sábado, 19 de março de 2016

GUINÉ-BISSAU: RAIMUNDO PEREIRA, PRESIDENTE GUINEENSE DEPOSTO NO GOLPE DE ESTADO DE 2012 REGRESSA AO PAÍS

O antigo Presidente da Republica, Raimundo Pereira. Regressou ao Pais. No fim da tarde de hoje, foi recebido por Sua Excelência, Presidente da Republica, Dr. Jose Mario Vaz

RAIMUNDO PEREIRA - ANTIGO PRESIDENTE INTERINO DA GUINE-BISSAU

Bissau - O Presidente da República interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, deposto no golpe de Estado militar de 2012, regressou nesta sexta-feira ao país, noticia a Lusa.

Questionado pelos jornalistas à chegada, no aeroporto de Bissau, se o seu regresso era definitivo, o ex-dirigente foi curto em palavras. “Sou um cidadão guineense. Penso que sim".

Após deixar o aeroporto, o antigo chefe de Estado foi recebido pelo actual Presidente guineense, José Mário Vaz, no que Raimundo Pereira classificou à saída como "uma visita de cortesia", sem adiantar mais pormenores e sem comentar a situação política do país.

Raimundo Pereira assumiu interinamente a Presidência da Guiné-Bissau, após a morte de Malam Bacai Sanhá a 09 de Janeiro de 2012, devido a doença, e até à marcação de eleições, que se realizaram a 18 de Março de 2012.

Na altura, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior ("Cadogo"), candidatou-se com o apoio do PAIGC e venceu a primeira volta, mas a segunda ronda, em que deveria enfrentar Kumba Iála, não chegou a realizar-se.

Os militares tomaram o poder num golpe de Estado a 12 de Abril e Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira abandonaram o país no final do mês - sendo que Pereira voltou hoje pela primeira vez a pisar o solo do seu país, enquanto que "Cadogo" ainda não voltou à Guiné desde então.


Sem comentários:

Enviar um comentário