segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU 'NOMEIA NOVO CHEFE DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DE ESTADO'



Brigadeiro-general Antero João Correia, que temeu pela vida após golpe militar, substitui Bion Na Tchongo.

O presidente guineense nomeou esta segunda-feira o brigadeiro-general Antero João Correia novo diretor-geral dos Serviços de Informação de Estado para o lugar do comodoro Bion Na Tchongo, exonerado pelo chefe de Estado.

As mudanças operadas por José Mário Vaz na direção da "secreta guineense" foram anunciadas em decretos lidos na Rádio Nacional. Na Tchongo, oficial da Marinha guineense, tinha sido nomeado para o cargo pelo comando militar que protagonizou o golpe de Estado a 12 de abril de 2012, destituindo os poderes eleitos.

O novo responsável do SIS é formado em Direito, tendo desempenhado as mesmas funções duas vezes e outras tantas como Comissário-geral da Policia de Ordem Pública, cargo que exerceu até ao golpe de Estado de abril de 2012. Também foi cônsul da Guiné-Bissau em Paris. Antero João Correia esteve refugiado na sede da União Europeia em Bissau durante mais de dois meses na sequência do último golpe militar sob alegação de temer pela sua segurança. De forma dessimulada, Correia e o então ministro do Interior - Fernando Gomes, sairam então do país para o Senegal, de onde seguiram para Portugal.




                                                                                           Antero João Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário