terça-feira, 28 de setembro de 2021

Finanças transfere processamento da folha salarial ao Ministério da Administração Pública


O Ministério das Finanças, através da Secretaria de Estado de Tesouro, procedeu ontem a transferência formal de processamento da folha salarial dos 36 mil funcionários do Estado para o Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, conforme orienta a nova lei em vigor, aprovado em Conselho de Ministros desde julho passado.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té, que na ocasião, demonstrou o quanto este ato havia constituído uma luta de vários anos, por isso, garantindo a criação de condições aos técnicos da Administração Pública de modo a se apropriarem das ferramentas necessárias para a realização desta tarefa, já a partir de outubro próximo.

Questionado sobre como resolver o problema de enquadramento do pessoal sem vínculo com o Estado, Ilídio Té lamentou a incapacidade do Ministério das Finanças em poder absorver esses funcionários, salvo os poucos que vão conseguir apurar no concurso público.

Por sua vez, o ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social manifestou o desejo de a partir do mês de outubro que seja a sua instituição a processar a folha de salário mediante a colaboração dos técnicos das Finanças.

Tumane Baldé disse que o Governo quer com essa transferência encurtar os procedimentos, isto é, que Administração Pública, enquanto gestor dos recursos humanos, passe a gerir a folha de salário, permitindo uma gestão mais justa e equitativa.

Julciano Baldé
Conosaba/jornalnopintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário