segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PRIMEIRO-MINISTRO FRANCÊS DEMITE-SE E FRANÇOIS HOLLANDE PEDE NOVO GOVERNO


O Presidente francês, François Hollande pediu ao primeiro-ministro Manuel Valls, que hoje se demitiu, para que até terça-feira apresente um novo Governo, anunciou a presidência francesa.

"O chefe de Estado pediu-lhe para constituir uma equipa coerente com as orientações que definiu para o nosso país", referiu a presidência em comunicado.

A decisão surgiu na sequência de uma crise política e económica que abalou o Governo francês e num momento de queda da popularidade de Valls, que menos de seis meses depois de chegar ao cardo tem o apoio de apenas 36% dos franceses, segundo as sondagens.

A renovação do executivo, cujos contornos poderão começar a ser conhecidos ainda hoje - segundo a imprensa francesa - deverá incluir a saída do ministro da Economia, Arnaud Montebourg, que na semana passada atacou o que definiu como a "redução dogmática" do défice.

Outro dos ministros que deverá ser substituído é Benoit Hamon, da Educação, que está entre os membros do Governo mais próximo do grupo de deputados socialistas considerados mais contestatários da política do Governo, segundo a imprensa.

A demissão de Valls e a formação de novo Governo ocorre menos de meio ano depois de este ter assumido o cargo de primeiro-ministro, com a sua popularidade e a do presidente François Hollande a cair fortemente.

Valls, um dos ministros mais apreciados do anterior executivo, perdeu mais de 20 pontos de apoio nos últimos três meses, ecoando a queda de 11 pontos no apoio total aos socialistas, segundo as sondagens.

A imprensa francesa atribui a queda de apoio à perceção de que Valls não tem aplicado o dinamismo que se esperava, mantendo a passividade de que todo o Governo francês é acusado.

noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário