quinta-feira, 14 de setembro de 2017

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU INAUGURA NOVO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM BAFATÁ



O governo inaugurou esta terça-feira (12 de Setembro) em Bafatá o novo centro de formação dos professores baptizado com nome de “ Domingos Ramos”.

O ato foi presidido pelo ministro da presidência e do Conselho dos Ministros, Soares Sambu que na ocasião afirmou que “é difícil ter uma alternativa e uma relativa estabilidade no sector educativo guineense com 35% de corpo docente que estão no regime de efectividade”.

«O governo, apesar dos inúmeros desafios, sempre teve uma clara ideia da importância de implementar centros de formações nas regiões do país a fim de colmatar a falta dos professores qualificados no sistema do ensino e segundo os dados recente só 35% de corpo docente que estão no regime de efectividade, a maioria ou seja 65% são novos ingresso e contratados. Perante este cenário é difícil ter uma alternativa, uma relativa estabilidade no sector educativo guineense, é necessário pois inverter e esta situação formando mais professores para ter uma relativa paz e estabilidade no sistema», enfatiza.

Para a representante da UNICEEF na Guiné-Bissau, Christine Jaulmes, o investimento é importante “porque a educação tem um papel chave a desempenhar no desenvolvimento de um país e na redução da pobreza”, para depois adiantar que “estamos confiantes que todos nós que partilhamos desta visão, temos igualmente confiança de que o ministério da Educação e Ensino Superior, irá zelar pelas mesmas e assegurar que este centro estejam a funcionar na sua plenitude de imediato”, aconselha a representante.

Para finalizar a secretaria do Estado do Ensino Superior e Investigação, Iracema Rosário, aconselhou os responsáveis regionais que é “preciso preservar edifício, porque só preservando é que nós podemos obter mais financiamentos. Não basta só termos, mais é preciso fazer o seguimento e nós estamos empenhados para que haja um desenvolvimento educativo na Guiné-Bissau”.

Cerca de 600 milhões de francos CFA, é o montante orçado para a construirão deste novo centro de formação dos professores com capacidade de albergar mais de que 500 alunos em três turno.

Por: Iaia Quadé/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário