terça-feira, 19 de abril de 2016

PAIGC E PRS ELOGIAM COMUNICAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Bissau, 19 Abr 16 (ANG)-Os líderes das bancadas parlamentares do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e do Partido da Renovação Social (PRS) elogiaram hoje o discurso do Presidente da República, José Mário Vaz no parlamento e prometeram encontrar uma melhor saída para a actual crise política, ao nível da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Califa Seidi, disse que tanto a Presidência da República como o Supremo Tribunal de Justiça estão a passar a bola para o parlamento, onde tudo terá que ser discutido, analisado e resolvido .

“Estamos dispostos a ir por essa via desde que se fez a justiça", disse o líder da bancada parlamentar do PAIGC.

Afirmou que o Presidente da República através do seu discurso mostrou claramente que o Supremo Tribunal de Justiça não resolveu definitivamente o problema político dos quinze deputados por isso mesmo ao nível do parlamento vamos analisar e ver os contornos de toda essa crise, e escolher a melhor opção.

O líder da bancada do PAIGC referiu que a decisão do Supremo Tribunal de Justiça tem que ser respeitada, mas que cabe ao plenário da ANP analisar e ver como o regimento parlamentar poderá enquadra esta situação se bem que constitucionalmente não existe deputado independente.

Por outro lado, sabendo que os quinze deputados foram expulsos do PAIGC e não havendo mais confiança política, inclusive, um vínculo institucional com o partido, este aspecto terá que ser analisado por forma a encontrar o melhor enquadramento sobre o caso”, explicou.

Por sua vez, o líder da bancada parlamentar do PRS disse que a chamada de atenção pelo presidente da República é salutar e assegurou que a sua bancada irá contribuir para que seja encontrado um entendimento mútuo ao nível do parlamento.

Certório Biote salientou que os renovadores sempre encararam seriamente a situação da crise dentro do quadro institucional da sua bancada parlamentar e de toda a sua formação política.

“O PRS vai continuar a contribuir mutuamente para que se ultrapasse o mal-entendido entre os políticos, e enveredaremos para o clima de paz e estabilidade para a Guiné-Bissau”, assegurou.

Certório Biote recomendou diálogo e entendimento à classe política guineense no sentido de reaproximação das partes.

Para o Presidente do Movimento da Sociedade Civil, os políticos têm que deixar as desavenças partidárias para juntos construírem o futuro do país.

Jorge Gomes considerou reconciliadora a mensagem do Presidente da República porque deu oportunidade às partes desavindas para buscarem consenso e tirarem o país da situação em que se encontra.

O líder da sociedade civil prometeu continuar os contactos com as partes para a busca de consensos.

ANG/FGS/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário