segunda-feira, 30 de novembro de 2015

«A FEDERAÇÃO ATLÂNTICA DAS AGÊNCIA DE NOTÍCIAS AFRICANAS» PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL ADOPTA REGULAMENTO INTERNO DA ORGANIZAÇÃO


Rabat, Marrocos, 27 Nov 15 (ANG)- A federação Atlântica das Agência de Noticias Africanas(FAAPA) encerrou os trabalhos de sua primeira assembleia geral com a aprovação do regulamento interno da organização, do relatório de contas e de actividades desenvolvidas desde a sua criação em Outubro do ano passado.

Sob a presidência de Khalil Hachimi Idrissi, Director-geral da Agência Marroquina de Noticias (MAP), os representantes das agências de 19 países africanos recomendaram ao Conselho executivo da FAAPA a elaboração de um regulamento para o lançamento do concurso entre as agências do prémio para melhor artigo, melhor foto, melhor reportagem vídeo e melhor reportagem áudio. 

Os participantes desta reunião ainda aprovaram uma cotização anual de 1000 dólares para cada agência filiada na federação.

Os trabalhos de assembleia geral realizados hoje foram antecedidos de uma formação aos diretores-gerais das agências de noticias membros da FAAPA sobre a gestão das agências de noticias e de projectos, tendo os beneficiários, de forma unânime, reconhecido a importância e pertinente desse reforço de capacidades das direcções das diferentes agências de noticias.

A margem dos trabalhos da assembleia geral a FAAPA assinou convenções com a União Latino Americana das Agência de Noticias, e com as Agências de Noticias do Gana, e dos Congos (Brazzaville e Kinshasa).

O presidente da FAAPA, Hachimi Idrissi pediu que as agências filiadas na organização aumentassem as suas contribuições em termos de envio de mais despachos para alimentação do site da FAAPA.


A Agência de Notícias da Guiné(ANG), cujo Director-geral, Salvador Gomes participou nos nos trabalhos da assembleia-geral da FAAPA , figura entre as que menos tem fornecido noticias para o site da organização, representando 02 por cento das contribuições, mas a frente do Gabão cuja contribuição é estimada em 01 por cento.

As agências de noticias de Marrocos( MAP) e da Costa do Marfim5AIP) são as que mais contribuíram, com 3155 e 2078 noticias respectivamente. 

A FAAPA foi criada no ano passado em Casablanca, Marrocos e prossegue o objectivo de se tornar no maior polo de informação sobre África ao nível continental, e transformar-se numa plataforma profissional de capacitação das agência s de noticias para fazerem face aos desafios multiformes que a mundialização impôs ao continente. 

Conta actualmente com 19 membros efectivos, mas nove outras agências já manifestaram o interesse de aderir à organização. 

ANG/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário