domingo, 23 de fevereiro de 2014

A FESTA MILIONÁRIA MARCA 90 ANOS DO POLÉMICO LÍDER DO ZIMBÁBUE.


O mais antigo chefe de Estado da África e um dos mais antigos no mundo terá festa de 1 milhão de dólares, em meio à crise no país. A trajetória política de Robert Mugabe, há 34 anos no poder, é marcada por fraudes, eleições suspeitas e festas milionárias

Festas de milhares de dólares, fraudes eleitorais, embargos políticos e acusações de desrespeito aos direitos humanos fazem parte da trajetória política de Robert Mugabe, presidente do Zimbábue, que completa hoje 90 anos de idade, 34 deles sob o comando do país africano. Robert Mugabe, que chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz, hoje é visto como ditador por muitos especialistas.
Polêmico como sempre, ele voltou a chamar atenção não apenas pela idade que está completando nesta sexta-feira, mas também pela celebração da data, cujos gastos estão

 Avaliados em 1 milhão de dólares. Diante de um cenário financeiramente pouco favorável – o Zimbábue se encaminha para mais uma crise financeira –, o mais antigo chefe de Estado da África supera neste ano a festa de aniversário de 2013, quando moedas especiais de ouro foram cunhadas e um bolo de quase 90 quilos foi feito especialmente para a celebração.

Se a festa do presidente esbanja fartura, o mesmo não se pode dizer do Zimbábue, que passa por um momento de desaceleração econômica e redução de empregos, indícios de que um colapso, como o vivenciado há cinco anos, pode estar em curso. Mas nada disso parece preocupar Mugabe, que viajou nesta semana à Cingapura para fazer uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Ele pretende voltar a tempo de comparecer a própria festa no estádio Rudahaka, na província de Marondera, no domingo, 23.

Sem comentários:

Enviar um comentário