sexta-feira, 20 de novembro de 2015

«ESTUDANTES GUINEENSES NO BRASIL» MUDANÇA DE PASSAPORTE NA UNILAB-BRASIL



Associação dos Estudantes Guineenses na 

Universidade da Integração Internacional

da Lusofonia Afro-Brasileira no Estado do Ceará Brasil - UNILAB.

Av. da Abolição, 3 - centro, Redenção – (55) (85) 996142737 


Redenção, 19 de novembro de 2015

Assunto: Mudança de Passaporte na UNILAB/BRASIL

Com cordeais saudações ao povo guineense 

Tendo em vista a obrigatoriedade de troca de passaporte da qual fomos confrontados recentemente pelo Consulado da Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil, no valor de 325,00 reais (correspondente a 100 Euros). 

Por ser um valor muito elevado, não contamos com nenhum apoio ou Bolsa de Estudo do Governo Guineense. Soma-se a isso o fato de que o Visto de Estudante (Visto IV) não permite o exercício de atividade remunerada aos estudantes estrangeiros. 

O único apoio que recebemos da UNILAB é no valor de 530,00 - que corresponde mais de 60% do valor cobrado para emissão de passaporte da CEDEAO. Esse recurso é destinado exclusivamente para alimentação, aluguel de casa, transporte, medicamento, livros, fotocópias, dentre outras necessidades básicas de sobrevivência de qualquer estudante, sobretudo os oriundos da Guiné-Bissau que constitui a maioria.

Estamos preocupados, pois, não dispomos de condições financeiras para a nossa manutenção no Brasil e nem tão pouco recursos para o pagamento de novos passaportes. Até porque a grande maioria de estudantes ainda possui passaporte anterior com validade, outros tiveram recentemente seus passaportes renovados pela Embaixada.

Ressaltamos que no dia 16 de Novembro de 2015, às 14 horas, tivemos um encontro com o Consul Fernando Borja Araújo Monteiro que veio à Unilab exclusivamente para emissão de novos passaportes para estudantes do Ceará e de Redenção, supostamente a convite da Organização dos Estudantes do Ceará cuja passagem foi custeada por um amigo pessoal porque não recebe salário há mais de 15 meses em atraso. Essa atitude é triste, não dignifica o Estado e nem tão pouco ao Consul.

Caros irmãos, sentimo-nos abandonados, aflitos, devido à pressão psicológica do Consul por responsabilidade nossa em não pagar o novo passaporte da CEDEAO. Também ficamos a saber pelo próprio Consul que a Embaixada recebeu uma ordem de ação de despejo por falta de pagamento. Teria sido essa razão da pressão psicológica? Teria sido essa razão do preço de 100 Euros para estudantes que não recebe apoio ou bolsa de estudo?

Povo Guineense, estamos sentindo uma forte ausência do Estado, por meio do Consulado e da Embaixada da Guiné-Bissau. Só para ter uma ideia dessa ausência, há cinco anos, desde a fundação da Unilab em 2010, nunca tivemos a presença da nossa representação diplomática, nem tão pouco dos sucessivos responsáveis consulares. Isso acaba dificultando a nossa manutenção tanto na Universidade como em nossas casas.

Diante dessa situação, solicitamos especial apoio do povo guineense e especial atenção das nossas autoridades, que já têm o conhecimento da situação da qual estamos confrontados através de uma carta enviada ao Primeiro-Ministro, no dia 05 de Novembro de 2015, para reconsiderar o valor de passaporte devido a nossa precária situação financeira e total abandono, que esperamos que seja compreendida e resolvida.

A Direção da Associação dos Estudantes Guineenses na Unilab

Marceano Tomas Urem da Costa




Sem comentários:

Enviar um comentário