segunda-feira, 21 de março de 2016

«JUSTIÇA» CARMEN PEREIRA QUALIFICA DE "PROVOCAÇÃO" SUA NOTIFICAÇÃO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO GUINEENSE

Carmen Pereira

Bissau,21 Mar 16(ANG) - A ex-combatente guineense e dirigente histórica do PAIGC, Carmen Pereira, classificou hoje como uma "provocação" o facto de ter sido notificada pelo Ministério Público para esclarecer o uso de apoios do Estado em tratamentos médicos.

"Acho que é uma provocação. Porquê? Dei a juventude ao partido e à luta de libertação nacional", referiu a veterana Carmen Pereira, uma das mais célebres combatentes pela Liberdade da Pátria e único membro vivo da primeira mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP), o parlamento guineense.

A dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que em Setembro completa 80 anos, explicou aos jornalistas, em sua casa, em Bissau, que o Ministério Público está a colocar em causa o seu direito de acesso ao apoio para tratamentos fora do país.

A notificação dirigida também a outros beneficiários, datada de Dezembro, mas só entregue na quinta-feira, dá-lhe 20 dias para prestar declarações.

Carmen Pereira rejeita quaisquer suspeições e acrescenta: "Não pensei que um dia chegaria a este ponto".

Fonte ligada ao processo e próxima da veterana referiu que estão em causa cerca de 3.000 euros de apoios, cuja atribuição está prevista na lei.

A missiva do Ministério Público surge após outras notificações igualmente contestadas pelos visados, nomeadamente, alguns membros do Governo do PAIGC que têm sido chamados a prestar declarações desde Janeiro.

Entre eles está o ministro das Finanças, Geraldo Martins, também a propósito da autorização de apoios médicos - entre os quais, aquele atribuído a Carmen Pereira -, declarando o governante estar de "ficha limpa".

Contactado pela agência Lusa, o Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau Sedja Man, disse hoje desconhecer a notificação à ex-combatente pela independência do país.
Em todo o caso, rejeita o termo "provocação", sublinhando que "ninguém está acima da lei", referindo-se também às críticas feitas por outros visados.

Há processos que já estavam em curso "antes de eu chegar", acrescentou.
Garantiu ainda que não há qualquer "perseguição" feita com base em notificações.

Sedja Man foi nomeado a 23 de Novembro de 2015 pelo Presidente da República, José Mário Vaz, em substituição de Hermenegildo Pereira, numa altura em que já tinha eclodido uma crise política no país.

ANG/Lusa//Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário