terça-feira, 21 de setembro de 2021

«Golpe de Estado na Moda!» Sudão/Exército denuncia tentativa de golpe de Estado

Bissau, 21 Set 21 (ANG) - Uma tentativa fracassada de golpe de Estado ocorreu na segunda-feira no Sudão, avançou o exército através de um comunicado, sem identificar os autores da conspiração.

O Sudão “escapou” a uma tentativa de golpe de Estado, segunda-feira, anunciou segunda-feira o exército num comunicado lido na televisão nacional, precisando que as autoridades controlam a situação.

Mohamed al Faki Suleiman, porta-voz do conselho de transição, declarou à agência Reuters que a tentativa de golpe de Estado teve lugar segunda-feira, e que os suspeitos vão começar a ser interrogados em breve. Os autores da conspiração não foram identificados.

Segundo fonte governamental, os golpistas tentaram assumir o controlo do prédio dos meios de comunicação do Estado, mas "falharam".

“Houve uma tentativa de golpe fracassada, o povo deve opor-se" a esta situação, referiram os meios de comunicação do Estado.

Separadamente, uma fonte militar disse que um grupo de oficiais militares estava "envolvido na tentativa", mas o grupo foi "imediatamente" impedido de levar à frente a tentativa de golpe.

Esta terça-feira, a circulação no centro de Cartum parecia fluida, nomeadamente nas imediações do quartel-general do exército. No entanto, os serviços de segurança bloquearam o acesso à ponte principal que liga Cartum à cidade de Omdurman, do outro lado do Nilo.

A tentativa de golpe teve como alvo o Governo de transição sudanês estabelecido após a queda, em Março de 2019, do Presidente Omar al-Bashir, deposto após 30 anos à frente do Governo do Sudão.

Desde então, o Sudão conhece uma transição frágil, marcada por dificuldades económicas e profundas divisões políticas.

Nos últimos meses, o executivo encetou uma série de reformas económicas difíceis, com objetivo de qualificar-se para um programa de alívio da dívida do Fundo Monetário Internacional (FMI). As medidas incluem a redução de subsídios e o estabelecimento de uma flutuação controlada da moeda local, medidas “muito severas” para os sudaneses, que têm saído à rua para protestar.

Conosaba/ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário