Bissau, 09 Set 21 (ANG) – O Diretor-geral da Radiodifusão Nacional(RDN) acusou a Rádio Capital de estar a fazer serviço encomendado para denigrir a sua imagem.
Mama Saliu Sané que falava esta quinta-feira, em conferência de imprensa, reagia à uma notícia difundida pelo referido órgão de comunicação social, segundo a qual o chefe de redação e diretor de informação da RDN se demitiram por causa de má gestão de fundos colocados a disposição da direcção da RDN.
Sané disse estar indignado com a Rádio Capital FM por este nunca lhe ter contactado para confirmar qualquer acusação sobre a sua pessoa, frisando estar farto de ser atacado pelos colegas de profissão.
Saliu Sané afirmou que recebeu um pedido de demissão conjunta do Chefe redação, Huco Correia e do diretor de informação Iaiá Baldé, no qual os dois justificaram a decisão se demitir com as falhas que se verificaram na redação com reflexos nos serviços noticiosos, a falta de colaboração dos colegas jornalistas e também a falta de condições de trabalho.
O Director-geral da RDN disse contudo que não aceitará o pedido de demissão dos dois, porque não são os visados pelo que aconteceu, a não ser que os mesmos venham a declarar que não interessados em voltar a exercer o cargo.
Aquele responsável justificou que a RDN carece, actualmente, de meios materiais, desde viaturas para transporte do pessoal até equipamentos de trabalho.
Acrescentou que desde a sua chegada pela segunda vez, como responsável máximo da RDN sempre atendeu todos os problemas dos funcionários: problemas financeiros, saúde e de meios materiais.
Questionado sobre a compra de emissoras por 37 milhões respondeu que não faz parte da gerência e o montante que viu nos documentos é de 27 milhões, tendo afirmado que recebeu os aparelhos que já foram pagos antes da sua vinda.
Saliu Sané contou que tudo aconteceu há três dias, em que não compareceu o jornalista que devia apresentar o bloco alargado das 19H00, pelo que não houve o noticiário, apenas músicas e indicativo de notícias.
Disse que o noticiário das 20H00 foi lido com ligeiro atraso pelo ele próprio, quando se deu conta de que não estava a ser respeitado a pontualidade de apresentação do jornal das 20H00.
Acrescentou que depois de noticiário ligou para o director de informação para saber da falha, este disse que não sabe, porque ninguém lhe informou, logo pediu aos dois para apresentarem por escrito tudo o que terá aconteceu em 48 horas.
Disse que, por seu espanto, os dois lhe apresentaram um pedido de demissão conjunta, em vez de apontar o responsável por essas falhas de apresentação do noticiário das 19H00 e das 20H00.
Disse que foi nessas circunstância que ouviu a Rádio Capital FM a noticiar que os dois jornalistas da RDN se demitiram por má gestão do órgão, citando “fontes ligadas à RDN”.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário