AUTORIDADES DA PROVÍNCIA NORTE PREOCUPADAS COM A CRIMINALIDADE.


Bissau - As autoridades policiais da Província Norte da Guiné-Bissau continuam a queixar-se do elevado índice de criminalidade nesta zona, com destaque para o sector de Bissorã, secção de Encheia, região de Oio.
De acordo com Paulino Dias, Comissário da Polícia de Ordem Pública (POP) para a zona norte do país, neste sector verificam-se homicídios, assaltos à mão armada e até os agentes da força da ordem são agredidos.

«Como é do vosso conhecimento, esta região continua a merecer as nossas preocupações em termos de segurança para a nossa população, tendo em conta que ainda persistem actos de violência entre as pessoas, passando pelos agentes da autoridade», referiu.

O oficial fez as declarações esta quinta-feira em Bissorã durante a cerimónia de inauguração da esquadra da POP local, reabilitada com meios internos do Ministério do Interior, tal como duas viaturas de serviços.

Estas vulnerabilidades em termos de actos criminais foram confirmadas pelo Comissário Nacional da POP, Armando Nhaga.

«Como disse o Comandante Paulino, foi há pouco tempo que se registaram confrontos entre populares de duas tabancas de Encheia. Isto preocupa-nos bastante mas vamos aos poucos colmatar esta situação porque já temos uma esquadra construída nesta tabanca, com o seu Comandante já indicado e faltando apenas a afectação dos homens e a cerimónia da inauguração desta delegação», disse Armando Nhaga.

Na ausência do Ministro do Interior, a cerimónia foi presidida pelo Primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros, que destacou o empenho e o papel fundamental das forças de ordem pública na garantia de segurança para os candidatos.

O Primeiro-ministro de transição disse que o desentendimento numa sociedade reside na distribuição desigual das riquezas. Rui Barros falou ainda das sanções impostas à Guiné-Bissau pela comunidade internacional após golpe de Estado de 12 de Abril, tal como é do conhecimento geral.

«Estamos perante esta situação mas não devemos cruzar os braços, esperar que tudo venha, mas devemos ter iniciativas tal como fizeram os responsáveis do Ministério do Interior», referiu.

Satisfeito com as obras de reabilitação da Esquadra da POP em Bissorã, assim como da Esquadra de sector de Bula, na região de Cachéu Rui Barros disse que «tira o chapéu» ao Ministro do Interior pelas suas iniciativas, que classificou como actos de coragem e esforços internos desta instituição.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário