quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Ministro promete concluir o processo de transição analógica da TGB para digital


28 Setembro 2021
O ministro da Comunicação Social, Fernando Mendonça, disse que a sua viagem ao Senegal, a convite do seu homólogo, permitiu trocas de experiencias, facto que vai permitir fechar o processo de transição da Televisão da Guiné-Bissau de analógica para digital.

Assegurou que a visita a este país vizinho vai, de certa maneira, ajudar na identificação de futuras áreas de cooperação.

Em conferência de imprensa, realizada hoje, no palácio do Governo, Fernando Mendonça disse que encontrou no ministério várias ideias e projetos concebidos, mas faltava apenas o seguimento, no que tem a ver com o processo de transição da Televisão Nacional de analógica para digital.

Para o ministro, é urgente a conclusão do processo, que deveria estar pronto desde de 2015, mas a instabilidade política que o país conheceu nos últimos anos estaria na origem de todo este atraso. “Aliás, não tem nada a ver com a falta de vontade”.

“Como devem saber a Guiné-Bissau é o único país na Costa Ocidental africana que ainda não conseguiu sair dessa fase”, explicou.
Perante este desafio, Mendonça garantiu que a sua luta vai ser, sem sombra de dúvida, a conclusão desse processo que já havia sido iniciado há alguns anos.

Para isso, de acordo com o governante, é preciso legislação, recursos humanos, financeiros, equipamentos modernos e infraestruturas.

Lembrou que anos atrás foi adotada uma estratégia nacional que visa assegurar a fase transitória e, nesse sentido, foi criada uma sociedade que foi submetida à análise e aprovação no Conselho de Ministros, portanto, é conjunto desses assuntos que deve ser retomado dentro de pouco tempo.

Reconheceu que o setor da comunicação social público depara com falta de infraestruturas apropriadas, a título de exemplo, a Radiodifusão Nacional que funciona nas instalações da Marinha de Guerra, o Jornal Nô Pintcha e ANG que funcionam no edifício da INACEP, portanto, são todas estas questões que devem ser resolvidas de uma vez por todas.

Para dar respostas aos problemas existentes no setor, o ministro da Comunicação Social prometeu trabalhar para identificar parceiros que vão ajudar o Governo a resolver a situação.
Mendonça considerou de positivo a visita efetuada à República do Senegal, na medida em que vai trazer certas melhorias, tendo anunciado que dentro de pouco tempo chegará ao país uma equipa de técnicos senegaleses que vão ajudar na identificação de obstáculos e propor soluções aos problemas existentes.

Assim, apelou aos guineenses no sentido de convergirem em torno dos projetos de interesse nacional.

Alfredo Saminanco
Conosaba/jornalnopintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário