quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BAN KI-MOON PEDE A GOVERNO DO UGANDA REVISÃO DE LEI QUE REPRIME HOMOSSEXUALIDADE.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje ao Governo do Uganda que altere ou revogue assim que possível a sua lei que reprime a homossexualidade.
Segundo o seu porta-voz Martin Nesirky, Ban Ki-moon "pede imediatamente ao Governo que proteja todas as pessoas de qualquer violência ou discriminação e espera que a lei seja revista ou revogada na primeira oportunidade".
O responsável máximo das Nações Unidas "reafirma que qualquer ser humano deve ter os mesmos direitos fundamentais e poder viver uma vida digna sem discriminação", acrescentando que "esse conceito figura na carta da ONU, na declaração universal dos direitos humanos e na Constituição ugandesa".
Ban Ki-moon, que está "muito preocupado" com a promulgação desta lei, recebeu na segunda-feira o embaixador ugandês na ONU, Richard Nduhuura, para lhe transmitir essa mensagem, precisou o porta-voz.
Apesar de as suas disposições mais controversas -- que previam a pena de morte, em alguns casos -- terem sido abandonadas, esta lei provocou fortes críticas dos defensores dos direitos humanos e dos homossexuais, bem como de numerosos parceiros ocidentais do Uganda.
A lei foi promulgada na segunda-feira pelo Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, apesar de vários apelos da comunidade internacional para não o fazer, como foi o caso so Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, que ameaçou mesmo alterar as relações de cooperação com o país africano.

Sem comentários:

Enviar um comentário