quinta-feira, 14 de setembro de 2017

«DIPLOMACIA» PRESIDENTE DA REPÚBLICA REGRESSA À BISSAU APÓS 48 HORAS DE VISITA AO CONGO BRAZAVILLE



Bissau, 13 Set 17 (ANG) – O Chefe de Estado, José Mário Vaz regressou hoje ao país após uma visita de 48 horas à Republica do Congo Brazaville, no decurso da qual conmdecorou o seu homólogo Dinis Sassou Nguessou com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta destinção das autoridades guineenses.

Questionado sobre o significado da condecoração ao seu homólogo congolês , José Mário Vaz respondeu que ele é um grande amigo da Guiné-Bissau e admirador do fundador da nacionalidade guineense. 

Acrescentou que o líder do Congo Brazaville acompanhou os problemas do país antes da independência até a data presente e é um pan-africanista por excelência que tem contribuído para que haja a paz e estabilidade na Guiné-Bissau. 

Acrescentou que muito dos seus homólogos lhe felicitaram pela iniciativa de condecorar o presidente congolês. 

“Convidei o presidente congolês para visitar o país, ele aceitou e pode vir a qualquer momento para intervir directamente na resolução da actual crise, dando a sua contribuição. Os guineenses não sabem que ele tem contribuído muito na estabilização do país,” afirmou.

Questionado sobre a permanência ou não das forcas da Missão Militar da Comunidade Económica dos Países da África Ocidental(CEDEAO), ECOMIB, respondeu que ele sozinho não pode decidir nada e que essa força tem a sua importância para a paz e estabilidade.

O chefe de estado guineense havia solicitado a permanencia da Ecomib em Bissau para mais um periodo de tres meses, entretanto já expirado.

Conosaba/ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário