domingo, 23 de junho de 2019

«CRÓNICAS DE BISSAU» OBRIGADO, SENHOR PRESIDENTE

Obrigado, Senhor Presidente
Ser presidente num país como o nosso é necessário ter muitas habilidades para lidar com diferentes sensibilidades e procurar oferecer a esperança de um dia melhor a essas sensibilidades e faze-las acreditar nessa esperança, é uma arte e é apenas isso que importa. Sei disso, porque já fui também presidente, embora não fosse de um país como o senhor nesse caso, mas de uma organização juvenil que me deu grandes aprendizagens e experiências inesquecíveis, acho que o seu mandato também, Senhor Presidente, não foge a essa regra. Talvez possa estar errado!
Contudo, eu agradeço o Senhor, porque conseguiu deixar aqui nessa pátria amada o seu legado. Isso é inédito! Quer gostem de si, quer não gostem, o Senhor conseguiu terminar o seu mandato, é um legado seu e pertence apenas a si, pode ser até sol de pouca dura, mas é seu legado. O povo orgulha-se desse feito inédito da nossa democracia perturbada por seus acólitos frustrados por causa do fim do seu mandato.
O senhor conseguiu essa conquista, porque sabe fintar todos os obstáculos democráticos e sabiamente driblar a constituição da república e rematar as crises, que têm vindo a persistir em não largar os seus pés, para o lado do seu pós-mandato. Mas graças a sua visão divisionista conseguiu terminar esse mandato com muitos feitos inéditos, alguns morrem de inveja de si, Senhor Presidente.
Eu, pessoalmente, tenho que agradecer ao Senhor Presidente por ajudar a mim e à minha geração, por nos acordar (do sono profundo em que andávamos) para lutar pela democracia no nosso país, devemos isso ao senhor, por isso, mais uma vez, o nosso muito obrigado por esse feito. Se não fosse o senhor estaríamos ainda a dormir.
Hoje, mais que nunca, a minha geração decidiu assumir ativamente a política, até algumas individualidades da sua geração, Senhor Presidente, que não vivem da política, decidiram agora assumir uma vida mais ativa na política, criando assim uma consciência cívica, obrigando também os mais intelectuais a participar vivamente, isso é seu legado, Senhor Presidente. Depois do seu mandato a política na Guiné-Bissau não será mais a mesma coisa, pode ficar descansado.
Para enaltecer mais o feito do seu mandato, Senhor Presidente, não se pode de maneira nenhuma esquecer a sua forma sabia de nos indicar o lugar onde residia o eixo torto e perturbador da nossa política, que nunca soube viver num ambiente saudável e democrático, com críticas construtivas, que apresentem argumentos estruturados e não a violência.
O senhor criou e evidenciou as circunstâncias para que esse eixo torto e perturbador venha a tona para que todos nós possamos perceber onde estava, durante todo esse tempo da nossa democracia, a mão oculta que perturbava as instituições do Estado. Graças ao Senhor Presidente, felizmente, já estamos a evoluir para romper com esse eixo torto e perturbador, porque não haverá mais a transição ou Governo de Unidade Nacional e o espaço para esses políticos vão-se fechando aos poucos, por isso, Senhor Presidente, em nome do povo guineense digo obrigado a si.
Porém, quem tem muito a agradecer ao Senhor é o próprio PAIGC, o seu antigo partido (ou estou errado? “Nostan”), pela ajuda que deu a esse partido, porque se não fosse o senhor esse partido estaria ainda hoje na puxa, puxa. Não conseguiria ter uma disciplina partidária, não conseguiria falar numa só voz como tem conseguido agora. Se o seu PAIGC não lhe agradeça, não fique mal. Se calhar não percebe o favor que o senhor fez ao partido.
Hoje o parlamento não consegue funcionar, normalmente, só porque é o fim do seu mandato, se fosse numa outra altura, o senhor colocaria cada macaco no seu galho, cada “blufo” na sua barraca de fanado, com a mesma magia que conseguiu pôr em evidência nítida os Zé quinze no seu respectivo lugar juntamente com um tal de perturbador inovador insocial.
Ainda, sobre isso, o senhor conseguiu apresentar-nos que o problema do nosso país não é político-militar, mas essencialmente político e jurídico. Nessa perspetiva, evidenciou casos práticos de direito a todos os juristas, obviamente, para que possamos conhecer os que foram apenas buscar diploma na faculdade com os que efectivamente estudaram e praticam o conhecimento em prol da sociedade, obrigado mais uma vez.
Senhor Presidente, o senhor conseguiu muitos feitos inéditos. Durante o seu mandato, ora findo, não houve nenhuma morte, isso é verdade, é um facto que não depende de gostar ou não gostar de si. Embora houvesse muitas vidas perdidas lentamente nas camas dos hospitais do país, mas o senhor não tinha culpa nenhuma, se os médicos rejeitassem o seu papel, por causa das greves que andam a fazer em troca de jeep. O ano letivo está praticamente nulo, mas o culpado são os professores que não receberam os seus salários e vão à greve em troca de 4x4.
O senhor tentou acabar com a corrupção, mas estava tão enraizada na sociedade que não deu para fazer cabalmente, ao menos conseguiu criar o melhor slogan “dinheiro de Estado na cofre de Estado”. Contudo, nepotismo não foi fácil para si, pelo menos, deixou uma ponta para o próximo presidente ter onde pegar para começar o mandato. 
Um outro grande feito que não posso ficar sem mencionar, o senhor conseguiu fazer de mim um emigrante e de muitos outros guineenses também, esse é um dos seus melhores conquistas. Por isso e por todos esses feitos, só tenho a dizer “obrigado, Senhor Presidente, por ter acabado o seu mandato”. E como costuma dizer o nosso famoso Caia Cool “Agora sai!”

Abdelaziz Vera Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário