O governo da Iniciativa Presidencial disse, hoje, que 85 crianças nascem por ano na Guiné-Bissau com o "pé torto", uma situação preocupante.
A cerimónia comemorativa do dia decorreu no Centro de Reabilitação Motora, na altura, Maimuna Baldé disse que os dados preocupam o governo devido aos sofrimentos das crianças.
“A cifra de prevalência da doença é de 85 crianças por ano na Guiné-Bissau, esses dados preocupam-nos porque sabemos que os nossos filhos que estão a sofrer com essa doença”, salientou a governante.
As mães das crianças com os problemas do "pés tortos" enalteceram os trabalhos que o centro de reabilitação motora tem estado a fazer para normalizar as condições físicas dos seus filhos.
“É só obrigado ao centro pelo que tem feito na melhoria da condição física do meu filho, tenho a dizer obrigado ao centro e sobretudo aos profissionais que dedicam os seus tempos para nos ajudar neste momento de aflição devido à condição física dos nossos filhos”, enalteceram as mães das crianças.
Contudo, devido ao aumento dos casos de "pé torto" no país, o diretor do único centro de referência, João Kennedy Araújo de Pina, aproveitou a ocasião para lamentar o fato da degradação das condições do Centro.
“O centro depara com dificuldade porque se entrasse no ginásio encontraria materiais todos obsoletos a que foram adquiridos desde 2000 mas usamos as nossas mãos para complementar a falta de materiais”, lamentou o diretor do centro.
De salientar que o Pé Torto Congênito (PTC) é uma deformidade que envolve os ossos, músculos, tendões e, apesar de evidências apontarem para fatores genéticos, sua causa ainda é desconhecida.
Crianças que apresentam essa condição têm os pés encurvados para dentro, com pouca mobilidade nas articulações do pé e tornozelo.
O pé torto é a deformidade musculoesquelética de nascimento mais comum, afetando 200 mil recém-nascidos a cada ano, 80 por cento nos países em desenvolvimento. Há também centenas de milhares de crianças e adultos jovens que vivem com esta condição debilitante em todo o mundo.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais eficaz se torna o tratamento, que deve ser iniciado no primeiro mês de vida.
RSM NOTÍCIAS
Sem comentários:
Enviar um comentário