quinta-feira, 27 de junho de 2019

PERITOS GUINEENSES PREOCUPADOS COM QUESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

Os Técnicos ligados a Pesca e Aquacultura na segurança alimentar estão reunidas, durante dois dias, em Bissau, para validar o relatório de consultaria sobre o estudo / análise da contribuição das políticas e estratégias nacionais da pesca e aquacultura na segurança alimentar e nutricional na Guiné-Bissau

O seminário pretende discutir e validar o relatório da consulta sobre o contributo da política e estratégia da pesca e da aquacultura nacional para a segurança alimentar e nutricional da população.

Na abertura do encontro o Diretor Geral do Centro de Investigação e Pesquisa Aplicada, Issa Bari, disse que o governo decidiu apostar no sector das pescas por ser motor de crescimento.

“No actual contexto em que há 64.7% dos guineenses que vivem com 2 USD e 20.8% com menos de 1 USD, a questão da segurança alimentar preocupa todos os que directos ou indirectamente estão ligados, a despeito das suas motivações. Parece ser pertinente uma reflexão sobre a contribuição do sector pesqueiro na segurança alimentar das populações na Guiné-Bissau”, explica.

Issa Bari sustenta, no entanto, que o sector das pescas pode contribuir através de postos empregos directo e indirecto, reforçar de forma significativa a segurança alimentar, razão pela qual o governo decidiu apostar neste sector das pescas considerado como segundo motor de crescimento da sua importância no desenvolvimento socioeconómico das comunidades costeiras, através do investimento na fileira da pesca artesanal (comercio e transformação do pescado).

Para a representante do FAO no País, Yannit Rasoarimanana, essa reunião é uma continuação lógica das medidas tomadas pela Comissão da CEDEAO para fornecer aos seus Estados membros uma política regional de pescas e aquacultura.

“A reunião visa apoiar no cumprimento das recomendações dos Chefes de Estado que expressaram em Malabo, o desejo de que a África tenha uma política harmonizada de pesca e aquacultura, principalmente voltada para a segurança alimentar e nutricional das populações africanas”, avança.

O encontro deve resultar na identificação de acções prioritárias para alcançar os objectivos da CEDEAO através da implementação de uma política regional tecnicamente enriquecida pelas suas propostas em relação às quatro (4) dimensões da segurança alimentar e nutricional, nomeadamente; a disponibilidade, acessibilidade, utilização dos recursos haliêuticos e sustentabilidade, por um lado, e a erradicação da pobreza na África Ocidental.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário