quarta-feira, 26 de junho de 2019

«DJAMBACATAM» MILITAR DA COMITIVA DE BOLSONARO, PRESIDENTE DO BRASIL DETIDO EM SEVILHA COM 39 QUILOS DE COCAÍNA

A polícia espanhola deteve na terça-feira um militar brasileiro que estava integrado na comitiva que acompanha o Presidente à cimeira do G20. Na viagem para o Japão, Jair Bolsonaro deveria ter feito escala em Sevilha, mas acabou por fazer uma escala de pouco mais de duas horas em Lisboa.

O militar transportava 39 quilos de cocaína na bagagem e integrava a tripulação de uma das aeronaves da Força Aérea brasileira, que fez escala em Espanha, no aeroporto de Sevilha, na terça-feira, enquanto seguia para Tóquio. 

O aparelho deveria servir como avião de reserva para Jair Bolsonaro, que vai estar em Osaka nos próximos dias a participar na cimeira do G20. 

De acordo com a Guardia Civil, o militar brasileiro tem 39 anos e pertence a uma equipa avançada da comitiva que acompanha o Presidente brasileiro. 

Jair Bolsonaro confirmou esta detenção e revelou que pediu ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, uma “imediata colaboração” com a polícia espanhola em todas as fases de investigação e de instauração de um inquérito policial-militar. 
O Presidente brasileiro defende que, caso seja comprovado o envolvimento do militar, o mesmo deve ser “julgado e condenado na forma da lei”. 

Jair Bolsonaro ressalva que as Forças Armadas brasileiras têm um contingente de “cerca de 300 mil homens e mulheres formados nos mais íntegros princípios da ética e da moralidade”. 

O militar em causa está detido no aeroporto de Sevilha e aguarda ser ouvido por um juiz, o que deve acontecer nas 72 horas que seguem a detenção.

Esta não foi a primeira vez que um membro da Força Aérea brasileira está envolvido no transporte de drogas em Espanha. Em abril, o Superior Tribunal Militar brasileiro ordenou a expulsão de um tenente-coronel que transportava 33 quilos de cocaína num avião militar. O crime remonta a 1999 e o comandante foi condenado a 16 anos de prisão. 

Escala em Lisboa

De acordo com a imprensa brasileira, o Presidente deveria ter feito escala em Sevilha na viagem para Tóquio. Mas a agenda de Jair Bolsonaro para esta quarta-feira, disponível no site do Planalto, mostra que o local da escala foi alterado para Lisboa. O gabinete de imprensa do Presidente não justificou o motivo da alteração. 

De acordo com a informação disponibilizada, o Presidente brasileiro fez escala em Lisboa entre as 11h45 e as 13h15 desta quarta-feira. 

No Twitter, Bolsonaro publicou ao final da manhã um vídeo onde surge na Base Aérea de Figo Maduro. 

O Presidente brasileiro vai participar na cimeira das 19 maiores economias mundiais, mais a União Europeia, que decorre entre 28 e 29 de junho em Osaka, no Japão. 


Sem comentários:

Enviar um comentário