quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

IANCUBA INDJAI CHEGA AO PAÍS NO PRÓXIMO SÁBADO DEPOIS DE CINCO ANOS EM EXÍLIO

DR. Iancuba Djola Indjai


O líder do Partido Solidariedade e Trabalho (PST), Iancuba Djola Indjai, regressa ao país no próximo dia 17 de Dezembro depois de cinco anos em tratamento e exílio fora da Guiné-Bissau.

A informação é avançada esta terça-feira (12 de Dezembro) pelo coordenador do Movimento Nacional Cívico “Nó Djunta Mom pa Fidjus de Tchon Riba Casa”, Fernando Gomes, durante uma conferência de imprensa realizado em Bissau.

“ Apesar de muito sacrifício, graças a Deus, hoje estamos aqui para vos comunicar de que demos início ao regresso dos exilados e já no próximo dia 17 deste mês, teremos a chegado do primeiro exilado Iancuba Djola Indjai”.

No que se refere ao regresso de Carlos Gomes Júnior, antigo primeiro-ministro e candidato presidencial em 2012, Fernando Gomes, prometeu dentro em breve anunciar a data do seu regresso.

“ Oportunamente estaremos cá para anunciar a data do seu regresso”. Em relação ao Francisco José Fadul, Fernando Gomes afirma que “não temos nenhuma informação sobre a posição ou a decisão do Francisco José Fadul e não queremos falar sobre isso porque fizemos várias tentativas mas não conseguiram falar com ele (Fadul). Nós como dissemos sempre, temos a procuração de Carlos Gomes Júnior e Iancuba Djola Indjai, para junto do governo da Guiné-Bissau, das organizações da Sociedade Civil e dos Organismos Internacional, diligenciar seus regressos em condições de segurança”, explica. 

Instado a falar do regresso destes exilados ao país numa altura de um governo liderado pelo Umaro Sissoco Embalo, que muitos contestam de ser inconstitucional Fernando Gomes reage desta forma.

«Não somos uma organização político partidário, nós somos uma organização cívica, de facto não nos é estranho ou alheio de tudo que esta a passar no país, mas eu penso que isso não tem nada a ver com o regresso dos nossos irmãos que querem voltar ao seu país, não tem nada a ver, esses irmãos devem voltar ao país para juntos podemos dar a nossa contribuição para a resolução da crise política que já durou cerca de três anos». 

Recorde-se que era num segunda-feira que, Iancuba Indjai, porta-voz da FRENAGOLPE (Frente Nacional Anti Golpe de Estado desencadeado a 12 de Abril), uma coligação de partidos, foi detida por homens armados na sede do PAIGC e foi brutalmente espancado e "enfiado na porta bagagens de um carro".

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário