terça-feira, 28 de setembro de 2021

Comunicação Social/ Ministro anuncia vinda ao país de uma equipa técnica da RTS para levantamento das necessidades da TGB

Bissau, 28 Set 21 (ANG) O ministro da Comunicação Social anunciou hoje a vinda ao país, no próximo mês de outubro, de uma missão técnica da Radiotelevisão de Senegal(RTS) para fazer o levantamento das necessidades da Televisão da Guiné-Bissau, em termos de equipamentos para transição do sistema analógico para o Digital.

Fernando Mendonça falava em conferência de imprensa sobre a visita efectuada a vizinha República do Senegal, de 22 a 26 de setembro, à convite do seu homólogo senegalês, Abulai Diop, no quadro das relações existentes entre os dois países.

Mendonça destacou, na ocasião, que a visita ao Senegal, sobretudo às instituições que regulam o funcionamento dos órgãos de informação naquele país, ao Jornal le Soleil, a RTS, e as transmissões de experiências ali havido permitiram-lhe identificar várias áreas de cooperação.

“Encontrei no Ministério da Comunicação Social um conjunto de ideias, uma delas é o processo de transição da Televisão Nacional da Guiné Bissau do sistema analógico para digital, e que deve ser concluido, o mais rapido possivel”, afirmou.

Segundo o governante,essa transição deveria ser concluída em 2015.

Fernando Mendonça reconheceu os trabalhos feitos no passado nesse quadro mas lamenta o atraso no processo que já la vão seis anos, por isso diz ser imperativo a conclusão do processo, para que a Guiné-Bissau deixe de ser o único país na sub-região que ainda emite em sistema analógico.

Para o efeito, de acordo com Fernando Mendonça, faltam a elaboração de um quadro jurídico para suportar o seu funcionamento, recursos financeiros, e humanos com formação adequada, e equipamentos.

Um outro problema realçado pelo ministro da comunicação Social tem a ver com a insuficiência de infraestruras para o sector.

Indicou que faltam, nomeadamente, um edifício próprio para funcionamento do ministério, para sede da Rádiodifusão nacional, sendo que a emissora pública funciona no aquartelamento da Marinha Nacional.

Acrescentou que a Agência de Notícias da Guiné(ANG) e o jornal Nô Pintcha funcionam no edifício da Inacep, a gráfica pública.

Perante esta situação disse que é preciso encontrar parceiros para resolver estes problemas, razão pela qual considera de positiva a visita que efetuou ao Senegal por lhe permitir identificar áreas em que pode estabelecer parcerias.

Contudo, Fernando Mendonça reitera o empenho de Governo para a conclusão do processo de transição iniciado em 2015.

Mudando de assunto, Fernando Mendonça destacou a responsabilidade que o governo atribui a Inacep, a título de exclusividade, em relação a produção de documentos nacionais entre os quais o passaporte, bilhete de identidade, e a Carta de condução.

“Assim sendo, estamos a procura de parceiros para ajudar a INACEP a cumprir com a missão que o Estado lhe atribui”, garantiu Fernando Mendonça.

Conosaba/ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário