quarta-feira, 29 de setembro de 2021

SINDICATO ACUSA DIREÇÃO DA CMB DE NÃO ESTAR PREPARADA PARA LIDAR COM EXIGÊNCIAS DOS FUNCIONÁRIOS

O presidente da Comissão Negocial da Greve do Sindicato de Base dos Funcionários da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Baba Vieira, acusou esta terça-feira 28 de setembro de 2021, a atual direção da Câmara de não estar preparada para lidar com as exigências dos seus funcionários.

Baba Vieira falava numa conferência de imprensa realizada nas instalações da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) na qual disse que os responsáveis da edilidade camarária estão a criar várias situações contra o sindicato de base que goza do direito de fazer qualquer reivindicação junto do patronato para exigir o respeito pelos direitos. Lembrou que o sindicato considera o patronato um parceiro, não inimigo.

Vieira informou que o atual presidente da Câmara Municipal de Bissau foi sindicalista, mas neste momento quando o sindicato convoca greves, manda prender os sindicalistas, inclusive suspendeu de funções um responsável do mercado que terá aderido a uma greve.

Contou que o sindicato de base tinha previsto iniciar hoje uma nova paralisação, mas a pedido de algumas personalidades daquela instituição e outras pessoas de boa vontade, decidiram suspender, dando benefício de dúvida à direção para se sentar à mesa para negociação.

“A questão da segurança social não foi regularizada desde janeiro de 2021, com argumentos em como terá havido falhas no banco comercial que deveria transferir o dinheiro para a Segurança Social. Após pressão feita pelo sindicato durante três dias no mês em curso, conseguimos recuperar cento e dezanove milhões de francos CFA que estavam em causa e neste momento o valor está depositado na conta do Instituto Nacional da Segurança Social”, sublinhou.

De acordo com o sindicalista, os funcionários da edilidade de Bissau exigem, entre outros, o aumento do salário mínimo de 60 mil para 100 mil francos CFA, concessão de lotes de terrenos, segurança social e reforma dos funcionários com idade avançada.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário