terça-feira, 25 de junho de 2019

'PAPEL POLITICA DA SOCIEDADE GUINEENSE NA DEMOCRACIA' -MESTRE: MAMADU DJAM DJALO

Embalado pelo meu último artigo sobre situação politica na Guine Bissau fiquei tentando a escrever um pouco mais sobre nossas responsabilidades como devidos cidadãos. Arrisco neste artigo a ser um pouco filosófico e por que não utópico.
Sociedade, nosso papel político.
Sempre achei, de que uma sociedade era como uma máquina com suas pequenas engrenagens e, tal qual uma máquina em bom funcionamento, uma sociedade só funcionaria se cada um fizesse o seu papel com maestria desenvolvendo não só a si mesmo como também a quem estivesse ao seu redor (direta ou indiretamente).
Como Adam Smith disse:
“Não é da benevolência do Carniceiro ou padeiro que devemos esperar nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo próprio interesse.”
Traduzindo a famosa frase acima temos que a individualidade move o todo, ajuda a sociedade e nos desenvolve.
Mas como contribuir para o meio em que vivemos? Como efetivamente produzir algum bem que transforme e beneficie todos à minha volta? Bom, isso varia para cada um como resposta e acredito que todos nós temos que batalhar para encontrar nossa posição na sociedade.
Entretanto, acredito que todos nós temos funções básicas e deveres mínimos a serem cumpridos. Você provavelmente já ouviu muito a frase “Eu conheço meus direitos”, mas quantas vezes ouviu a “Eu conheço meus deveres”?
Fiscalização, nosso maior papel político.
Vem ano, passa ano. Vem eleição, passa eleição.
Na Guiné Bissau já participei de várias eleições e desde a primeira (na qual fiquei muito feliz e emocionado por participar) senti o poder do voto nas mãos. Um voto, sim, mas parte de muitos que podiam impor nossa opinião e desejo de mudança.
Infelizmente em nosso país as eleições são vistas por muitos como um evento, algo sem graça, obrigatório e desmotivador.
Pode até ser, mas quem vê a eleição assim provavelmente não acompanha as mudanças políticas que o país passou e vem passando. A descrença da população nos candidatos políticos é tão grande que os eleitores desacreditam que a mudança acontecerá, independente de quem ganhar.
Mas ora, esta descrença e a falta de interesse em política alimenta por si só este sistema de corrupção. Se quem vota não lembra em quem votou acaba por não cobrar, se não cobra não faz pressão para que o candidato que você elegeu através do voto concretize suas promessas de campanha e se ele não realiza suas promessas nada de bom acontecerá.
Em alguns países, a população é engajada de uma forma tão forte em política que não raramente se vê o tema sendo debatido nas mesas de bares e nos almoços de famílias.
a população entende seu papel na democracia e faz valer seu voto, sua voz, assim demonstrando aos seus governos seus anseios e vontades através da pressão popular.
Se a população se educou, aqui não pode ser diferente! Do próprio governo, seja qual partido que for, não irá acontecer o estímulo. Ignorância é o rebanho dos fortes, então temos que começar por nós mesmos a ficar mais inteirados sobre política e fiscalizar de forma ativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário