sábado, 26 de março de 2016

"QUANTO A CANDIDATURA DO AMADU NOGUEIRA PINTO SAMBU A PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU, ACHO BENÉFICO, ADMITO QUE ELE PODERÁ SER UM BOM PRESIDENTE", DIZ KECÓI QUETA

Amadu Nogueira Pinto Sambu

Médio ofensivo internacional guineense, nascido a 6 de Agosto de 1967 em Mansoa, foi considerado um dos maiores talentos da sua geração na Guiné-Bissau. Dotado de técnica individual espantosa e, foi, no contexto do futebol guineense, um talento superior, e nunca faltou alguma regularidade e consistência e deu a expressão a futebol estético e requintado. Era um génio a que nunca faltava regularidade e consistência exibicional.

Em 1983, inicia a sua carreira em Mansoa, onde os seus tios foram figuras lendárias, nomes como: Sulai, Sila, Zé Coró, Mário Coró e Tato. Teve duas temporadas em Mansoa, em grande plano. Transfere-se então, para o Benfica de Bissau. Época (1984/86), regista nesse campeonato pela camisola de Benfica todos jogos, assumindo como uma peça fundamental na manobra da equipa.

Antigo Internacional guineense, Sulai Djaló, um dos tios do Amadu Nogueira


Na temporada seguinte Nogueira pensava na aventura Europeia, ingressando na Mira Alarida em (1986/87), União de Coimbra (1987/88), F.C Porto (1989/90), Gil Vicente (1990/93), Maia (1993/95), União de Monte Mor (1996), AL.RAB Sport Club em Qatar, (1996/97). Voltou a representar União de Monte Mor em (1998), Nacional de Madeira (1999/2001), Trofense (2001), S.Vicente de Madeira (2001/2002), Seixal (2002/2003), fim da carreira.

Antiga equipa dos "Balantas de Mansoa"


Seguramente um dos maiores talentos de sempre de futebol Guineense, não desiludiu aqueles que o apontaram como o futuro estrela. Ele em vez de estrela transformou-se-á num torpedo (míssil teleguiado). Jovem Mansuanca pagou a honraria a sua maneira, apesar de não ser ponta de lança, cotando-se o mais eficaz marcador nos clubes onde passou.

Jovem Mansuanca! Deslumbrava pela elegância dos seus movimentos de corte, e, sobretudo, fazia-o uma velocidade que nunca esteve ao alcance de alguns jogadores.

A forma determinada como ele inicia construção de jogo, sempre com a bola colada aos pés, numa difícil mas nunca precária a junção de vontades, marcou uma diferença brutal nos tempos e na forma de construção de jogo da selecção.

A marca que o jovem Mansuanca deixou no futebol tem a ver com o treino, profissionalismo, obsessão, mas sobretudo com  uma imponderável combinação de qualidades físicas e técnicas.


Quanto a sua candidatura a presidente de federação, acho benéfico, admito que Nogueira poderá ser um bom presidente, tem perfil para isso: é um homem de desporto que conhece bem algumas áreas de organização, estudioso e inteligente. Pode dar uma solução diferente a federação. E, não questione os outros candidatos todos são bem vindos para enriquecer o desporto (futebol). Espero e desejo que nenhum candidato veja o outro como inimigo mas sim, como adversário; se assim for, quem sai a ganhar é o nosso desporto.


Kecói e o Amadu Nogueira na seleção em 86 



Dr. Bacar Sanhá da Embaixada, Tonecas Parente (antigo treinador de Benfica de Bissau) e Amadu Nogueira em Lisboa






Nogueira com os filhos em Lisboa




Homem bem casado!

Homem que ama a sua família, sempre presente...


Sem comentários:

Enviar um comentário