segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Saúde Pública: FARMÁCIA DE HOSPITAL ‘SIMÃO MENDES’ VENDE MEDICAMENTOS INÚTEIS

[REPORTAGEM] Farmácia do maior estabelecimento hospitalar do país, Simão Mendes, vende medicamentos inúteis comprados das mãos dos indianos. A revelação é feita pelo próprio diretor daquele hospital de referência nacional, Francisco Aleluia Lopes, que acrescentou ainda que as pessoas que trabalham naquele serviço não são técnicos farmacêuticos e, por isso, não conseguem fazer os inventários sobre as necessidades da farmácia.

O Democrata soube ainda que a farmácia, às vezes, leva até um mês sem ter paracetamol na sua prateleira e outros medicamentos, porque, de acordo com os funcionários daquele serviço abordados pela repórter, a boa parte dos medicamentos fica estocada na Central de Compra de Medicamentos Essenciais (CECOME). O desfalque dos medicamentos na CECOME obriga a direção do serviço da farmácia a recorrer aos terceiros fornecedores para poder cobrir a lacuna, mas, mesmo assim, o preço de medicamentos não altera, conta uma fonte ligada ao mesmo serviço.

Sobre o assunto, uma equipa de repórteres do semanário “O Democrata” esteve no local, à entrada da farmácia do HNSM, e pude assistir por pouco tempo pessoas que entravam e saiam sem medicamentos e nem produtos curativos receitados pelos médicos. Por exemplo, uma senhora que devia ser submetido à uma pequena cirurgia na mão, não conseguiu compressa nem luvas para que pudesse ser tratada nos serviços da urgência, porque a farmácia não tinha esses materiais.

Segundo a informação recolhida, a farmácia conta com oito (08) técnicos farmacêuticos, três (3) serventes, um (1) jardineiro, quatro (4) elementos do pessoal administrativo. Os (8) técnicos farmacêuticos estão divididos em duas equipas para funcionamento de dois turnos, ou seja, doze (12) horas por equipa.

Os atendimentos são feitos através de diferentes receitas de consultorias de diferentes serviços nomeadamente, consultas externas, urgência, do próprio hospital assim como dos outros hospitais e centros de saúde, o que torna a capacidade de atendimento do estabelecimento inferior em relação ao número de pessoas que recorrem à farmácia.

Domingos Sami, diretor-adjunto da Farmácia do hospital Nacional Simão Mendes, esclarece, neste sentido, que quem gere medicamentos antipalúdicos é o programa de Luta Contra o Paludismo e nega haver falta de medicamentos antipalúdicos, com exceção de ‘Quartem’ que não é vendido na farmácia.

“Faz-se muita confusão entre os medicamentos do programa de luta contra paludismo dados gratuitamente com alguns critérios e rigorosidade, mas também acabam rapidamente”, sublinha, esclarecendo que para as crianças de zero aos cinco anos e mulheres grávidas, há organizações que responsabilizam dessas em termos de fornecimento de medicamentos, kits de cesarianas, nos quais a maternidade faz a requisição semanal dos medicamentos e materiais através do serviço social.

Contudo, mostra que apesar desta particularidade, a direção da farmácia é responsável pela inventariação dos medicamentos e produtos para a oferta. Segundo Domingos Sami, os medicamentos mais procurados naquele serviço são paracetamol, cloreto de sódio, metro injetável e vaginal, cipro frassace, ferro, multivitamina, ceftazona, norvagina comprimido.

SERVIÇOS DA FARMÁCIA RESPONSABILIZA A DIREÇÃO DO HOSPITAL PELO DESFALQUE DE MEDICAMENTOS

Domingos Sami revela que existem dificuldades de relacionamento entre a direção da farmácia e a direção-geral do hospital. Explica que as duas entidades funcionam mediante uma hierarquia em que a da farmácia obedece à direção-geral. Mas, para a compra de medicamentos, Domingos Sami lembra que fazem requisição de acordo com o stock que têm. Enviam a proposta para a direção só depois de ter a sua aprovação é que fazem a compra, mas não havendo comunicação entre as partes acabam por ficar de mãos atadas, por isso responsabiliza a direção-geral do hospital pela falta de medicamentos.

“Por exemplo, o que aconteceu com a última requisição que ficou quase um mês sem aprovação ou qualquer resposta da direção provocou automaticamente a ruptura de medicamentos”, afirmou, acusando o diretor de querer desempenhar todas as funções, incluindo as do diretor clínico do Hospital.

“Os trabalhos técnicos são do diretor clínico e os trabalhos administrativos são reservados ao diretor-geral, mas infelizmente tudo é acumulado por uma só pessoa. Talvez seja por isso é que temos tido atraso e na última requisição contamos com o aval do ministro não do diretor porque não conseguimos a sua autorização”, revelou.

FARMÁCIA DISPÕE APENAS DE ÚNICO BALCÃO E UMA CAIXA DE MEDICAMENTOS

A farmácia funciona doravante com único balcão e uma única caixa para a venda dos medicamentos, revelou Diretor Adjunto da Farmácia do hospital Nacional Simão Mendes, em entrevista a O Democrata. Domingos Sami justifica que o fato deve-se ao número reduzido de profissionais, ou seja, técnicos farmacêuticos que, por várias circunstâncias, acabam por trabalhar 12 horas por dia, “o que não ajuda na dinamização do serviço prestado aos doentes”.

Segundo Domingos Sami, o ideal seria ter três equipas de farmacêuticos assim cada equipa trabalharia, pelo menos, oito horas por dia. Neste sentido, diz acreditar, contudo, que afluência das pessoas à farmácia do HNSM tenha muito a ver com o serviço que os técnicos prestam, sobretudo porque os medicamentos são vendidos a um preço acessível comparativamente as outras farmácias.

“Não atendemos apenas pacientes que recorrem ao nosso hospital. Atendemos também doentes de diferentes hospitais, ou seja, receitas de outros centros de saúde e clínicas privadas. Porque vendemo-los a um preço barato. Por exemplo, vendemos uma carteira de paracetamol a 100 francos CFA e nos outros postos, uma carteira é vendida a quinhentos 500 francos CFA”, disse Domingos Sami.

Domingos Sami lamenta, no entanto, a falta de técnicos para o bom funcionamento da farmácia, porque, segundo disse, os balconistas farmacêuticos vendem medicamentos e preenchem relatórios de venda ao mesmo tempo para poder melhorar a balança mensal, “por isso queremos informatização de dados, mas infelizmente tudo aqui é feito à mão”.

CECOME JUSTIFICA DESFALQUE DE MEDICAMENTOS POR FALTA DE PAGAMENTO DÍVIDAS POR PARTE DE FARMÁCIAS

Diretor da Central Compra de Medicamentos Essenciais (CECOME) responsabiliza as farmácias públicas do país pela incapacidade financeira da CECOME na compra de medicamentos, porque não pagam as dívidas que contraem com a central, fato que segundo disse acaba por resultar no desfalque dos medicamentos.

Marciano Vicente Vaz explicou em entrevista a O Democrata que a instituição que dirige enfrenta uma situação muito difícil atualmente, sendo que no momento não tem capacidade de compra de medicamentos para abastecer as farmácias, sobretudo as farmácias públicas e nega que em nenhuma circunstância a CECOME é responsável pela insuficiência de medicamentos nos hospitais, centros de saúde e clínicas do país, particularmente nos públicos.

Segundo o diretor da CECOME, os clientes fazem levantamento de medicamentos sem problema, mas no momento de pagamento faz-se muito barulho. Contudo, sublinha que por uma questão de boa-fé, às vezes emprestam os medicamentos aos clientes sem pagamento imediato e só no final do tempo determinado é que recebem o pagamento, mas em certos momentos não é o caso. E quando as farmácias públicas não pagam, a CECOME entra automaticamente em ruptura, porque acontece que não têm outra reserva para dar reviravolta à situação, porque tanto o Estado quanto às outras organizações não governamentais não financiam a CECOME.

“Já fizemos a encomenda de compra dos medicamentos no estrangeiro, mas não temos ainda dinheiro para que essa encomenda se efetive. Portanto, estamos conscientes de que os medicamentos estão a fazer a falta”, reconhece.

A CECOME e uma estrutura estatal com a própria autonomia administrativa e financeira incumbida de fazer ‘Stock’ e distribuição (compra e venda) dos medicamentos próprios assim como dos programas nomeadamente, de luta contra paludismo, Tuberculose e Sida. Os medicamentos são ofertados de acordo com as normas de distribuição dos fornecedores dados de três em três meses para todos os hospitais públicos do país e os programas.

A Central tem as suas instalações em todas as regiões e faz distribuição de medicamentos através dessas estruturas para todos os hospitais ao nível de todo o país. Atualmente, conta com 42 (quarenta e dois) funcionários nomeadamente, farmacêuticos, condutores, serventes, seguranças. Tem armazéns frios, máximo de 4 graus de temperatura, nos quais são conservados vacinas e outros reagentes. Tem ainda outro armazém normal até 25 graus de temperatura.

Para além do grupo da administração, a CECOME tem também um grupo de farmacêuticos que gerem a qualidade dos medicamentos e são estes, os responsáveis pelos armazéns.

A Central tem a capacidade de ‘Stock’ no mínimo com a duração de seis meses, enquanto espera pela nova encomenda. Mas, dada a insuficiência financeira, neste momento a CECOME não tem a capacidade financeira para fazer a compra de medicamentos nem por um mês e nem se quer de estocagem consegue ter, mas diz acreditar que no dia em que voltar a ter controlo da situação vai poder cumprir com os critérios.

Marciano Vicente Vaz revela, no entanto, que há onze meses como diretor da CECOME, nunca conheceu momentos bons, ou seja, desde a sua entrada a situação sempre foi difícil, por isso não definiu período em que tudo será ultrapassado, mas, mesmo assim, garante que estão a ser feitos trabalhos em equipa para conseguir sustentar a sua autonomia, revelando que justamente é neste sentido que estão a tentar fechar parcerias de investimento.

Em termos de segurança, disse que apenas em Bafatá, leste do país, aconteceu duas vezes roubo e arrombamento do armazém. Autores continuam em fuga, apenas alguns suspeitos estão a ser investigados para apurar quem são os presumíveis autores e conduzi-los à justiça, logo que forem declarados culpados.

O diretor da CECOME teve ainda tempo de detalhar em pormenores quais os efeitos de um medicamento fora de prazo, explicando que avariam, por isso aconselha as pessoas a não consumirem qualquer que seja produto fora de prazo. Relativamente a casos relacionados com os medicamentos, nota que os medicamentos fora de prazo podem transforma-se em venenos se consumidos fora de prazo ou com a má conservação, isto é, pode matar se estiver com princípios ativos, ressalvando sempre que não é aconselhável consumir medicamentos ou qualquer produto fora de prazo ou com a má conservação.

Marciano Vicente Vaz não nega que sua instituição tenha lidado com medicamentos fora de prazo, mas esclarece “sempre que isso acontece, são incinerados de acordo com as exigências farmacêuticas”.

DIRETOR DE HOSPITAL ACUSA SERVIÇO DE FARMÁCIA DE NEGOCIAR MEDICAMENTOS PARA TIRAR GANHOS PESSOAIS 

Reagindo à falta de colaboração da parte de direção do hospital lamentada pelos serviços de farmácia, o diretor do hospital Simão Mendes, Francisco Aleluia Lopes, explicou que o serviço da farmácia limita-se apenas a comprar os medicamentos da ‘Farmácia Comunitária’ que segundo ele, não tem nada a ver com o trabalho do serviço da urgência daquele estabelecimento hospitalar.

“Se o [diretor de farmácia] perguntar dos medicamentos para a urgência do hospital, não têm! Eu não vou assinar nenhuma requisição em que não figuram medicamentos para a urgência, não vou autorizar essas compras. Farmácia não tem medicamentos essenciais precisados para a urgência do hospital, apenas compra xaropes, paracetamol e comprimido amoxilina”, disse o responsável do hospital que, entretanto, acusou os responsáveis do serviço da farmácia de se interessarem mais pelo dinheiro e não pela prestação do serviço de qualidade.

Revelou ainda que elementos da farmácia ganham um puco de percentagem em dinheiro nas negociações com os fornecedores de medicamentos, tendo assegurado que não está lá para permitir procedimentos anormais.

“Não é nada de burocracia que alega, mas sim é a questão de transparência na gestão da coisa pública. Requisitam dinheiro para a compra dos medicamentos, mas se houver a situação de urgência, as pessoas são obrigadas a irem buscar medicamentos nas outras farmácias, porque a farmácia do hospital não tem esses medicamentos”, notou o médico de profissão, que aproveitou a ocasião para apelar ao serviço de farmácia que apresente requisições que solicitou e que tenham sido negadas por ele ou que não assinou.

“Pedi-lhes para fazerem um inventário sobre medicamentos ou materiais disponíveis e o que falta, mas infelizmente até agora não conseguiram fazer nada! Não são técnicos de área, portanto não têm capacidade de fazer inventários bem como de fazer funcionar a farmácia. Para fazer funcionar a farmácia é preciso ter medicamentos de emergência médica. Temos medicamentos que recebemos através de uma doação que são para emergência, mas a farmácia não tem esses medicamentos, portanto é impossível trabalhar neste sentido. Perguntei pessoalmente, por meio de uma investigação, de preços de medicamentos de boa qualidade cheguei à conclusão que realmente são mais baratos do que aquilo que se compra na CECOME e dos Indianos, mas em termos de qualidade, os medicamentos de indianos são inúteis”, revelou.

Por: Epifania Mendonça
Conosaba/faladepapagaio/OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário