quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

IMPRESSÕES DIGITAIS ENTRA EM VIGOR À 1 DE JANEIRO DE 2018 NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE

O governo da Guiné-Bissau prometeu controlo rigoroso de entradas e saídas dos funcionários públicos em 2018, com assinatura e impressões digitais.

A intenção foi manifestada esta terça-feira (19 de Dezembro) pelo Ministro da Função Pública, Reforma Administrativa e Trabalho, Tumane Baldé, durante o acto da apresentação dos trabalhos realizado pela empresa 360 V 2.

Segundo, o ministro os funcionários no interior do país vão ser controlados com um aplicativo móvel através de GPS, afirmando depois que aparelho permitirá a Função Pública ter os dados fiáveis dos empregados.

«Primeiro de Janeiro do ano 2018, os aparelhos entrará em funcionamentos e no interior do país será disponibilizado o aplicativo móvel através de GPS em todas instituições do estado», avisa o ministro.

Com aquisição desses equipamentos, segundo Tumane Baldé, “agora vamos saber exactamente quem é funcionário de estado em que será actualizado diariamente das 8h00 as 16h00 durante 30 dias na função pública”.

Tumane Balde considera que a implementação do aparelho justifica “porque administração pública da Guiné-Bissau está ineficiente com grande descontrolo na gestão de recursos humanos. Tudo isso está gerar conflitos laborais, políticos, administrativos e de muita natureza”, tirou o Ministro da Função Pública, Reforma Administrativa e Trabalho.

Segundo a empresa encarregue de montar o aparelho nas instituições públicas os equipamentos já foram montados em 32 instituições do estado.

A Guiné-Bissau tem cerca de 32.000 funcionários públicos, que representam uma despesa mensal para o Estado de cerca de seis milhões de euros com salario mínimo 30.000 FCFA.

Por: Marcelino Manuel Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário