quinta-feira, 5 de junho de 2025

«Liga das Nações) Conceição e Ronaldo dão a volta à Alemanha (Portugal está na final da Liga das Nações. A seleção nacional venceu a Alemanha, em Munique, por 2-1)

Cristiano Ronaldo, avançado português. © AP - Matthias Schrader

A Selecção Portuguesa apurou-se pela segunda vez na história para a final da Liga das Nações europeias de futebol masculino, ao derrotar nas meias-finais a Alemanha por 2-1, em Munique, em território germânico.

O Estádio Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, que há poucos dias tinha recebido a Liga dos Campeões europeus com o triunfo do PSG por 5-0 frente aos italianos do Inter de Milão, voltou a vibrar, desta vez com a primeira meia-final da Liga das Nações europeias.
Diferença na segunda parte

A primeira parte acabou por ser pouco produtiva visto que terminou com um empate sem golos. Os primeiros 45 minutos foram dominados pela Alemanha, em termos de posse de bola, mas sem criar grande perigo junto à baliza de Diogo Costa, enquanto os portugueses controlavam menos a bola, mas projectavam-se rapidamente para o ataque, isto sem conseguir abrir o marcador.

A segunda parte foi bem diferente. Aos 48 minutos, o médio de 22 anos, Florian Wirtz, que ainda pertence aos quadros do Bayer Leverkusen, abriu o marcador com um cabeceamento para o fundo da baliza do guarda-redes português, Diogo Costa.


Os jogadores lusos ainda protestaram devido a uma possível falta ou fora-de-jogo do avançado Nick Woltemade que influenciou a jogada, perturbando a intervenção do defesa Rúben Dias. No entanto para o árbitro da partida, o esloveno Slavko Vinčić, essa interferência não foi suficiente para perturbar a acção que originou o golo da selecção alemã.

A Selecção das Quinas vai reagir num espaço de cinco minutos. Aos 63 minutos, numa jogada individual, o avançado de 22 anos, Francisco Conceição, rematou de fora da área com o pé esquerdo para o fundo da baliza de Marc-André ter Stegen.

Depois, aos 68 minutos, foi a vez de Cristiano Ronaldo, capitão de Portugal, dar o melhor seguimento ao cruzamento do lateral-esquerdo Nuno Mendes, jogador do Paris Saint-Germain. Cristiano Ronaldo apenas teve de empurrar o esférico para o fundo da baliza, marcando o seu 137° golo com a Selecção Portuguesa em 220 jogos realizados.
A Alemanha ainda tentou reagir, mas não foi além de um remate no poste de Karim Adeyemi, não alcançando o desejado empate.

Em Munique, a selecção germânica, que nunca venceu a prova, foi eliminada, enquanto Portugal segue para a final que vai decorrer igualmente na capital bávara frente ao vencedor da outra meia-final entre a França e a Espanha.

No fim do encontro, em conferência de imprensa, Francisco Conceição, avançado português, estava feliz pelo triunfo e pelo golo, recordando que o pai, Sérgio Conceição, tinha apontado três golos na vitória por 3-0 frente à Alemanha no Euro 2000:

“Sinto-me muito orgulhoso, principalmente por ter ajudado a equipa a passar à final, que era o nosso primeiro objectivo, digamos assim. E claro que estou muito feliz de ter feito o golo à Alemanha. Sei que há 25 anos o meu pai fez três golos, na última vez que Portugal venceu a Alemanha, e sinto-me muito feliz e muito orgulhoso por aquilo que o meu pai fez e por aquilo que fizemos nós como equipa. (ndr: sobre o golo) Eu acho que é um momento de inspiração. 

Acho que não penso muito naquilo que vai acontecer, o momento em que o diz, e quando bati na bola, vi que a bola ia na direcção certa. Foi um grande golo que deu para ajudar a equipa a atingir aquilo que era o nosso primeiro objectivo, que era a passagem à final. Acho que sendo suplente ou titular, aquilo que me cabe a mim é dar o meu melhor, tentar ajudar a equipa ao máximo. É isso que eu e os meus colegas queremos fazer. Claro que todos os jogadores querem jogar a titular, mas isso não depende de nós. Devemos fazer o nosso trabalho, dar o nosso melhor e depois as decisões são do treinador. Cabe-me a mim dar o máximo. É isso que eu tento fazer sempre”, afirmou Francisco Conceição.

Esta vitória dos portugueses por 2-1 foi apenas a segunda em território alemão para Portugal, após o triunfo por 1-0 em 1985 durante o apuramento para o Mundial. Este também é apenas o quarto triunfo luso frente à Alemanha em 20 jogos oficiais entre as duas Nações.

Recorde-se ainda que o vencedor da Liga das Nações 2025 vai ser bicampeão, isto porque Portugal, em 2019, a França, em 2021, e a Espanha, em 2023, já conquistaram esta que é a prova mais recente organizada pela UEFA.
Francisco Conceição, avançado português. © AP - Martin Meissner

Por: Marco Martins/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário