sexta-feira, 22 de abril de 2016

«CULTURA» LEGALIZADA ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MUSICA TRADICIONAL GUINEENSE "TINA"


Bissau, 22 Abr 16 (ANG) - A Associação de Defesa dos Diretos da Música Tradicional Guineense denominada “Tina” foi legalizada esta quinta-feira e conta com mais de 100 grupos incluindo os das regiões do país.

O Presidente de Associação, Francisco Vaz, sublinhou que a legalização da organização é muito importante, uma vez que conseguiram vencer mais uma etapa.

“A associação foi criada para defender os direitos dos grupos de “Tina” e para promover as suas actividades com a finalidade de levar a diante a cultura do nosso país “, explicou Francisco Vaz.

Sublinhou que a ” Mandjuandadi” era praticada simplesmente nas tabancas e que chegou ao ponto da sua legalização graças ao esforço dos que amam e lutam pela valorização da cultura guineense.

“Hoje, os amantes de “Mandjuandadi” conseguiram uma grande vitória com a legalização da associação. Pretendemos iniciar outros trabalhos previstos após o empossamento dos membros directivos que compõem a organização”, disse o Presidnte da Associação.

Por sua vez, o Presidente da Comissão da legalização, Leonildo de Carvalho (Nildo) disse que pretendem organizar a associação da melhor forma possível com a finalidade de trabalharem para o bem dos grupos de “Tina”.

Leonildo de Carvalho acrescentou que existem desordens a volta dos grupos de Tina no país e que, a partida, a grande tarefa vai ser organiza-los.

A referida associação foi criada há mais de dois anos e conta com diferentes grupos, ao nível nacional, que cantam e dançam as musicas tradicionais da Guiné-Bissau.

ANG/AALS/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário