França – A RFI publicou a 30 de Setembro uma notícia sobre o encontro mantido nesse dia em Bissau entre dirigentes da Delegação da União Europeia e o Primeiro-ministro guineense, Braima Camará. No artigo em causa, difundido também na antena desta estação emissora, informámos erradamente que a União Europeia tinha atribuído donativos para o processo eleitoral em curso. Assim vimos desmentir esta informação publicada por lapso da nossa parte.
A RFI reitera, porém, o o facto de sempre ter comunicado que o financiamento integral das eleições da Guiné-Bissau, agendadadas para 23 de Novembro, é assegurado pelo governo guineense.
Esta estação emissora deplora, porém, a informação errada que avançámos por lapso, que dava conta da atribuição do donativo de material de apoio da União Europeia ao processo eleitoral.
Estes donativos se existiram no passado, noutros escrutínios, não foram renovados em relação às eleições que se avizinham.
Esta informação carecia de fundamento da parte da RFI e terá, infelizmente, provocado alguma confusão junto de outros órgãos de comunicação que a exploraram de forma imprecisa, criando alguma perplexidade.
Uma informação que foi prontamente desmentida tanto pelo governo guineense como pela Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.
A RFI vem, desta feita, esclarecer que o parágrafo que incluímos nesta notícia de 30 de Setembro sobre o donativo de material de apoio às eleições guineenses por parte da União Europeia.

Sem comentários:
Enviar um comentário