domingo, 31 de agosto de 2014

BOKO HARAM MATA DEZENAS DE PESSOAS EM ALDEIA NIGERIANA


Islamitas do grupo Boko Haram mataram dezenas de pessoas na cidade nigeriana de Gamboru Ngala, perto da fronteira com os Camarões, disseram testemunhas no sábado citadas pela AFP.

Os islamitas tomaram esta semana Gamboru Ngala depois de terem ocupado instalações militares e policiais e após combates que obrigaram milhares de habitantes a refugiarem-se nos Camarões.

"Agora estão a matar pessoas como galinhas", disse Sidi Kyarimi, um habitante de Gamboru que na sexta-feira se refugiou em Fotokol, uma localidade dos Camarões perto da fronteira. Acrescentou que começaram com assassinatos seletivos e que passaram depois a massacres. 

Entre as vítimas está a principal figura muçulmana da localidade, disse a fonte. 

"Eles ameaçam matar qualquer um que se recuse a deixar a cidade. Eles dizem que não é lugar para nós", afirmou. 

A milícia radical islâmica percorre as ruas com armas e com catanas, disse Yousouf Sanda, que também se refugiou em Fotokol, acrescentando que as casas e as lojas estão a ser pilhadas. 

Nas últimas semanas o grupo radical Boko Haram tomou várias localidades no nordeste da Nigéria e controla agora três distritos no estado de Borno e pelo menos outro distrito em dois outros estados. 

Na sexta-feira testemunhas locais denunciaram que os radicais do Boko Haram tinham assassinado dezenas de cristãos na localidade de Madagali, no norte da Nigéria

Desde que a polícia nigeriana matou o então líder e fundador do Boko Haram, em 2009, os radicais mantém uma campanha sangrenta de mortes e raptos que se intensificou nos últimos meses. 

Só este ano o grupo islamita já terá assassinado cerca de três mil pessoas, com mais de 12 mil mortos desde 2009, segundo números do Governo. 

O grupo Boko Haram (que significa em língua local que a educação não islâmica é pecado) luta para impor um califado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana a norte e predominantemente cristão a sul.

dn

Sem comentários:

Enviar um comentário