domingo, 2 de novembro de 2014

BURKINA FASO: TENENTE-CORONEL YACOUBA ISAAC CONFIRMADO PARA DIRIGIR TRANSIÇÃO


Ouagadougou, - O tenente-coronel Isaac Yacouba Zida foi confirmado para conduzir a transição no Burkina Faso, após a queda do regime Compaoré, anuncia um comunicado do Estado-Maior das Forças Armadas publicado neste sábado em Ouagadougou.

"O tenente-coronel Issac Yacouba Zida foi retido por unanimidade pela alta hierarquia militar para conduzir a transição iniciada logo depois da retirada do Presidente Blaise Compaoré, após uma concertação no Estado-Maior General das Forças Armadas", indica a nota assinada pelo chefe desta entidade, o general Nabéré Honoré Traoré.

Assim terminou a confusão constatada sexta-feira última, logo depois da demissão do Presidente Compaoré, devida a uma disputa de sucessão entre o tenente-coronel Isaac Zida e o general Honoré Traoré que se auto-proclamaram chefes de Estado.

Comentando a situação no anonimato, um opositor afirmou que "já que as coisas estão claras, é preciso que um governo de transição seja formado rapidamente".

Por sua vez, o líder da oposição burkinabé, Zéphirin Diabré, frisou que "a transição se deve fazer de maneira consensual com todas as forças de progresso, senão as oportunidades de sucesso não são muitas".

Blaise Compaoré viu-se obrigado a demitir-se das suas funções por uma revolta popular contra o seu projecto de modificar a Constituição a fim de se eternizar no poder que exercia há 27 anos.

Ele e membros da sua família refugiaram-se na Côté d'Ivoire.

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário