terça-feira, 26 de setembro de 2017

GUINÉ CONACRY : ELEIÇÕES FIXADAS PARA 04 DE FEVEREIRO DE 2018



Conakry - A Comissão Eleitoral Independente (CENI) da Guiné propôs esta segunda-feira a data de 04 de Fevereiro de 2018 para a realização de eleições locais reclamadas pelos partidos políticos, noticia a AFP.

“Propomos a realização das eleições para 04 de Fevereiro de 2018 (…). O presidente da República (Alpha Condé) exarou um decreto para validar nossa proposta”, disse o presidente da Ceni, Salifou Kébé, na saída de uma reunião preparatória.

Milhares de pessoas manifestaram-se de novo a 21 de Setembro em Conakry, ao apelo da oposição, para exigir a organização desse escrutínio, que não mais teve lugar desde 2005.

Adiadas numerosas vezes, as eleições a este nível deveriam ser realizadas em Fevereiro, em virtude de um acordo alcançado em Outubro de 2016, no quadro do diálogo político nacional entre o poder, oposição, sociedade civil e os parceiros internacionais da Guiné.

Mas desde então, as discussões sobre o calendário ficaram tropeadas.

Antigo opositor histórico, Alpha Condé tornou-se em 2010 o primeiro presidente democraticamente eleito desta ex-colónia francesa da África do Ocidental, governada até então pelos poderes autoritários, ou mesmo ditatorial.

Apesar da riqueza de seu subsolo em bauxite, ouro, diamante e minerais e ferro, mais a metade da população da Guiné vive sob o selo da pobreza, com menos de um euro por dia, segundo a ONU.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário